O museu do relógio em Alentejo, Portugal, aproximadamente a 300km de Lisboa produz e vende essas pulseiras em sua loja, em que o lucro vai, obviamente, ao próprio museu. A cortiça é obtida de Portugal, onde é um produto nativo abundante - 50% da cortiça mundial vem de Portugal. A cortiça, é um excelente material para fazer pulseiras de relógio, devido à sua elasticidade e hidrofobia.
As pulseiras, que são feitas à mão, podem ser encomendadas em qualquer diametro especificado, com direito de escolha entre dois fechos. O preço é de 22 Euros com um fecho comum de aço ou por 32 Euros voce recebe aqueles fechos estilo Panerai. Não há um website para comprar as pulseiras, mas é possível enviar um e-mail (museudorelogio@iol.pt) ao Museu do Relógio para mais informações.
(http://i1090.photobucket.com/albums/i379/Shun88/corkstrap-2_zps034d6f3b.jpg)
(http://i1090.photobucket.com/albums/i379/Shun88/corkstrap-1_zps7afde9b5.jpg)
Achei bem legal e nunca tinha visto..! Nossos amigos de Portugal já conheciam??
(http://www.hodinkee.com/blog/just-because-portuguese-cork-watch-straps - Eu traduzi livremente, omiti algumas partes mas o principal está aí..!)
Abraços.
Eu particularmente achei show de bola demais!
Adorei! queria MUITO uma
Muito legal. Será que tem durabilidade similar a uma de couro?
Cara!!!
Nunca imaginei que fosse possível uma pulseira nesse material... :) :) :)
Bem bolada!
Obrigado pela dica!
Abraço
Paulo Sergio
Excelente post, Shun!
Mais um excelente motivo pra ir pra Portugal!!!
Acredito que não seriam poucos os amigos do fórum que comprariam uma pulseira dessas.
O Correia já pode virar exportador! ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Se arrumássemos um jeito de trazer eu queria MUITO uma!
Gostei muito, quem sabe algum dia! ::)
Eu também gostei!
Mas penso, ou tento ver pelas fotos, que a cortiça seja apenas um acabamento estético, muito bonito por sinal...
Por baixo parece haver um material, digamos, mais "convencional", couro talvez...
Agora,...
Que uma pulseira dessas, num relógio de estilo, degustando um Porto...
...deixa qualquer Ferreira "atento", lá isso deixa! ;)
... ::)
...
Ah!
E os Oliveira também, oh pa! ;)
Abraços e grato por nos mostrar, Shun!
Alberto
A durabilidade deve ser pequena, não?
De qualquer forma não usaria.
Eu também estaria disposto a comprar uma pulseira dessas.. Não nesse exato momento, pois minha falta de tempo (leia-se dinheiro) não me permite! ;D ;D
Li uns comentarios de pessoas que possuem a pulseira e eles dizem que é de muito boa qualidade. Deve ser uma pulseira bacana para se usar no inverno, já que a cortiça é "quente" ao toque.. ehehehe
Deve ser bem flexível e macia uma pulseira dessas!
Um abraço a todos!
Ah!
E lendo melhor a descrição no site que você indicou, Shun...
" It is also a good choice for the watch owner who doesn't want to wear petroleum- or animal-based materials."
Eu concluo que deva ser integralmente de cortiça, e não apenas um revestimento estético, como a princípio eu supus ser.
Alberto
Olá pessoal; somente para esclarecer algo sobre a cortiça, pois fiz muitos trabalhos com este material: Ela é fragil,(é a casca de uma arvore), se rompe facilmente, tem sempre de ser colada em outro material para dar resistencia.
Em se tratando de uma pulseira terá de ser uma lamina muito fina, o que piora muito sua resistencia.
No caso desta pulseira em questão, o visual é muito bonito, mas em uma unica oportunidade vi uma revestida de cortiça, e ela tinha uma alma de couro, e duas películas de cortiça coladas uma de cada lado, porem sua durabilidade, comparada a outra qualquer, deixa muito a desejar. Suja com uma rapidez incrivel, e qualquer roçada deixa irremediavelmente marcas. Quando a parafina contida na cortiça termina, acaba a alegria tambem. Mas esta da foto é linda pra dedeu. Tomara que tenham dado algum tratamento para aumentar a resistencia e durabilidade que desconheço.Acho que para o dia a dia, nem pensar; se for para usar numa ocasião especial, e depois voltar para a caixa, não teria problema.
Um abraço
Flavio
Essas revestidas eu também conheço, por isso o meu comentário naquela minha mensagem inicial.
Mas...
Com todas as ressalves feitas, com as quais eu em tese concordo, eu levantaria uma questão adicional.
Parece que o povo lá do tal museu do relógio vende as pulseiras, logo, havendo quem as compre, elas provavelmente devem ter características que permitam (minimamente) o seu uso.
Certamente deve haver um tratamento, sim.
Alberto
Caro Alberto; concordo tambem com o seu pensamento, mas voce sabe que está cheio de coisas lindas por aí à venda, e que na verdade são somente "coisas para ingles ver", e que no uso são nem sempre duráveis. Portugal detem 50% da produção mundial de cortiça, o preço despencou nos ultimos 10 anos, hoje eles recebem 10 Euros a menos pelo mesmo volume de cortiça que vendiam a 5 anos atrás. Melhor preço: 2008 44,80 Euros por arroba; hoje 31,00 a arroba.
Baseado nisso que imagino a diversificação do uso, visto que para revestir uma pulseira, não há necessidade de muito material; muito embora ele tenha que ser de uma qualidade melhor. Uma boa rolha para garrafa, custa hoje em torno de R$ 2.00 , isto aplicado numa pulseira pode chegar a 32.00 Euros, e analisando acredito que a quantidade de material de um e de outro, é quase que identica. Como já disse acima fiz inumeros trabalhos com cortiça, seu visual é simplesmente fantástico, já revesti salas inteiras, até porta copos e baús de madeira, com as mais variadas padronagens de cortiça. Com a esperiencia que tenho posso te dizer que o que dava mais era os porta copos,(fazia aos milheiros) que ia um disco de cortiça de 6cm de diametro x 2mm de expessura, encaixado num disco de madeira, e ele era feito com as aparas e sobras dos trabalhos grandes. As salas estão lá a mais de 30 anos, já os porta copos.....
Um grande abraço
Flavio
Caramba, Flávio! Muito obrigado pelo "insight" de um cara que manja do assunto!
A pulseira realmente é bonita.. Talvez valha a pena pela beleza, mesmo que momentânea, do negócio! hahahaha