Relógios Mecânicos

Espaço de discussões => Fórum principal => Tópico iniciado por: flávio em 15 Abril 2014 às 14:29:00

Título: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 15 Abril 2014 às 14:29:00
Explico a pergunta. Estou vestindo hoje o Nomos Tangente, cujos ponteiros são artesanalmente azulados termicamente. Os ponteiros de horas e minutos são azuis escuro. Depois de anos com este relógio, hoje notei que o ponteiro de segundo é azulado na parte pontuda, mas o local onde se encaixa no pivô da rodagem e bordinha traseira é roxo escuro, praticamente preto, como se o ponteiro houvesse sido "queimado" ao azular.. Eu não lembro se quando comprei era assim ou se apenas notei isso agora. Aliás, o tom do azul dele é muito mais escuro, visto de frente todo ponteiro fica praticamente preto! Enfim, depois de azulado o ponteiro, pode acontecer deste ficar... Negro?  ???


Flávio
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: igorschutz em 15 Abril 2014 às 15:38:10
Será que não temperaram errado na ponta e na base?
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: Alberto Ferreira em 15 Abril 2014 às 17:08:05
Huuummm...
Olha, eu não sei não...

Eu explico.
O processo de "azulamento térmico" é, como o nome bem diz um processo térmico (claro, Clóvis!), que tem que ser feito em materiais e condições controladas.

Até aí, tudo bem, pois no caso dos ponteiros do relógio do Flávio que fez sabe o que fazer e como fazer.

Mas,...
A meu ver, a questão seria...
Quão estável é este processo.
Na verdade se bem feito deve ser bem estável, e a aparência não deve ser alterada.

Mas,...
Será que não pode ocorrer alguma "discrepância" no processo.
Bem, industrialmente falando, claro que pode.
Tudo o que é fabricado pode apresentar desvios.

Por outro lado.
Mudando de "pato a ganso"... Para tentar ilustrar...
Eu já vi armas que apesar de terem passado por um processo de oxidação (aquele "pretejamento" característico), por negligência, falta de cuidados, manuseio em ambientes inadequados, ou algo do tipo, oxidaram (pontos de ferrugem) em alguns locais do cano, por exemplo...

Meus dois centavos...
 ::)

Alberto
PS:
Mas talvez seja interessante nós ouvirmos quem tem acesso a um universo maior de relógios com ponteiros azuis, de diferentes idades e procedências.
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 15 Abril 2014 às 17:44:45
Igor, na minha opinião é mais um dos "deslizes" da Nomos no acabamento dos seus relógios. O problema é que eu nunca havia notado, mas a impressão que tenho é justamente essa, para quem conhece o processo: o "timing" acabou sendo errado e o ponteiro deveria ter sido descartado. Até se torna uma curiosidade, porque é possível ver claramente que não são ponteiros azulados por máquinas ou pintados, como até mesmo a JLC já teve a coragem de usar (até hoje não sei o motivo...). A base é de um roxo quase preto, enquanto a ponta é de fato azul escuro. Mas que é mais um deslize... Aliás, meu relógio é cheio desses "deslizes".


Flávio
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: shun em 15 Abril 2014 às 18:50:18
Flávio, esse processo de 'bluing' com temperatura é complicado deixar uniforme.. Até relógios do Roger Smith nao possuem cor uniforme em alguns de seus ponteiros.. Não cheguei a ver como está o seu.. Mas aqui um exemplo da mistura de roxo/azul que esse mostrador possui:

(http://1.bp.blogspot.com/-VTAr5yhqB_o/UtdC8hzedrI/AAAAAAAAUjA/qPZJJZwaV6E/s1600/Roger+Smith+Great+Britain+Watch+%25286%2529.jpg)
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: GuilhermeLago em 15 Abril 2014 às 18:59:18
A cor púrpura aparece antes, ou seja, com menor temperatura. O azul deve clarear com a temperatura. Se "passar do ponto", deve ficar cinza e sem brilho. Até onde eu sei, não necessita descarte na maioria dos casos. O seu ponteiro, por exemplo, pode ser reaquecido até ficar do azul que vc quiser. Se passar do ponto também é só remover a superfície e começar tudo de novo.
O azulamento "tradicional" é um processo de oxidação. O metal não deveria mudar de cor com o tempo, embora isso possa acontecer em situações "extremas". Acho que vc não andou mergulhando com seu Nomos no mar morto, né... O mais provável até que não tenha sido suficientemente aquiecido mesmo. A má notícia é que a proteção contra corrosão também não é mesma.

Muitos "azuizinhos" por aí usam métodos químicos, ou eletor-químicos para a coloração de forma mais barata e mais fácil de fazer em larga escala.

Abraços!
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: Adriano em 15 Abril 2014 às 19:06:58
O azulamento existe justamente para proteger a superfície do aço da oxidação. Mas... pode oxidar sim, se submetido à certas condições de sujeira e umidade. É relativamente comum pegar relógios de bolso de quase 100 anos de idade com ponteiros azulados oxidados... normal, já que foram submetidos à tudo nesse tempo todo. Mas a oxidação se manifesta claramente sob a forma de ferrugem na superfície. É bem nítido.

O que ocorre aí certamente não é oxidação. A cor azul é obtida gradualmente conforme a temperatura da superfície aumenta. Ela começa a mudar de cor começando por um amarelo, que fica intenso e vai virando marrom, depois o marrom vai ficando quase preto e o preto vira um roxo bem intenso que vai mudando para um azul escuro e vai clareando para um azul mais claro e começa a apagar até um amarelo bem pálido e disso não passa. Isso significa que o roxo é a cor obtida com temperatura um pouco abaixo do azul. A grande dificuldade é justamente o fato de que nem toda peça tem forma simples e a mesma quantidade de massa por toda sua extensão, de modo que permita um aquecimento uniforme de toda a superfície. O ponteiro é um exemplo, onde o centro dele, com sua bucha, tem muito mais massa que a ponta, normalmente. O resultado é que mesmo submetendo o ponteiro à mesma chama e com o mesmo tempo de exposição, a ponta se aquece mais rápido que o centro, e portanto, a cor do centro é a de uma temperatura mais baixa que a da ponta, justamente mais escuro. Se o cabra tentar clarear o centro do ponteiro, corre o risco que aquecer demais e a ponta simplesmente passar do azul e a cor sumir.

Dá para deixar uniforme? Dá, mas é bem difícil, precisa aquecer com uma velocidade controlada (não muito rápido, pois não se tem controle, nem muito devagar, pois simplesmente não funciona ou contamina a superfície), e tem que ter a mãnha de puxar o ponteiro para a ponta da placa de aquecimento quando a ponta chega na cor certa, para aquecer o centro do ponteiro por mais um ou dois segundos, até a cor ficar uniforme por todo ele. Podem ver vídeos do processo, verá que em muitos o operador faz isso, no finalzinho, puxa o ponteiro bem rápido para a ponta, deixando só o centro em contato com a placa de aquecimento por um segundinho e depois tira ele. E mesmo assim, o índice de perda é grande. Não lembro onde li que é algo como 2:1, ou seja, mesmo o cara mais experiente, faz dois bons e perde um, que não fica uniforme, SE a idéia é deixar mesmo uniforme.

Por isso, se a coloração é diferente, você pode entender como defeito, ou pode entender como uma assinatura da arte. Eu ia justamente falar das cifras do Roger Smith, e o Shun já ilustrou bem. Ele podia deixar perfeito, é mais fácil do que fazer isso num ponteiro, eu creio, mas deixa desuniforme de propósito. Não existirá dois mostradores iguais.

