Postado pelo Alberto :
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CAROS AMIGOS,
O OBJETIVO DESTE TÓPICO É PROPICIAR, DA MANEIRA MAIS SISTEMÁTICA QUE NOS SEJA POSSÍVEL, UMA DISCUSSÃO E TROCA DE CONHECIMENTOS SOBRE O FUNCIONAMENTO DOS MOVIMENTOS MECANICOS.
ESPERAMOS CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS, ATRAVÉS DE COLABORAÇÕES, PERGUNTAS, RESPOSTAS, COMENTÁRIOS, ESCLARECIMENTOS, ETC...
A IDÉIA FUNDAMENTAL É QUE OS ASSUNTOS AQUI TRATADOS POSSAM EVENTUALMENTE VIR A SER POSTERIORMENTE COMPILADOS E TRANSFORMADOS EM UMA MATÉRIA PARA O SITE.
APESAR DO CUNHO DIDÁTICO, ESTE NÃO PRETENDE SER UM CURSO OU ALGO DO TIPO.
NEM, MUITO MENOS QUE NÓS, QUE ESTAMOS INICIANDO O TÓPICO, ESTEJAMOS NOS COLOCANDO NA POSIÇÃO DE "PROFESSORES", ETC....
MUITO AO CONTRÁRIO!
AS PARTICIPAÇÕES SÃO LIVRES E TODAS MUITO BEM VINDAS.
AFINAL, TEMOS QUE EXPLORAR OS CONHECIMENTOS DOS QUE SABEM UM POUCO MAIS, SEJA ATRAVÉS DE COMENTÁRIOS PERTINENTES, ADENDOS OU DE RESPOSTAS ESPECÍFICAS ÀS DÚVIDAS DOS DEMAIS.
AS PERGUNTAS E DÚVIDAS SÃO TÃO IMPORTANTES QUANTO AS RESPOSTAS.
PARA QUE NOS CONCENTREMOS NO TEMA PRINCIPAL, SOLICITAMOS APENAS QUE ASSUNTOS PARALELOS E "OFF TOPICS" SEJAM, NA MEDIDA DO POSSÍVEL E A CRITÉRIO DE CADA UM, EVITADOS.
PARA COMENTÁRIOS MAIS GENÉRICOS E NÃO DIRETAMENTE RELACIONADOS AOS ASSUNTOS AQUI ESPECIFICAMENTE TRATADOS, TAIS COMO, OPINIÕES, CRÍTICAS, SUJESTÓES, ETC..., SUGERIMOS A UTILIZAÇÃO DESTE TÓPICO QUE FUNCIONARÁ EM PARALELO:
http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=51071&topico=2645829&pag=1&v=1&a=0#bottom
O OBJETIVO DISTO É FACILITAR AS FUTURAS CONSULTAS E COMPILAÇÕES.
PARTICIPEM!
VAMOS INICIAR COM FOTOS E OS NOMES DAS PEÇAS PRINCIPAIS DE UM MOVIMENTO MECÂNICO SIMPLES.
Wilson Oliveira e Alberto Ferreira
Post do Wilson !
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Vamos começar com o movimento UT desmontado pelo Wilson!
FOTO 1
(http://img.photobucket.com/albums/v655/alobr/UT6497Peas01a_2.jpg)
NOMES DOS PRINCIPAIS COMPONENTES
RELÓGIO DE BOLSO - CORDA MANUAL - MOVIMENTO UT 6497
1 – CAIXA – case - boîte.
2 – MOSTRADOR – dial - cadran.
3 - VIDRO (CRISTAL), com o aro montado – glass (crystal) – glasse (cristal).
4 - TAMPA TRASEIRA (aqui, de pressão) – back cover - fond.
5 - TIGE com a COROA – (winding) stem with crown – tige (de remontoir) avec couronne.
6 - PONTEIRO DE MINUTOS (aqui, no estilo BREGUET) – minute hand – anguille de minutes.
7 - PONTEIRO DA HORAS (aqui, no estilo BREGUET) – hours hand – anguille de heures.
8 - PONTEIRO DOS SEGUNDOS – seconds hand – anguille de secondes.
9 - RODA DAS HORAS (e "CANNON") – hour wheel (and cannon) – roue des heures (et chausée).
10 – PARAFUSOS – screws - vis[/blue].
11 - BALANÇO (aqui, completo, montado com a ponte, espiral, etc...) – balance - balancier.
12 - PONTE DA ÂNCORA – anchor cock – pont de l'ancre.
13 – ÂNCORA – anchor - ancre.
