Pessoal,
comprei um OMega Tissot faz tempo e deixei no meu demoraaado relojoeiro. Qual foi a minha surpresa, bom pelo menos para mim, o contador de minutos do crono é contínuo!!!! Comparei a contrução dele com um outro tbém Omega-Tissot Crono da mesma época (um pouco mais novo, provavelmente) e é muito diferente. Tive q deixar no relojeiro, o ajuste do ponteiro central estava ruim, por isso não publico fotos, mas, pergunta: é comum? Qual foi o primeiro movimento com acumulador de minutos contínuo? Sei do Mido com acumulador central, mas esse foi novidade para mim.
[]s, Riccardo (Lanza)
Tem fotos?
A 33.3 é uma máquina peculiar pois tem seu layout todo "espelhado" digamos assim, pois seu balanço fica na posição 6 horas ao invés de 12 horas, como é o layout comum em 90% dos mecanismos, de todas as épocas. Ela não é apenas montada em posição invertida, como seria se tivesse um layout tradicional apenas com a tige do lado oposto. Sendo "espelhada" como é, o segundeiro e acumulador ficam na mesma posição que o tradicional.
Não sei dizer pois não estudei isso especificamente, mas por ser a 33.3 muito antiga, essa disposição "estranha" (para um relógio de pulso) deva ter algo relacionado com uma herança de máquinas de bolso.
Isso, contudo, não tem ligação com ter o contador de minutos contínuo ou não. Não sei dizer quando foi feito o primeiro crono com contador contínuo, mas aposto que seja a mesma data do primeiro crono jamais feito, uma vez que o contador saltante é bem posterior que o contínuo. Não sei qual a máquina mais antiga com contador saltante, mas creio ser raro máquinas assim antigas como a 33.3 com contador saltante. O contador saltante é uma melhoria do sistema, pois o contador não precisa ficar em contato constante com a rodagem, o que gera um arraste e desperdício de energia desnecessário, além de permitir uma leitura muito mais precisa dos minutos acumulador, pois o ponteiro nunca fica no "meio termo".
Abraços!
Adriano
Obrigado Adriano, desculpe pela demora em responder. O que achei estranho é encontrar um com contador contínuo, então vale a pergunta, já q todos os que eu tinha visto eram com contador saltante: é comum encontrar um com contador contínuo?
Eis a foto ...
(http://i46.photobucket.com/albums/f141/lanza2004/DSC04578.jpg)
É...Mas este lance de evolução é algo relativo. O único relógio que tenho com contador saltante é o Tissot Janeiro, base Valjoux 7765. O resto, tudo contínuo, inclusive movimentos mais modernos, como o Ebel 137, Eta 2894, etc.
Flávio