Abraços!

Adriano

Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: Adriano em 15 Abril 2014 às 19:08:39
PS: comecei a escrever minha mensagem antes da resposta do Guilherme ser postada, por isso só apareceu para mim depois que enviei o post. Corrobora o que eu disse!

Abraços!

Adriano
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: dsmcastro em 15 Abril 2014 às 19:34:11
Esse do Roger Smith me parece ser proposital mesmo, até mesmo como o Adriano disse, possibilita as variações que cada mostrador vai ter, tornando cada um diferente do outro, mas também pra deixar esse efeito degradê do azul pro roxo, e dependendo da incidência de luz pode refletir mais azulado ou mais 'arroxeado'...
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: dsmcastro em 15 Abril 2014 às 19:46:42
Em tempo, e fugindo (um pouquinho) do tópico aqui um PDF do site de Roger Smith onde ele apresenta mais detalhes sobre o relógio que o Shun apresentou o mostrador.

http://www.rwsmithwatches.com/files/2013/12/GREATWatch-Specification.pdf (http://www.rwsmithwatches.com/files/2013/12/GREATWatch-Specification.pdf)

Na página 5 do arquivo (numerada como 04, sem contar a capa) ele fala dos ponteiros, e como suspeitei, o 'azul-arroxeado' é muito bem trabalhado com a intenção de criar o belo efeito

"Finished by use of the Daniels method the hands are hand-polished and flame-blued to a purple and blue hue."
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: Betocd em 16 Abril 2014 às 01:20:13
Que mostrador lindo.

Acho que fiquei uns 5 minutos olhando para ele....
O degradê dá um efeito muito bonito.

O conjunto todo é ipnotizante.

Abs
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 16 Abril 2014 às 12:54:47
Estamos aqui discutindo o sexo dos anjos e resolvi tirar fotos que, diga-se, são difíceis com celular. É que esses ponteiros da Nomos, dependendo do ângulo, ficam pretos! Aliás, acho isso bacana, pois variam de tom conforme a luz.

Aqui o relógio que, diga-se, gosto muito. Para mim é a síntese do relógio social chique sem frescuras.

(http://i125.photobucket.com/albums/p79/flaviop/20140416_124435_zpsjhqhkvj5.jpg) (http://s125.photobucket.com/user/flaviop/media/20140416_124435_zpsjhqhkvj5.jpg.html)


Aqui os ponteiros. Notem como o de segundos tem a bucha e e ponta adjacente de um roxo tão profundo que é praticamente preto. Já a ponta propriamente dita é azul.

(http://i125.photobucket.com/albums/p79/flaviop/20140416_124403_zps88ctn496.jpg) (http://s125.photobucket.com/user/flaviop/media/20140416_124403_zps88ctn496.jpg.html)


Flávio
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: jfestrelabr em 16 Abril 2014 às 14:41:02
Titio, acho que é o caso que o Guilherme e o Adriano postaram, a diferença de massa fez os ponteiros ficarem mais azuis na ponta e mais escuros na base, e outra, UMA BELA FOTO A SUA.
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 16 Abril 2014 às 18:06:36
Aliás, já que tocaram no nome do Roger Smith que, como sempre repito, na minha opinião é o relojoeiro mais "completo" atualmente, indico o longo vídeo (1h10) dele sobre o processo de fabricação de uma "hând" (sotaque maldito...hahahah).

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=hDcjrIoVz-E[/youtube]

Quem tiver um tempo aí sobrando, assista, se já não assistiu.

Eu tenho que me penitenciar, até mesmo pelas discussões lançadas no site. Nós, puristas, passamos a ter certa tendência a valorizar os movimentos dos relógios, como se estes fosse um fim em si próprio. Não são. Eles servem para movimentar as "hânds" que indicam as horas num mostrador. Devemos nunca nos esquecer que a beleza do relógio está nas suas "hânds", mostrador e caixas. E creiam, às vezes o mostrador e "hânds" dos relógios são mais complexos e caros de fazer do que os movimentos.

Flávio
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: igorschutz em 16 Abril 2014 às 20:16:45
Não tinha visto esses vídeos do RWS, mas vi agora. Que trabalheira!
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: shun em 16 Abril 2014 às 20:25:27
A um par de anos atras vi todos esses videos de uma vez.. hahahahaha Eita vício!


Vale a pena! O cara é O cara!
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: edson rangel em 16 Abril 2014 às 21:11:41
Longo mesmo o vídeo, mas assisti todo. ::)
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 16 Abril 2014 às 22:04:42
Longo mesmo o vídeo, mas assisti todo. ::)


E como naquele velho clichê da "furunfagem" de filmes, pergunto-lhe:

Foi bom para você?  ;D


Flávio
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 23 Junho 2014 às 10:23:58
Há alguns dias resolvi enviar a mesma questão à Nomos e, claro, pedir que remetessem um ponteiro em substituição. Eu não iria trocá-lo imediatamente, mas guardá-lo para eventual revisão, daqui há alguns anos. Eh... Eu sinceramente achei estranha a resposta da Nomos, mas acredito que estejam dispostos a argumentação ( ;D ;D ;D ;D ;D). Segundo o departamento deles, o ponteiro deve estar com um filme de óleo usado no processo de azulamento. Eu sinceramente não acredito nisso, mas... O que acham? Vejam a resposta:

Dear Flavio

Thank you very much for your email.

Yes, you are right. The second hand of your Tangente Sport is coated by oil. This is a technical process and could happen with every mechanical watch.

In general it can be removed by a thorough cleaning. So, if you want you can send us your watch to Glashütte. Whether directly to our address stated below or you can have it sent in by your personal watch retailer (even if he is not an authorized NOMOS retailer).

As soon as we have received your watch we will contact you again.

Should you have further questions please do not hesitate to contact us.

Best regards from Glashütte,

Stefanie Böhme
Service




Flávio
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: GuilhermeLago em 23 Junho 2014 às 10:37:29
Acho que a emenda ficou pior do que o soneto. Acharia mais justificável argumentar que uma pequena variação de cor é normal em um processo artesanal do que dizer que esqueceram de limpar os ponteiros.

Quando for fazer uma revisão, aproveitando sua frequente agenda de visitas à região (hehehe), vai lá e dá uma chamada no chucrute!

Abraços!
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 23 Junho 2014 às 18:12:56
Eu estou sem lupa em casa, mas está difícil acreditar na desculpa da Nomos, porque pelo menos a olho nu parece um erro na têmpera. Alguém já ouviu falar de óleo colocado no ponteiro no processo de azulamento, que teria colado neste como piche?


Flávio
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: igorschutz em 23 Junho 2014 às 19:13:06
Você não usa óleo para azular, e sim para resfriar a peça e parar de imediato a têmpera, a fim de não perder o ponto.
Título: Re:
Enviado por: flavio em 23 Junho 2014 às 19:18:01
Sim, por isso mesmo achei uma desculpa mega esfarrapada. Flávio
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: Rafael_DF em 23 Junho 2014 às 20:15:48
Flávio, eu particularmente não percebi o defeito no meu Nomos...
Pode ser opinião denun leigo... Na duvida, segue a foto.