14 - RODA DE ESCAPAMENTO – escape wheel – roue d'ancre.
15 - RODA DOS SEGUNDOS – fourth wheel – roue de seconde.
16 - RODA PRIMEIRA (ou MÉDIA) – third wheel – roue moyenne.
17 - RODA DE CENTRO – center wheel – roue de centre.
18 – PONTE DA RODAGEM – train wheel bridge – pont de rouage.
19 – PONTE DA CORDA (ou DO TAMBOR) – barrel bridge – pont de barrillet.
20 - PLATINA (PRINCIPAL OU INFERIOR) – plate - platine.
21 - TAMBOR (com a CORDA e a ÁRVORE) – barrel (with MAINSPRING and ARBOR) – barrillet (avec RESSORT et ARBRE).
22 - TAMPA DO TAMBOR – barrel cover – barrillet couvercle.
23 - RODA DE CARGA DO TAMBOR – ratchet wheel - rochet.
24 - PARAFUSO (da RODA DE CARGA) – screew (ratchet wheel) – vis (rochet).
25 - PINHÃO "COULANT" (MACHO) – clutch wheel – pignon coulant.
26 - CATRACA (ou CLIQUÊ) – click - cliquet.
27 - RODA DE CARGA DA COROA (com o parafuso) – crown wheel - roue de couronne.
28 – "CHAUSSÉE" – cannon pinion – chausée.
FOTO 2
(http://img.photobucket.com/albums/v655/alobr/UT6497BolsoWilson12.jpg)
9 - RODA DAS HORAS (e "CANNON") – hour wheel (and cannon) – roue des heures (et chausée).
25 - PINHÃO "COULANT" (MACHO) – clutch wheel – pignon coulant.
28 – "CHAUSSÉE" – cannon pinion – chausée.
35 - MOLA DA BÁSCULA – yoke spring (set spring) – ressort de bascule.
36 – BÁSCULA – yoke (clutch lever) - bascule.
37 - TIRETE – setting lever (detent) - tirette.
39 - PINHÃO DE TRANSMISSÃO FÊMEA – winding pinion – pignon de remontoir.
40 - PINHÃO DE TRANSMISSÃO DA MINUTERIA (*) – setting wheel - renvoir.
41 - PINHÃO DE TRANSMISSÃO DA MINUTERIA (*) – setting wheel - renvoir.
42 - RODA INTERMEDIÁRIA DA MINUTERIA – minute wheel – roue de minuterie.
Obs:
(*) - 40 e 41 são iguais e intercambiáveis.
FOTO 3
(http://img.photobucket.com/albums/v655/alobr/UT6497BolsoWilson09b.jpg)
MOVIMENTO (MONTADO), VISTO PELO LADO DO MOSTRADOR
5a – TIGE - (winding) stem – tige (de remontoir).
9 - RODA DAS HORAS (e "CANNON") – hour wheel (and cannon) – roue des heures (et chausée).
20 - PLATINA (PRINCIPAL OU INFERIOR) – plate - platine.
25 - PINHÃO "COULANT" (MACHO) – clutch wheel – pignon coulant.
28 – "CHAUSSÉE" – cannon pinion – chausée.
29 - MOLA DA TIRETE – setting lever spring (set bridge) – ressort (d'appui) de tirette.
31 - ARRUELA "COLLET" – supporting washer (for hour wheel) – rondelle (clinquant).
33 - FUROS DE FIXAÇÃO (DOS "PÉS") DO MOSTRADOR.
37 - TIRETE – setting lever (detent) - tirette.
42 - RODA INTERMEDIÁRIA DA MINUTERIA – minute wheel - roue de minuterie
FOTO 4
(http://img.photobucket.com/albums/v655/alobr/UT6497BolsoWilson08b_3.jpg)
MOVIMENTO (MONTADO), VISTO PELO LADO OPOSTO AO DO MOSTRADOR
5a – TIGE -(winding) stem – tige (de remontoir).
5B – COROA – crown - couronne.
1a - VOLANTE OU BALANÇO – balance - balancier.
11b - PONTE DO BALANÇO – balance cock – coq pour balancier.
11c – RAQUETE – raquette - regulator.
11d - ESPIRAL DO BALANÇO – spiral - hairspring.
17 - RODA DE CENTRO – center wheel – roue de centre.
18 – PONTE DA RODAGEM – train wheel bridge – pont de rouage.
19 – PONTE DA CORDA (ou DO TAMBOR) – barrel bridge – pont de barrillet.
23 - RODA DE CARGA DO TAMBOR – ratchet wheel - rochet.
