Relógios Mecânicos

Espaço de discussões => Fórum principal => Botequim => Tópico iniciado por: KrioK online 16 Março 2013 às 19:00:56

Título: De homens, relógios e carros.
Enviado por: KrioK online 16 Março 2013 às 19:00:56
http://mulher.uol.com.br/moda/noticias/redacao/2013/03/15/gosto-dos-homens-por-relogios-esta-ligado-ao-interesse-por-carros.htm
Título: Re: De homens, relógios e carros.
Enviado por: Adriano online 16 Março 2013 às 19:36:32
Dizem que sou chato... que falo mal da imprensa não-especializada... já abri o link com um pé atrás e... voilá:

"Diferentemente da concorrente inglesa Rolex (sic)– a maior empresa de relógios no mundo (sic)– a Hermès preza pelas pulseiras em couro..."

Grifos meus...

Rolex concorrente da Hermès, bem, sob algumas óticas, sim. Todo mundo do ramo é concorrente e dá para se dizer até que a Champion é concorrente da Breguet. Inglesa? E maior empresa de relógios do mundo? Nem rindo...

Nem terminei de ler.

Abraços!

Adriano
Título: Re: De homens, relógios e carros.
Enviado por: Adriano online 16 Março 2013 às 19:58:03
Só para me defender antecipadamente: não sou jornalista, nem pretendo. Mas a partir do momento que você se dispõe a escrever algo com essa visibilidade, penso que o compromisso e a responsabilidade com a informação correta deve vir em primeiro lugar.

Tomo esse cuidado até para escrever no fórum, que dirá num site, numa revista... se eu me metesse a escrever numa coluna sobre moda, eu faria uma breve pesquisa antes de dizer algo sobre o "estilista francês Giorgio Armani". Eu gastaria uns 30 segundos usando o google e o wikipedia para descobrir que Giorgio Armani era italiano. Eu faria isso, se necessário. Jamais tiraria algo assim da minha cabeça.

E veja, de onde o camarada tirou que a Rolex é inglesa? Nunca vi alguém, por mais leigo que fosse, ter dúvidas sobre a nacionalidade da Rolex. Nunca.

E citar a nacionalidade da Rolex e a sua posição no mercado, sobre ser a maior fabricante ou não, não acrescenta nada à matéria. Bastaria omitir, na dúvida, essas informações. Simples. Não se arrisque.

Abraços!

Adriano
Título: Re: De homens, relógios e carros.
Enviado por: Dorotheo online 16 Março 2013 às 20:00:17
Como diria meu amigo Chavo del Ocho:
" Ai que burro, dá zero pra ele!"
Abs
Título: Re: De homens, relógios e carros.
Enviado por: ThiagoDF online 16 Março 2013 às 20:12:46
 ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Adriano, seu segundo post é tão verdadeiro que ficou engraçado, que ri alto aqui. :D

Título: Re: De homens, relógios e carros.
Enviado por: Adriano online 16 Março 2013 às 20:21:08
O que me chateia é que percebi, definitivamente, que tenho um compromisso com esse ramo. Eu luto, batalho, para propagar a informação de qualidade. E atinjo um número "X" de leitores. E vejo boa parte desse trabalho indo por água abaixo quando um veículo que atinge "X x 10"  publicar uma bobagem dessa. Isso é um desserviço à esse ramo e atinge a mim e a todos os que lutam para propagar o conhecimento.

E isso não é prazer em descer o pau gratuitamente no autor do texto. Mas que ele e outros reflitam sobre a responsabilidade. Consulte os meios especializados. Até eu mesmo, estou aí, disponível se um jornalista de outra área quiser dicas, opiniões, etc. Se o autor do texto ler este tópico, estou á disposição. Pode entrar em contato comigo. Isso faz parte do meu compromisso.

Abraços!

Adriano
Título: Re: De homens, relógios e carros.
Enviado por: ThiagoDF online 16 Março 2013 às 20:50:42
Com certeza Adriano, uma pessoa que escreve para um meio de comunicação abrangente deveria, no mínimo, ter um pouco mais de responsabilidade.

Abraço.
Título: Re: De homens, relógios e carros.
Enviado por: Sifion online 17 Março 2013 às 02:17:24
Quando eu fui ler o texto a parte de que a Rolex, ainda Inglesa, seria a maior empresa de relógios do mundo já não existia.

Beira o absurdo você não saber que a Rolex é suíça. A imagem de que a Rolex é a maior empresa de relógios do mundo ou a melhor pode ser/é algo que existe na mente de inúmeras pessoas que não tem um interesse na área, mas ainda assim todas elas sabem que a Rolex é uma empresa suíça....

Título: Re: De homens, relógios e carros.
Enviado por: Adriano online 17 Março 2013 às 13:18:21
Eu mandei uma correção explicando os dois erros. Expliquei sobre quem possivelmente seria a maior produtora de relógios do mundo, Citizen, Casio ou o Swatch Group, dependendo enormemente do ponto de vista e dos dados avaliados. Parece que essa parte acataram. Mas não acataram a minha correção da Rolex inglesa... Aparentemente há mais de uma pessoa no mundo que pensa que a Rolex é inglesa...

Abraços!

Adriano
Título: Re: De homens, relógios e carros.
Enviado por: zugo online 17 Março 2013 às 13:34:32
esse cara digito no google "rolex wikipedia" e aí quando viu que a Rolex foi fundada em londres meteu um "A inglesa Rolex" no texto dele... wikipedia é ótima, mas se você não ler o artigo e não tiver pelo menos um background básico sobre o assunto ela te leva a esse tipo de erro crasso.