(http://i1332.photobucket.com/albums/w603/rafael_martins3/image_zps12febeb6.jpg) (http://s1332.photobucket.com/user/rafael_martins3/media/image_zps12febeb6.jpg.html)
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 23 Junho 2014 às 20:42:54
Eu mandei outro e mail, dando uma esculhambada. Afinal, se o problema é na têmpera, erraram; se é na retirada no óleo após a têmpera, erraram também. Erraram ao colocar o ponteiro no relógio, o que só posso atribuir a um controle de qualidade falho (falei isso), que permite que um relógio não visualmente perfeito saia da fábrica. Ressaltei, inclusive, que tenho outro e este nunca deu problema.

Disse que não vou enviar o relógio para lá, bem como não vou desmontá-lo apenas para verificar se uma "coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa". Pedi para me remeterem um ponteiro novo, porque então o instalo aqui e devolvo o retirado para eles, inclusive para verificarem o que é.

Aguardemos o que os chucrutes dizem...

Flávio
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: Alberto Ferreira em 23 Junho 2014 às 22:38:56
Pois é...

O que eles vão dizer, eu não sei...  ::)

Mas eu acho que eles deveriam simplesmente dizer... 
Jawohl!
 ;)

Alberto
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 03 Julho 2014 às 15:56:50
Update.

Os chucrutes entraram em contato comigo semana passada e deram duas opções. Se eu remeter o relógio para a Alemanha (eles irão cuidar do processo, mandarão um courrier buscar o relógio na minha casa), eles irão analisá-lo intergralmente, trocar o ponteiro e também a ponte do balanço, além de revisá-lo. Tudo por conta.

O problema, ressaltei a eles, é o "Brasil pau no TOBA", um monstro que tudo vê e tudo avacalha. É que fiquei com medo de mandar o relógio para lá e, no retorno, os desgraçados me cobrarem imposto. Eu questionei se a entrega na volta seria porta a porta, com eles se responsabilizndo por alguma esperteza da aduana daqui. Disseram que não... Eu sei que há um regime de exportação para reparo, até o site do Correio prevê isso, mas com aquela putaria burocrática que já conhecem, etc. Presumo, no entanto, que como o relógio sairá daqui via Courrier, talvez eles se incumbam disso. Mas estou com medo...

A outra opção é apenas remeter o ponteiro, aí instalo aqui, mas fico sem a possibilidade de, talvez, trocar inclusive ponte.

Vocês fariam o quê? A sensibilidade me leva à primeira hipótese, a razão, à segunda.

Ah! Tudo bem que acho que eles vacilaram no controle de qualidade do meu relógio, mas pelo menos se dispuseram a resolver de um monte de maneiras possíveis e olha que o relógio nem mais está na garantia. Já a Longines...



Flávio
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: Adriano em 03 Julho 2014 às 16:06:18
Se você preencher as guias de exportação temporária, não vai ter problema em receber o relógio aqui. A Fedex ou quem quer que seja o courier pode te orientar sobre como preencher essa parada.

Abraço!

Adriano
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: FPiccinin em 03 Julho 2014 às 16:08:46
Update.

Os chucrutes entraram em contato comigo semana passada e deram duas opções. Se eu remeter o relógio para a Alemanha (eles irão cuidar do processo, mandarão um courrier buscar o relógio na minha casa), eles irão analisá-lo intergralmente, trocar o ponteiro e também a ponte do balanço, além de revisá-lo. Tudo por conta.

O problema, ressaltei a eles, é o "Brasil pau no TOBA", um monstro que tudo vê e tudo avacalha. É que fiquei com medo de mandar o relógio para lá e, no retorno, os desgraçados me cobrarem imposto. Eu questionei se a entrega na volta seria porta a porta, com eles se responsabilizndo por alguma esperteza da aduana daqui. Disseram que não... Eu sei que há um regime de exportação para reparo, até o site do Correio prevê isso, mas com aquela putaria burocrática que já conhecem, etc. Presumo, no entanto, que como o relógio sairá daqui via Courrier, talvez eles se incumbam disso. Mas estou com medo...

A outra opção é apenas remeter o ponteiro, aí instalo aqui, mas fico sem a possibilidade de, talvez, trocar inclusive ponte.

Vocês fariam o quê? A sensibilidade me leva à primeira hipótese, a razão, à segunda.

Ah! Tudo bem que acho que eles vacilaram no controle de qualidade do meu relógio, mas pelo menos se dispuseram a resolver de um monte de maneiras possíveis e olha que o relógio nem mais está na garantia. Já a Longines...

Flávio

Flávio, uma terceira hipótese. E se você aguardar uma viagem para a Alemanha, chegando lá, remete o relógio para eles e em 5 dias eles te devolvem o relógio ?

Eu fiz isso com um medidor de potência SRM. Um colega havia levado um ferro da aduana e eu preferi não correr o risco, combinei com a SRM, 6 meses depois eu fui para a Alemanha, enviei via correio, e em 3 dias estava novamente na minha mão.
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: AlexandreMed em 03 Julho 2014 às 20:43:36
pensei também na opção do Piccinin ja antes de ler mas se seguir os passos que o Adriano sugeriu iria de primeira opção.. troca, revisão, tudo por conta.. e encaminha o email deles pra Longines ensinando como se faz..
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: ThiagoDF em 04 Julho 2014 às 00:29:58
Eu remeteria o relógio, da forma que o Adriano falou.

Titio, essa ponte do balanço desalinhada sempre te incomodou, troca logo tudo! ;)
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: jfestrelabr em 07 Julho 2014 às 15:34:40
Eu remeteria o relógio, da forma que o Adriano falou.

Titio, essa ponte do balanço desalinhada sempre te incomodou, troca logo tudo! ;)

+1 essa é a MELHOR opção vc sabe disso, manda logo pra lá e use enquanto isso alguns de seus outros relógios hehehe.
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: GuilhermeLago em 07 Julho 2014 às 15:45:16
Apoio os conterrâneos! Uma burocraciazinha não há de ser nada! Aproveite a boa vontade dos chucrutes e manda prá lá.

Abraço!
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 22 Julho 2014 às 16:49:37
Recebi um absurdo e mail da Nomos semana passada e, claro, respondi de forma mais absurda ainda, que resolvi aguardar o que iriam responder antes de postar aqui. Como não responderam nada....

Dear Flávio

 

I’m really sorry that I need to contact you again regarding the shipment of your watch. Unfortunately, our service department re-informed us, that it is currently not possible to pick up watches from Brazil. At the moment, we can’t even offer you to send you the hand by Mail as we would have like to as a good will gesture without charge, due to extraordinary custom regulations.

 

The moment it is possible again to have your watch picked up or send you the hand, we will contact you.

 

We are truly sorry about the inconvenience and we would like to formally apologize for it again.

 

Best Regards from Glashütte,

Stefanie Böhme
Service



Eu simplesmente respondi dizendo que decerto eles devem imaginar que não importamos nada e nem fazemos compra pelo Ebay.


Caras, vou ser honesto, a grande maioria aqui não é velha de guerra como eu nessa história de estudos sobre relojoaria e contatos com os caras das fábricas, mas tendo a concordar com o Jean Claude Biver naquela entrevista, o tratamento há pouco tempo era outra coisa. Não precisa ir longe. Eu já recebi em casa rodas reversas de movimento de Ulysse Nardin em carta remetida pelo próprio Rolph Scheider! Alavancas de despertador de Cricket da Revue Thommen... Sem contar inúmeras consultar respondidas por CARTA pela Omega, etc, sobre relógios antigos. Hoje virou uma babaquice, como aquela minha resenha com a Longines. Mas com a Nomos também? Não caras, aí não...