24 - PARAFUSO (da RODA DE CARGA) – screew (ratchet wheel) – vis (rochet).
26 - CATRACA (ou CLIQUÊ) – click - cliquet.
27 - RODA DE CARGA DA COROA (com o parafuso) – crown wheel - roue de couronne.
32 - PINO DE TRAVAMENTO DA TIGE.
34 – ANTI-CHOQUE DO BALANÇO – shock-absorber – dispositif antichoc
Postado pelo Alberto !
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A seqüência da remontagem, feita pelo Wilson, diretamente de Aruba! ;-)
1- Colocando de volta as peças depois de limpas. Tambor de corda, roda central, segunda roda, roda de segundos, escape, pinhão e pinhão coulant
(http://img.photobucket.com/albums/v655/alobr/UT6497BolsoWilson02.jpg)
2- Colocando as platinas...
(http://img.photobucket.com/albums/v655/alobr/UT6497BolsoWilson03.jpg)
(http://img.photobucket.com/albums/v655/alobr/UT6497BolsoWilson04.jpg)
3 - A âncora...
(http://img.photobucket.com/albums/v655/alobr/UT6497BolsoWilson05.jpg)
4 - Lubrificando, usando Moebius 9020 e sintético...
(http://img.photobucket.com/albums/v655/alobr/UT6497BolsoWilson06.jpg)
5 - Colocando o balanço completo (com a ponte) cuidadosamente, porque o cabelo não pode tocar em nenhuma outra peça ja lubrificada, pois há o risco de se "empastar" e fazer com que o mecanismo adiante,
(http://img.photobucket.com/albums/v655/alobr/UT6497BolsoWilson07.jpg)
6 - Pronto de um lado...
(http://img.photobucket.com/albums/v655/alobr/UT6497BolsoWilson09.jpg)
7 - Pronto do outro lado...
(http://img.photobucket.com/albums/v655/alobr/UT6497BolsoWilson08.jpg)
8 - O resultado final ...
(http://img.photobucket.com/albums/v655/alobr/UT6497BolsoWilson10.jpg)
Obrigado, Wilson! :D
E, um abraço a todos,
Alberto Ferreira
Parabéns, pessoal. Genial esta sequência. Coisa de primeiro mundo mesmo.
Pandolfi
Adorei tambem a postagem da maquina desmontada.
abraços, Tomas
Olá...
Bom ver novamente esse tópico...a sequência é importante!
Abraços
Paulo Sergio
Parebéns. Muito boa a disposição das informações e a sequência.Vale várias visitas.
Abs,
Junior
Este excelente tópico está um pouco esquecido, por isso dar a minha pequena contribuição para dar uma atualizada.
Navegando pela internet, achei este site com informação interessantes para o pessoal que não tem muita experiência, como eu. Achei a linguagem bem didática, bem ilustrado e apesar de ser em inglês, está fácil de compreender.
Como remover a montar o movimento: http://www.pmwf.com/Watches/WatchSchool/WS%2011%20How%20to%20remove%20and%20replace%20a%20watch%20movement/WS%2011%20How%20to%20remove%20and%20replace%20a%20movt.htm
Como remover os ponteiros: http://www.pmwf.com/Watches/WatchSchool/WS%2012%20How%20to%20remove%20and%20replace%20hands%20and%20dial/WS%2012%20How%20to%20remove%20and%20replace%20hands.htm
Tem mais é só ir explorando.
Tem também este fórum que ainda não explorei: http://www.pmwf.com/Phorum/index.php
Bruno e Daniel,
O post do Bruno com a sequência do Wilson e os links que o Daniel disponibilizou permitem grandes passos para os que como eu desejam ter um conhecimento inicial sobre o assunto.
Este tipo de post é muito importante também para jovens com menos de 20 anos também se interessam por relógios mecânicos e tem aqui no Fórum uma fonte de aprendizado.
Por favor,
Alguém poderia me esclarecer pq os movimentos automáticos atuais de Seiko e Orient não utilizam o hack(é assim mesmo? rs) de parada do segundeiro?
Citação de: mpbum online 02 Junho 2009 às 23:17:18
Por favor,
Alguém poderia me esclarecer pq os movimentos automáticos atuais de Seiko e Orient não utilizam o hack(é assim mesmo? rs) de parada do segundeiro?
Salve!
Sim, mpbum, é assim mesmo.
Não utilizam por opção. Por opção de projeto.
E não é apenas nos modelos atuais, não. Há antigos assim também.
