Boa tarde a todos,
só por curiosidade, gostaria de saber como esta roda é cravada no eixo.
Em relógios de bolso e pulso eu sei que são cravadas "por pressão" ??? (na falta de termo melhor)
Me corrijam se falar bobagem ... o eixo é colocado na punçoneira até que o pinhão se apoie na base, a roda é então encaixada por cima e, com a punção adequada (diga-se de passagem, não sei qual ...), pressiona-se a roda até ela encostar no pinhão ... é isso mesmo?
Mas esta roda, de um lado parece que foi cravada por pressão e do outro parece ter sido rebitada ... ??? ??? ??? ???
Vejam as fotos:
Nesta foto parece que foi cravada por pressão ... e pelo jeito, na porrada! :P :P :P
(http://i283.photobucket.com/albums/kk305/lourivalc/Roda%20Clock/Roda4.jpg)
E nesta foto, parece ter sido rebitada ....
(http://i283.photobucket.com/albums/kk305/lourivalc/Roda%20Clock/Roda3.jpg)
Afinal, como isto é feito?
Lorival;
Teria como você postar uma foto para ver entre as duas rodas com o eixo proximo da vertical, para que possamos ver dos dois lados das duas rodas.
Pelo que entendi existe um excentrico (came visto na primeira foto) e uma engrenagem (na segunda foto) engastadas no mesmo eixo.
Um abraço
Renato
Citação de: rpaoliello online 01 Agosto 2012 às 12:43:47
Teria como você postar uma foto para ver entre as duas rodas com o eixo proximo da vertical, para que possamos ver dos dois lados das duas rodas.
Pelo que entendi existe um excentrico (came visto na primeira foto) e uma engrenagem (na segunda foto) engastadas no mesmo eixo.
Oi Renato,
entre a roda e a peça (que não sei como se chama ... parece que é a roda que aciona a
warning lever da soneria ... pode ser? ??? ??? ???) fica o pinhão, acho que este é o tal
lantern pinnion ... aqui estão as fotos mais detalhadas do centro ...
(http://i283.photobucket.com/albums/kk305/lourivalc/Roda%20Clock/roda5.jpg)
(http://i283.photobucket.com/albums/kk305/lourivalc/Roda%20Clock/roda6.jpg)
(http://i283.photobucket.com/albums/kk305/lourivalc/Roda%20Clock/roda7.jpg)
(http://i283.photobucket.com/albums/kk305/lourivalc/Roda%20Clock/roda8.jpg)
Veja se ajuda ... se precisar de mais algumas eu mando.
Abração
Lourival
Lorival;
Pelo meio das duas rodas uma coisa fica clara. Este eixo deve transmitir uma grande força entre o cami (o que você chama de "peça para acionar a a warning lever da soneria" que também não sei nome exato...mas que é um cami isto é) e o pinhão e diga-se de passagem esta peça é de grande resistência, muito maior que a engrenagem.
Eu penso que você deve estar correto; tendo sido rebitada na parte da engragem (talvez até mesmo os pinos sejam os do pinhão que devem ter sido prolongados) e na parte oposta certamente foi presada para travar este cami. Agora dizer que isto é um boa saída, um bom acabamento sinceramente não sei.
Desculpe-me por não ter ajudado muito.
Um abraço
Renato
Salve!
Lourival,
Eu obviamente não conheço o relógio onde vai a peça em questão.
Mas eu faria dois comentários.
- Sim, aquele pinhão é um "lantern pinnion".
- O cravamento dos eixos nas rodas, em geral é mesmo por pressão. Mas no caso ilustrado parece ter havido uma operação de "puncionamento", para travar o came.
Que eu creio que não fazia parte do processo original de fabricação da peça, pode ter sido um reparo.
Abraços,
Alberto
Nos relógios de parede, é normal os furos dos eixos se desgastarem e o puncionarem. O puncionamento gera um amassamento no furo, fazendo-o ficar mais estreito. Depois, você o alarga novamente com uma lima. Mas não fica com esse visual de solda...Ou pelo menos não deveria ficar.
Flávio