Flávio
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: marck em 22 Julho 2014 às 16:58:35
como diria o cartman do desenho south park para o pessoal  da nomos :

-  VAI SE FDÊÊ....!!!!

        sds,

              marck

         
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: Alberto Ferreira em 22 Julho 2014 às 18:46:05
Olha...
Hoje, independentemente do tamanho e do ramo de atividade, muitas empresas simplesmente "perderam o fio".

A boa e velha regra de ouro que diz,...
... SE O SEU CLIENTE TEM UM PROBLEMA VOCÊ, A EMPRESA, TEM UM PROLEMA. SIMPLESMENTE RESOLVA-O!
Parece não valer mais.
Muitas parecem inverter as coisas e crer que nós, os clientes, existimos para servi-las, não o contrário.

Um exemplo?
Depois de passar o dia recebendo chamadas no meu telefone fixo (mais de dez), onde eu via o número de quem chamava (interurbano), mas não havia ninguém na linha...
Pois bem, na última, havia um "vivente" lá...

Era da Oi e a cidadã queria falar com a minha esposa, a linha está em nome dela, para oferecer um plano.
Eu disse que era o marido e que nós não tínhamos interesse em nenhum plano.

- Mas você (olha a "intimidade") tem que chamá-la, eu quero falar com ela.
- Como assim? Eu tenho? Ela está aqui ao meu lado e não quer plano algum.

- Você tem que chamá-la (em tom imperativo).
- Não, minha filha... Eu não tenho, aqui é a nossa casa e vocês aí da Oi ainda não mandam nada por aqui.

- Mas tem que chamar...
- Interrompi e a minha resposta foi parecida com o que disse o Marck. E desliguei.

Para começar estas empresas botam um computador fazendo as chamadas, por isso quando não há um "operador" disponível, o idiota que atende não encontra ninguém na linha.
Quando conseguem, a "arrogância" e a "falta de noção" é a tônica. Eles simplesmente "se acham"...

Alberto

PS:
Perdoem o "off topic" mas eu ainda estou indignado e a cada dia mais fico com estas atitudes, ou falta dela, como a que ocorreu com o Flávio.
Para mim a questão central é a mesma, "desrespeito" ao cliente.
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: jfestrelabr em 22 Julho 2014 às 23:42:37
Foda Titio, a alguns dias acompanho no TRF a novela de um user, ele mandou o seu GMTC para revisao em um Ad nos EUA, bom o relogio chegou e  o polimento da caixa não foi bem executado, resultado, a caixa ficou abaulada, ele postou as fotos e não aceitou o relogio desse modo, bom a rolex esta providenciando uma nova caixa para o seu GMT, como será que vai ficar a questão da numeração? Sei la so sei que ele vai receber uma caixa ZERO, o Ad vacilou e vai pagar uma caixa que deve custar em torno de uns 2k dolar, e a rolex vai se virar e agradar o cliente, acho que essa É a unica postura, não tem dinheiro que pague o erro, ou arruma ou outro relogio ZERO e ponto final.

Péssima a postura da Nomos, não merece nem comentario, e olha que eu achei que eles fossem tratar o caso bem diferente.
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: GuilhermeLago em 23 Julho 2014 às 08:57:14
E ainda tem que ler essa tradução "by google" dos chucrutes.... kkkkkk
Pelo menos pediram desculpas...  :-[

Abraços!
Título: Re: Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: jfestrelabr em 23 Julho 2014 às 14:31:27
E ainda tem que ler essa tradução "by google" dos chucrutes.... kkkkkk
Pelo menos pediram desculpas...  :-[

Abraços!

Flavio, imagine uma coisa, os caras meteram 7x1 no Brasil, o que seria para eles 8x1 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk já era.
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 27 Agosto 2015 às 16:04:49
Todos que aqui estão acompanharam a novela envolvendo o Nomos, que lá pelas tantas acabou bem, ponto para os alemães. Como sabem, revisaram o relógio, trocaram o ponteiro e ainda recolheram o imposto a priori, sendo que eu não tive que me preocupar com nada.

Mas... Voltei ao tema adivinhem por quê? O ponteiro novo, que certifiquei-me estar azulzinho quando chegou, ficou enegrecido agora no centro (pivô) e ponta). Parece, então, que de fato há algum tipo de oxidação ou coisa do gênero que se forma nesses ponteiros e, conforme ressaltei nas conversas que tive com a Nomos, é uma "technical issue" que limpeza resolve.

Estranho não é? Eu nunca tinha ouvido falar que o ponteiro fosse ficando enegrecido pelo tempo, mas nesses pequeninos da Nomos - sabe se lá o motivo -, parece ser o que ocorre.


Flávio
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: mmmcosta em 27 Agosto 2015 às 17:45:46
Os do meu JLC continuam bem azulinhos como há quase 8 anos, quando o comprei.
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 27 Agosto 2015 às 18:09:50
Pois é... Os de minutos e horas também, mas o do segundeiro pareceu ter ficado meio preto no ponto de fixação ao pivô igual ao outro. Segundo a moça da Nomos, é uma "questão técnica" que pode ser corrigida com limpeza. Mas ela não falou que questão técnica é essa. Mas enfim, eu mesmo não consigo ver, porque esses ponteiros diminutos da Nomos tem um tom de azul tão diferente desses azuis brilhantes com os quais estamos acostumados que na maioria das vezes parece preto totalmente. Você tem que olhar de lado e na luz para perceber que são azuis. Posso estar pirando, mas o ponteiro não mais parece como o recebi.


Flávio
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: shun em 27 Agosto 2015 às 18:43:05
Talvez seja viagem minha...

Como alguns sabem eu tenho um grande apreço pelos relógios antigos.. E era muito comum, à época, relógios com ponteiros azulados termicamente.

Uma coisa que noto, com relativa frequência, são ponteiros que eram azulados mas hoje em dia estão praticamente todos enegrecidos.. Talvez esse processo de "oxidação" ou "amadurecimento", digamos assim, é o que esteja ocorrendo com o ponteiro do seu NOMOS.

Abraços!
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 27 Agosto 2015 às 18:56:35
Então é isso, só pode. Disse a moça da outra vez que sai com limpeza. Estou começando a achar que é como aquela oxidação "azul" que se forma sobre o ouro, que se tira com mero esfregar. Posso estar pirando, mas o ponteiro com certeza ficou preto no cetro e meio roxo na ponta. Curioso é que isso só acontece com o pequenino.


Flávio
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: FPiccinin em 27 Agosto 2015 às 19:05:05
Será que o material do pivô em contato com o ponteiro não está causando essa oxidação ? Como se o ponteiro fosse um ânodo de sacrifício? é estranho ocorrer essa alteração de coloração do pivô para a ponta. Se fosse um processo de oxidação do ponteiro ele seria por igual.