A função "hack" é útil para muitos usuários, mas a sua "necessidade" não é uma unanimidade, por essa razão, nem todos os relógios a têm.
Sejam eles das marcas mencionadas ou não.
Um abraço,
Alberto
Grato pela resposta.
Pensei que fosse uma opção de economia dos modelos japoneses.
Para mim faz muita falta pq os relógios mecânicos que tenho eu corrijo a hora toda semana e quando eles não param os segundos não consigo sincronizar para acompanhar a precisão.
Abraço.
(http://lh6.ggpht.com/_vs3XoUdO5YI/SniQIkkTmuI/AAAAAAAAADA/mnxcYEC6kx4/s640/pe%C3%A7a%20do%20turbilh%C3%A3o%20063.jpg)
João,
Seria uma ponte de turbilhão?
Um abraço,
Igor
Sim Igor, nós estamos testando, aprendendo a inserir imagens nas respostas.
Supimpa! :D
Um abraço,
Igor
Tem mais da onde veio esse post !!
Belo trabalho !!
Abraços
Cigano!!
Maravilha 8) 8) 8)
Obrigado
Ótimo tópico, cada vez mais me fascino pelos mecanicos!
Estou me livrando de todos os quartz, e pegando essas maravilhas da engenharia.
Tópico nota 10! 8)
Parabéns!!!
Murilo
No you tube, vários relojoeiros estão mostrando seus trabalhos.
Aqui uma montagem de um 2824
http://www.youtube.com/watch?v=b4o7bHhv-0g&feature=autoplay&list=ULPprySu0qFkU&lf=mfu_in_order&playnext=1 (http://www.youtube.com/watch?v=b4o7bHhv-0g&feature=autoplay&list=ULPprySu0qFkU&lf=mfu_in_order&playnext=1)
Aqui um 2894 (com módulo crono), impressionante como parece um projeto confuso
http://www.youtube.com/watch?v=524bRChKbv4&feature=related (http://www.youtube.com/watch?v=524bRChKbv4&feature=related)
Aqui a montagem do 2894-2
http://www.youtube.com/watch?v=524bRChKbv4&feature=related (http://www.youtube.com/watch?v=524bRChKbv4&feature=related)
E um 2824
http://www.youtube.com/watch?v=eZE1DN-zoRY&feature=mfu_in_order&list=UL (http://www.youtube.com/watch?v=eZE1DN-zoRY&feature=mfu_in_order&list=UL)
Este texto mostra as regulagens que podem ser feitas no crono 3133 russo e TS19, além de alguns problemas em cronos, e suas causas mais comuns.
http://forums.watchuseek.com/f72/what%92s-wrong-my-chronograph-504772.html (http://forums.watchuseek.com/f72/what%92s-wrong-my-chronograph-504772.html)
Citação de: mpbum online 02 Junho 2009 às 23:17:18
Por favor,
Alguém poderia me esclarecer pq os movimentos automáticos atuais de Seiko e Orient não utilizam o hack(é assim mesmo? rs) de parada do segundeiro?
mpbum, eu também sintia falta. Mas depois de algum tempo, percebi que os relógios mecânicos são temperamentais e costumam adiantar/atrasar alguns segundos por semana, na melhor das hipóteses. Portanto, sabendo qual é o comportamento costumeiro do relógio, ao ajustar a hora é só adiantar um pouquinho mais ou atrasar um pouquinho mais, de acordo com a tendência. Em outras palavras, ajustar relógio mecânico na base do "mais ou menos" já está bom demais... :)
simplesmente sensacional.
Confrades,
Esse tópico é simplesmente demais. Esmiuçaram as partes do relógio mecânico e mostraram a montagem. Bela referência e ponto de partida para quem quer entender melhor como funcionam essas máquinas maravilhosas. Show!
e DOIS anos depois....
;D
Colegas novos e suas participações.
Que bom tê-los.
Mas,...
Estaríamos nós "presos" ("arraigados", "imobilizados" ::)) apenas a "conceitos" e mensagens novos?
Por que?
Ah...
Mas,... ::)
Ah...
Não? Não é bem isso, não,... Né?
Então...
OK...
Ótimo!
E eu é que entendi mal... ::) 8)
Que bom que assim seja...
E, se me permitem dizer, é bem melhor que assim seja!!!!! Não é verdade? 8)
Então, quanto menos não seja, por via das dúvidas ;), vamos abrir nossas mentes e espaços, meus amigos?
;)
E tudo numa boa, né não?
Um singelo e fraterno abraço aos meus caros ("velhos", experientes e "novatos") "cumpadis"!
8)
Alberto
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