Amigos,
Preciso de uma ajudo dos inventivos e dos universitários. Explico, daqui uma semana tem uma festa de reveillon (é bem mais cedo) e eu sou encarregado de fazer os fogos. Vou comprar uma caixa daquelas com diversos tipos que foguetes, rojões e etc que é disparada por um estopim único.
Esse pacote tem que ficar longe das possoas da festa e eu vou acabar me enfiando no mato pra acender esse treco, o que eu não bem vestidinho, não desejaria.
A pergunta: alguém concebe um jeito mais elegante de acender esse treco que não seja um pavio de 20 metros?
Agradeço e feliz ano pra todos
Abs gabo :)
Sempre vi o pessoal acendendo com bituca de cigarro, com a cara a mais ou menos uns 15 cm da boca do rojão. Sempre deu certo! ;D ;D ;D
Tô brincando, não sei dizer não.
Abraços!
Adriano
Citação de: Adriano online 28 Novembro 2012 às 11:12:27
Sempre vi o pessoal acendendo com bituca de cigarro, com a cara a mais ou menos uns 15 cm da boca do rojão. Sempre deu certo! ;D ;D ;D
Adriano,
Tenho certeza de que a técnica funciona, mas o tempo fica meio indeterminado, eu precisava de algo que fosse instantâneo: agora! E o treco iniciava.
Abs gabo :)
Nas pedreiras, acende-se as cargas de fragmentação de veios, com ESTOPINS DE RETARDO... São pavios quimicamente tratados para queimar muito vagarosamente, de forma que dá tempo para acender e sair de maneira relativamente calma.
Assim como explosivos, os estopins de retardo são material controlado e não seria tão fácil obter um deles.
Mas ainda assim tem uma "piccola" gambiarra que fazíamos no tempo de estudantes... Pega-se um cigarro, remove-se o filtro e acende-se. Após a brasa ficar definitivamente acesa, encaixa-se o outro lado do cigarro no estopim dos fogos. A queima lenta do tabaco do cigarro, permite que se afaste tranquilamente do local.
Mas isso NÃO RESOLVE o seu problema de não entrar no mato com sua roupa de gala.
Ah! Mais uma coisa... é necessário fazer um teste prévio com um rojão mais simples, para poder QUANTIFICAR o tempo que um cigarro leva para queimar totalmente...
Boas festas!!!
Salve!
Amigo,...
Eu não sou especialista em explosivos. Nem menos ainda (fui, sou ou serei... ;)) um "cabo de fogo" de alguma mina.
Mas eu vi, e muito, a ação deles, e aprendi basicamente, a respeitar duas coisas.
Os explosivos, de qualquer tipo, e quem os usa.
Por isso, se eu posso dar um conselho...
Não improvise.
Festa...
...com pessoas, e provavelmente garrafas, por todos os lados, brincadeiras e explosivos... ::) :P Há que ter muito cuidado mesmo.
Não há como reimplantar um dedo (ou coisa pior) destroçado numa detonação indevida e executada de forma errada.
Mas, eu reitero, este é apenas um mero conselho, embora seja de amigo.
Abraços,
Alberto
Edulpj e Alberto,
Muito obrigado pelas idéias e conselhos,
Acreditem, tenho muito amor pelos que está abaixo do relógio tambem e vou tomar o máximo cuidado.
Acho que vou usar a solução do pavio comprido mesmo, andei olhando uns disparadores de fogos que custam apenas mil reais e isso é mais caro do que os fogos que eu vou queimar.
Um abração e feliz ano novo,
:) gabo