Abraço
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 27 Agosto 2015 às 21:20:27
É muito estranho, mas com certeza ele ficou preto no pivô. Está igual ao antigo que devolvi! Ha ha ha

Flávio
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 01 Setembro 2016 às 16:28:29
Como sabem, o Nomos foi enviado à Alemanha sem custos e revisado novamente, voltando zero. E estranhamente, o ponteiro ficou preto, TOTALMENTE preto de novo. Enviei semana passada um mail para lá perguntando não como resolver o problema do meu, mas porque isso ocorria. A justificativa foi novamente o óleo que escorre para o ponteiro e o deixa preto, um troço meio sem sentido para mim... Tá bem, disse eu, mas não vão mudar esse troço? Porque limpar todo ano o ponteiro para ficar azul não rola! Disseram-me, então, que estão aplicando "epilame" no ponteiro para não acontecer mais e perguntaram-me se eu queria que arrumassem o meu, novamente, de graça. Acho que vou mandar o troço de novo, mesmo correndo risco...

Flávio
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 05 Outubro 2016 às 14:01:34
Update na questão. A NOMOS entrou em contato comigo e mandou um cara da Fedex buscar o relógio em casa de novo, fora da garantia, tudo pago. O relógio seguiu para a Alemanha nesta semana. Como disse, eu os questionei do ponto de vista técnico, porque não faz sentido uma pessoa adquirir um relógio e ter, todo ano, que limpar seus ponteiros. Isso é algo que deve ser resolvido internamente. Talvez por isso tenham entrado em contato comigo, para ver o que pode ser feito na produção, porque é uma das coisas mais estranhas que já vi.

Vou mantê-los informados.


Flávio
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: Adriano em 05 Outubro 2016 às 14:11:43
Mas chefe, desculpe a franqueza, todos te conhecem aqui e conhecem suas opiniões. Me espanta seu nível de tolerância com esse caso. É desproporcional aos outros tantos casos em que discorreu sobre assistência técnica, defeitos, qualidade e etc.

Existe alguma razão para ser tão tolerante com isso? É o apreço e simpatia à marca?

Pois eu sinceramente acho escandaloso esse problema que vêm enfrentando, e pior, mais escandalosa ainda a explicação que te deram - seja ela verdade ou uma desculpa esfarrapada.

Abraços!

Adriano
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 05 Outubro 2016 às 14:50:40
Mas chefe, desculpe a franqueza, todos te conhecem aqui e conhecem suas opiniões. Me espanta seu nível de tolerância com esse caso. É desproporcional aos outros tantos casos em que discorreu sobre assistência técnica, defeitos, qualidade e etc.

Existe alguma razão para ser tão tolerante com isso? É o apreço e simpatia à marca?

Pois eu sinceramente acho escandaloso esse problema que vêm enfrentando, e pior, mais escandalosa ainda a explicação que te deram - seja ela verdade ou uma desculpa esfarrapada.

Abraços!

Adriano




Adriano, minha tolerância tem dois fundamentos: o primeiro é que não consegui descobrir o que faz com que o ponteiro fique preto com o tempo. Não consegui respostas em fóruns, na literatura e, claro, com eles, que disseram ser óleo se deslocando para o ponteiro (óleo? Óleo de onde? Do pivô? Não creio...). Mas o principal mesmo é o famoso 0800. O relógio foi comprado há seis anos e, portanto, está fora da garantia há 4. Aliás, já estava fora da garantia quando foi para Glashutte a primeira vez. E não me cobraram nada por isso. E continuam não cobrando, inclusive envio que, como ressaltei num post, precisa de desembaraço aduaneiro, que também tem sido feito pela própria Fedex. Agora, se eu tivesse que pagar por tudo isso, a conversa mudaria...


Flávio
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: GuilhermeAzeredo em 05 Outubro 2016 às 15:04:54
Entendo, mas, ainda que de "gratis". Parece um porre ficar sem o relogio, não? Se eu fosse vc, aceitaria as imperfeições.. Elas existem, ainda que na mais perfeita peça ::) Creio que deva ser encarada como características... E, não raras vezes, é isso que deixa algo bacana, único...

Abraços!

Ahh o seu Nomos é lindo, Flávio! Parabéns!

Abraços!
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: CSM em 05 Outubro 2016 às 15:46:01
po, vocês estão achando ruim!? o flávio ganhou uma revisão anual vitalícia para o relógio de grátis! fantástico!

abraços
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: fugas em 05 Outubro 2016 às 15:55:43
eu achei que tá no lucro, o relógio tem 6 anos e a Nomos que vai arcar com todos os custos, quero ver outra empresa fazer isso :P
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: raulfragoso em 05 Outubro 2016 às 17:46:17
Exatamente, eu também seria muito mais tolerante com uma empresa que faz questão de tentar resolver o problema sem qualquer ônus ao proprietário - exceto claro o tempo sem poder usar o relógio.
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: jfestrelabr em 05 Outubro 2016 às 19:17:38
Caralho, novamente os ponteiros ahahahahhaha


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: FPiccinin em 05 Outubro 2016 às 19:28:16
Boa Noite,
A história da Nomos e Flávio...está mais para aquelas experiencias que cultivamos afim de falar para os colegas como os Gringos são mais prestativos que os Brasileiros...
Na boa...puta saco! Eu acharia interessante uma vez...não mais que isso, não rola, ando sem paciência com incompetente com iniciativa e na minha opinião esse problema se é que é um problema é falta de competência da marca.
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: Adriano em 05 Outubro 2016 às 21:12:03
Sério que tão falando que é melhor um relógio que dá defeito toda hora - o mesmo defeito - mas que é resolvido de graça é melhor que um que precise apenas de manutenção natural, mas que seja "cara"?

Abraços!

Adriano
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: mmmcosta em 05 Outubro 2016 às 21:50:50
Sério que tão falando que é melhor um relógio que dá defeito toda hora - o mesmo defeito - mas que é resolvido de graça é melhor que um que precise apenas de manutenção natural, mas que seja "cara"?


Sei não. Sei que os meus suíços JLC, TAG Heuer e B&M têm entre 6 e 11 anos, nunca receberam manutenção e continuam bonitos na foto, no pulso e no desempenho. Isso não quer dizer que eu não tenha apreço, ou melhor, deferência às manufaturas Glashutteanas - meu relógio dos sonhos é um Lange.
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 05 Outubro 2016 às 22:23:34
Não gosto que nada dê defeito e julgo um absurdo, um acinte, uma puta falta de sacanagem relógios que aí estão rodarem fácil dez anos, e a Rolex é um exemplo de que não é necessário Leprechauns na fábrica para que isso aconteça, e outros arregarem com três, quatro anos. Dito isso, é óbvio que gostaria que essa merda de ponteiro tivesse ficado azul por todo o sempre, mas isso não ocorreu. Não ocorrendo, resta me chorar ou confiar que os filhos de quenga irão encontrar o defeito e corrigi lo. Digo isso porque várias fábricas famosas por aí, e podemos citar, por exemplo, a audemars, produzem relógios que dão um monte de defeitos e, na hora do vamos ver, não só ocultam o erro de projeto como cobram para arruma lo. Ou seja, eu não tenho opção nessa história, mas entre as péssimas opções, pelo menos não está me custando nada. Não financeiramente... Flávio

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: FALCO em 05 Outubro 2016 às 23:33:34
Sério que tão falando que é melhor um relógio que dá defeito toda hora - o mesmo defeito - mas que é resolvido de graça é melhor que um que precise apenas de manutenção natural, mas que seja "cara"?
Abraços!
Adriano

Este comportamento vira-lata é comum, parece que nego prefere um problema bem resolvido que um não problema.
"Pontos para a empresa"
"Mandou bem"
Piada...
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: raulfragoso em 06 Outubro 2016 às 00:17:25
Não creio que seja uma questão de "preferir" uma ou outra situação, já que deu problema no relógio, e isso é um fato, não uma conjectura. E já que é um fato, aí então poderemos então falar sobre a preferência diante de algumas possíveis resoluções do problema:

a) a empresa assumir a responsabilidade e tentar corrigi-lo, ainda no caso de um produto com a garantia de fábrica já expirada, ou
b) a empresa dar de ombros e deixar o cliente se virar com o problema, ou
c) a empresa se prontificar a solucionar o problema mediante pagamento da manutenção/correção;

Diante das possibilidades acima, creio que a opção menos onerosa ao cliente seja a primeira.
Perceba que não estou defendendo a causa do problema em si, ainda mais por se tratar de um produto onde se espera excelência em qualidade, mas problemas não previstos na fase de projeto podem ocorrer.
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: Alberto Ferreira em 06 Outubro 2016 às 08:15:37
Bom dia, amigos!

Flávio,
Uma dúvida com que eu fiquei, e desculpem se isto já foi mencionado anteriormente.

Sem "tomar partido", apenas algumas perguntas, ok?  ;)  8)


- A forma como a Nomos vem agindo, "atendendo" sem custos, etc, teria em sua opinião algo a ver com a sua condição (clara e irrefutável) de "formador de opinião", administrador do FRM e tal?

Ainda na sua opinião...
- Por acaso estaria ela tratando a situação como um "case", algo para ser exemplificado no futuro, ou seria mesmo apenas uma "perda de rumo" (técnica) por não ter uma solução (ao não entender de verdade) para o problema?

- Você acredita que ela daria a mesma "atenção" (no sentido proativo de uma "solução") para qualquer cliente, mundo afora?

Abraços!
Alberto
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: TUZ40 em 06 Outubro 2016 às 08:57:55
(http://www.irishcentral.com/uploads/article/5727/Digital-Influencers-Invite-ThumbnailMI.jpg)
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 06 Outubro 2016 às 09:31:02
Alberto, não, até mesmo porque as fulanas que mexem com a assistência são diversas da outra vez e somente depois que a remessa do relógio estava decidida é que me pediram o número de série e, só então relembraram que o relógio já tinha estado lá. Não comentei nada sobre blogs ou fóruns. Flávio

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: jfestrelabr em 06 Outubro 2016 às 09:45:05
Este comportamento vira-lata é comum, parece que nego prefere um problema bem resolvido que um não problema.
"Pontos para a empresa"
"Mandou bem"
Piada...

Penso Igual
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: TUZ40 em 06 Outubro 2016 às 09:50:53
Ué... lógico que ele prefere zero problemas.

Mas quando uma empresa se preocupa em reparar algo que precisa mais, pensando na imagem e reputação da mesma, acho louvável.

Os caras não precisavam fazer isso nessa altura do campeonato, e estão fazendo de bom grado, é lógico que vou bater palmas.

E tem outra, pelo menos é a visão que tenho com os meus prestadores.

Problemas sempre vão acontecer ao longo de uma relação, a forma como você lida com eles é que difere os bons dos ruins.

Vc pode fazer o melhor produto do mundo, que tem fama de nunca quebrar, se quebrar comigo e vc me tratar com desdem ou abaixo da expectativa que tenho em relação a marca, eu nunca mais volto a ser seu cliente e ainda vou encher a boca para falar mal de vc.
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: Dicbetts em 06 Outubro 2016 às 10:00:41
Puro marketing da Nomos, mais nada.

Para ela sai mais barato pegar o relógio do Flávio de tempos em tempos que começar a correr pela internet que o modelo tem o problema X, danificando a imagem da empresa.

A Nomos não faz a menor ideia do que aconteceu. Aí, malandramente, dá essa "assistência gratuita".

Não é para ficar ninguém ficar feliz com isso. Mas para entender que, no capitalismo sério, há formas habilidosas de se evitar um dano irreparável a uma marca em consolidação.

Dic
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: jfestrelabr em 06 Outubro 2016 às 10:02:27
Puro marketing da Nomos, mais nada.

Para ela sai mais barato pegar o relógio do Flávio de tempos em tempos que começar a correr pela internet que o modelo tem o problema X, danificando a imagem da empresa.

A Nomos não faz a menor ideia do que aconteceu. Aí, malandramente, dá essa "assistência gratuita".

Não é para ficar ninguém ficar feliz com isso. Mas para entender que, no capitalismo sério, há formas habilidosas de se evitar um dano irreparável a uma marca em consolidação.

Dic

Bom pensamento
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: TUZ40 em 06 Outubro 2016 às 10:36:52
Pois é, só que a maioria ESMAGADORA das empresas capitalistas não tem essa visão, ou não quer ter.

Também acho, e até coloquei em meu post anterior, que isso é trabalhar imagem e reputação da empresa, e de forma barata.

Mas tem horas, desculpem a sinceridade e os que ficarem ofendidos, que vocês são chatos pra kct.  ;D
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: CSM em 06 Outubro 2016 às 11:40:31


Vc pode fazer o melhor produto do mundo, que tem fama de nunca quebrar, se quebrar comigo e vc me tratar com desdem ou abaixo da expectativa que tenho em relação a marca, eu nunca mais volto a ser seu cliente e ainda vou encher a boca para falar mal de vc.

vende o teu sub antes que de qualquer tipo de problema  ;D ;D ;D

Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: TUZ40 em 06 Outubro 2016 às 11:42:58
vende o teu sub antes que de qualquer tipo de problema  ;D ;D ;D

hahaha.... exatamente o o meu ponto.  ;)
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: mmmcosta em 06 Outubro 2016 às 15:14:10
vende o teu sub antes que de qualquer tipo de problema  ;D ;D ;D

Mas... Rolex dá problema? ;)
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: Adriano em 06 Outubro 2016 às 15:50:37
Vocês levaram mesmo a sério o que eu disse? Foi uma provocação proposital. Óbvio que todo mundo prefere um relógio que não dê defeito E não dê gastos.

A minha provocação foi no sentido de que - baseado no tom do nosso patrão - é que de que ele aliviou o tom para esse problema se comparado com outras situações onde foi muito mais incisivo. E não estou dizendo que ELE faz isso, mas já vimos outros exemplo por aqui parecidos.

De maneira caricata - repito, CARICATA - é como se víssemos por algo uma tendência mais ou menos assim:

- "meu relógio derreteu sozinho pela décima vez em dois anos, mas o fabricante resolveu sem custo, então ele é muito massa!"

- "usei meu relógio durante SESSENTA E CINCO ANOS sem nunca precisar de uma revisão, e agora fui levar para revisão só de rotina (pois ele funciona "perfeitamente") e a autorizada teve a cara de pau de me cobrar DUZENTOS reais pela revisão completa com todas as peças de ouro inclusas, quinze anos de garantia de serviço e um estojo de pau-brasil como cortesia. DUZENTOS REAIS!!!!!!!!!!! UM ASSALTO!!!! LADRÕES!!!!!!!"

Tá mais ou menos assim no fórum, não? Ou sou só eu que reparei?

Pessoal, tô de sacanagem, não me levem a sério.

Abraços!

Adriano
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 06 Outubro 2016 às 16:03:05
Negativo, meu tom continua sendo o mesmo mas, como disse, estou entre a cruz e a espada, sobretudo porque NÃO HÁ REPRESENTAÇÃO da Nomos no Brasil. Se houvesse, confesso que também ficaria de mãos atadas, porque mesmo no Brasil, no quesito assistência técnica, a única que me deu DORES DE CABEÇA foi a da Longines. E vejam: eu só queria meu relógio reparado e rápido. A Nomos, aos trancos de barrancos, tem cumprido a "lei": reparado o relógio e de forma rápida (da outra vez, entre remessa e chegada ao Brasil não passou um mês, o que é absolutamente surreal). Por outro lado, se eles tivessem representação aqui e o problema acontecesse de novo, eu fatalmente os processaria. Mas como não possuem, tenho que pisar em ovos com os chucrutes...


Flávio


Ps. Aliás, resolvi colocar esse ps depois que escrevi. Temos tendência a valorizar demais o trabalho artesanal de independentes, coisa e tali, tali e coisa. E eu os venero mesmo... Mas la garantia soy jo... Portanto, uma coisa a se pensar SEMPRE ao adquirir qualquer bem, sobretudo relógios, é: tem representante no Brasil? Digo isso porque se a fábrica gringa não tiver a boa vontade de fazer o desembaraço dessa zoeira para você enviar para lá, só isso já não vale a pena... Da última vez que olhei, os correios cobravam a bagatela de 100 reais para nada fazer, sendo que a Fedex cobrava muito mais.

Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: Koopa em 07 Outubro 2016 às 10:09:07
E o pior é que, se a Nomos tivesse representação no Brasil, seria bem provável que você teria que arcar com custos... Duvido que fariam esses serviços de graça! Ainda mais fora da garantia...
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: Adriano em 07 Outubro 2016 às 12:34:10
E o pior é que, se a Nomos tivesse representação no Brasil, seria bem provável que você teria que arcar com custos... Duvido que fariam esses serviços de graça! Ainda mais fora da garantia...

Por que acha isso?

Abraços!

Adriano
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: Koopa em 07 Outubro 2016 às 14:46:04
Por que acha isso?

Abraços!

Adriano

Iam se basear apenas em cumprir o que o CDC exige, nada mais. Algumas marcas com assistência aqui no Brasil, mesmo dentro do prazo de garantia, não arcam sequer com o custo de envio do relógio... e isso já aconteceu comigo.

No caso de uma marca de renome, como a Nomos, poderia ser diferente. Mas creio que o problema em questão sequer chegaria à "matriz", ou seja, não usariam o relógio como "case" e um caso a ser estudado para melhorarem futuramente.   
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: Adriano em 07 Outubro 2016 às 16:29:46
Bem, a garantia é explícita quanto a cobrir estritamente o defeito de fabricação, e não problemas paralelos. Fora que se responsabilizar pelo custo do envio é o mesmo que se responsabilizar por todo o envio, inclusive contra extravios. Seria o mesmo que mandar um motorista buscar seu carro em casa caso ele dê defeito na garantia. Automaticamente ele estaria assumindo os risco de um caminhão acertar a traseira dele e dar perda total no carro. Ninguém faz isso.

Mas enfim, o número de consertos oferecidos como cortesia, nas assistências que conheço, é muito mais alto do que todos devem imaginar. São casos onde cabe o bom senso, onde cabe a tolerância, e principalmente, em casos de má fé de um consumidor que não tem razão, mas o serviço é feito sem custo pois sai mais barato do que enfrentar o problema legalmente.

As assistências que conheço oferecem muuuuito além do que o mínimo obrigatório pelo CDC.

Por exemplo, nenhuma marca inclui o esgotamento de baterias como algo coberto pela garantia, pois não é um defeito de fabricação. Mas TODAS que conheço cobrem isso sem custo como cortesia.

Mas enfim, entendo a mentalidade que nivela as assistências de relógios de luxo por baixo, nivelando-as com assistência de celular, eletrodomésticos, e etc.

Mas garanto que não é assim. Pelo menos nas assistências que conheço.

Abraços!

Adriano
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: Koopa em 07 Outubro 2016 às 21:34:45
Exato, mas no Caso do Nomos do Flavio, a empresa mandou um cara da Fedex na sua porta buscar o relógio sem custo e ainda resolvendo toda a burocracia aduaneira... tudo isso fora da garantia...

O custo dele foi zero, financeiramente falando...

Imaginem uma empresa daqui (digo, com representação no Brasil) fazendo isso... nunca soube de nenhum caso. Já teve algum? Com alguma marca de Luxo?

Ainda acho que o fato da Nomos não ter representação direta no país, possibilitando um contato com a fábrica, possibilitou algo que não seria possível se, de repente, houvesse uma aqui. Pois nesse caso, mesmo que encaminhando um email para a industria, eles pediriam para encaminhar à autorizada daqui... e no mínimo o correio ele arcaria.
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: GuilhermeAzeredo em 08 Outubro 2016 às 09:59:35
Eu conheço.. comprei um Omega AT usado, e ele possuía uma sujeira no ponteiro das horas, foi encaminhado pra watchtime em SP e o Adriano limpou todo o mostrador pra mim na cortesia! Obviamente arquei com os custos de envio do relógio... Mas este era usado e fora da garantia... Quem arcou com os custos de abrir, limpar, fechar e testar tudo?

  Bem, eu fiquei muito satisfeito!

Abraços!
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: Koopa em 08 Outubro 2016 às 10:46:18
Eu conheço.. comprei um Omega AT usado, e ele possuía uma sujeira no ponteiro das horas, foi encaminhado pra watchtime em SP e o Adriano limpou todo o mostrador pra mim na cortesia! Obviamente arquei com os custos de envio do relógio... Mas este era usado e fora da garantia... Quem arcou com os custos de abrir, limpar, fechar e testar tudo?

  Bem, eu fiquei muito satisfeito!

Abraços!

Bom saber, aposto que ele te Cativou! Ponto para a Watchtime!
Não conheço o Adriano pessoalmente, mas tenho certeza que é uma pessoa 100%.
Quando adquirir meu primeiro Omega, farei questão de ir até São Paulo para conhecê-lo!
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: Adriano em 08 Outubro 2016 às 14:55:51
A Watch Time por exemplo arca com custos de envio quando o relógio dá defeito na garantia de conserto, mesmo estando escrito claramente na garantia que isso não é coberto. Questão de bom senso, questão de lembrar que somos todos consumidores, ainda que eu seja infinitamente mais mal tratado quando sou consumidor se comparado com a maneira como trato meus clientes. Bom senso, só isso.

Em torno 3% dos consertos da Watch Time são cortesias. De todo tipo. São serviços feitos gratuitamente por diversas razões. Isso inclui relógios danificados pelo próprio cliente dentro da garantia de serviço.

Esse número pode não significar nada para muita gente, contudo. Mas para quem teve um serviço atendido como cortesia, significa tudo.

Abraços!

Adriano
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: Carretera18 em 08 Outubro 2016 às 17:54:12
A Watch Time por exemplo arca com custos de envio quando o relógio dá defeito na garantia de conserto, mesmo estando escrito claramente na garantia que isso não é coberto. Questão de bom senso, questão de lembrar que somos todos consumidores, ainda que eu seja infinitamente mais mal tratado quando sou consumidor se comparado com a maneira como trato meus clientes. Bom senso, só isso.

Em torno 3% dos consertos da Watch Time são cortesias. De todo tipo. São serviços feitos gratuitamente por diversas razões. Isso inclui relógios danificados pelo próprio cliente dentro da garantia de serviço.

Esse número pode não significar nada para muita gente, contudo. Mas para quem teve um serviço atendido como cortesia, significa tudo.

Abraços!

Adriano

Bom, sem querer ser puxa saco ou algo do tipo. Já levei um Tissot para revisar na Watch Time sem nenhum contato com o Adriano. Peguei o relógio e uns dias depois meu filho pegou e derrubou o relógio que parou de funcionar.

Levei na Watch Time e falei que o relógio parou porque foi derrubado e arrumaram novamente sem nenhum custo e sem nenhum tipo de "conversa" que eu "conhecia" o Adriano (o que nem seria verdade pq ele nem deve saber que existo) ou algo do tipo... foi o atendimento padrão de balcão.

Abraços,

Marco Y


Sent from my iPhone using Tapatalk
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: mmmcosta em 09 Outubro 2016 às 09:27:56


Levei na Watch Time e falei que o relógio parou porque foi derrubado e arrumaram novamente sem nenhum custo e sem nenhum tipo de "conversa" que eu "conhecia" o Adriano (o que nem seria verdade pq ele nem deve saber que existo) ou algo do tipo... foi o atendimento padrão de balcão.

Sent from my iPhone using Tapatalk

É muito bom termos uma assistência com o nível e a seriedade da Watch Time para cuidar dos nossos relógios no Brasil.
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 19 Outubro 2016 às 14:30:33
Resposta agora da Nomos, o relógio está pronto e sendo remetido de volta:

Dear Flavio,

we have corrected the issue with the hand but would like to advise you of the following:

The second hand is placed on the pivot of the second wheel, to make sure that your watch is performing as it should, the jewel where the wheel is running in is oiled.

It can happen that the oil is moving upward and is then visible on the second hand. We have exchanged the second hand and have cleaned the second wheel pivot again. We also added a solution called epilam to make sure the oil stays where it is.

Unfortunately we are unable to guarantee that the oil won't move after a period of time. It is not technically not possible to not oil the jewel, therefor it can always happen that a little oil is moving upward.

In this case we corrected the hand as a gesture of goodwill.

We will bring your watch on its way back to you.

Kind regards,
Susanne Kloss


Continuo achando estranha a justificativa, mas...



Flávio
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: CSM em 19 Outubro 2016 às 15:15:00
nao consigo entender, caso seja um caso isolado,  porque os caras nao trocam seu relogio inteiro..... deve ser um problema cronico e nego abstrai, sei la....

abraços
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: AlexandreMed em 19 Outubro 2016 às 15:39:27
nao consigo entender, caso seja um caso isolado,  porque os caras nao trocam seu relogio inteiro..... deve ser um problema cronico e nego abstrai, sei la....

abraços
exatamente cesar
não trocam pq não deve ser um caso isolado
e consertam sem custos e qtas vezes flavio mandar pq reconhecem o problema
flavio.. da proxima vez compra um rolex ok?! rsrsrs
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 19 Outubro 2016 às 15:51:36
exatamente cesar
não trocam pq não deve ser um caso isolado
e consertam sem custos e qtas vezes flavio mandar pq reconhecem o problema
flavio.. da proxima vez compra um rolex ok?! rsrsrs


Tenho 3... Mas acho que não haverá a tal "próxima vez".


Flávio
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: waldirmello em 19 Outubro 2016 às 16:16:29
In this case we corrected the hand as a gesture of goodwill.


Acho que essa foi a última no "goodwill", a partir de agora o taxímetro vai rodar...
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 19 Outubro 2016 às 16:28:23
Espero que a troca da roda e o tal epilame evitem a porra de escurecer de novo. É surreal, vou tentar bater foto quando chegar do quão azul o ponteiro é. É inacreditável que fique preto depois...


Flávio
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: Adriano em 19 Outubro 2016 às 16:50:34
Tá, agora eu entendi uma coisa: então o problema é só no de segundos? Pois nos de horas e minutos a história da lubrificação era estranha, mas para essa máquina (que é, a grosso modo, a Peseux 7001), no ponteiro de segundos especificamente, é perfeitamente plausível. Não deveria ocorrer, mas é plausível (embora me pareça excesso de lubrificação). Pois realmente, não pode deixar de lubrificar o rubi por onde passa o eixo da roda sob o risco de perder amplitude. E por ser uma máquina super esbelta, o eixo é curto, e a ponta dele muito próxima do rubi lubrificado (com óleo fino, 9010) e é plausível isso ocorrer... mas... Fixodrop existe "desde sempre" e serve justamente para isso. Como ele e com lubrificação moderada deve resolver.

Meu Tissot Lisboa ocorreu o mesmo (que usa essa mesma máquina). Ponteiro é rodiado e polido. Foi limpo, e voltou a manchar no centro. Limpei uma vez e nunca mais. Desencanei completamente. Nunca tirou meu sono.

Abraços!

Adriano
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: Adriano em 19 Outubro 2016 às 16:53:57
Ah sim, outra coisa: aço azulado de verdade, se pegar óleo, escurece NA HORA mesmo. Fica algo entre um roxo escuro, um marrom ou um preto. Mas é superficial, é uma distorção ótica, não um efeito ou reação química ou física. Ao passar um pincel com álcool isopropílico sobre o ponteiro ele fica azul de novo.

Abraços!

Adriano
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 19 Outubro 2016 às 17:28:43
É isso mesmo Adriano, só segundeiro, e ele fica dessa cor que falou. Flávio

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk

Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: FALCO em 20 Outubro 2016 às 10:33:00
Este comportamento vira-lata é comum, parece que nego prefere um problema bem resolvido que um não problema.
"Pontos para a empresa"
"Mandou bem"
Piada...

E agora que a empresa falou:
"Se der problema novamente vá encher outro"
A opinião muda?
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 20 Outubro 2016 às 12:15:21
Não, não muda, até mesmo porque o Adriano finalmente ressaltou acima que não se trata de problema de fabricação do ponteiro, mas de projeto do peseux, que exige lubrificante além no tal eixo. Se a troca da roda e epilame irão resolver, aí são outros 500... Flávio

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk

Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: CSM em 20 Outubro 2016 às 13:06:42
em resumo, agora que os caras deram toco, pega o relogio , manda para o adriano, ele muda a paradinha que tem que mudar e todo mundo fica feliz.....  ;D ;D ;D
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 20 Outubro 2016 às 14:23:28
César, não há nada o que mudar. Como o Adriano ressaltou, finalmente matando a charada do troço, o Peseux exige lubrificação extremamente cuidadosa no local e, mesmo que ocorresse algum erro nisso, nada seria atrapalhado. O problema é que num ponteiro normal, prateado, a fina película transparente iria para a bucha e ninguém veria. No ponteiro azul, conforme ressaltado pelo Adriano, o óleo reage com a oxidação azul, criando um filme preto.

Ou seja, espero que essa resenha ocorrida comigo leve a Nomos a lubrificar tal roda com TODO CUIDADO possível, sob pena de a fina película se formar na bucha e fazer o ponteiro ficar preto.


Flávio
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 26 Outubro 2016 às 23:46:38
Problema resolvido

(http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161027/fb2530b2a8f3a235e7ad2aac9d1272b4.jpg)

(http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161027/f19aede8b3792da47e7e3283c92a30b7.jpg)

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk

Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: TUZ40 em 27 Outubro 2016 às 07:37:18
Que ótimo Flavio!

Boa sorte com ele.  :)
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: Koopa em 27 Outubro 2016 às 08:38:29
Essa segunda foto do Flávio me causa arrepios...

Nem sei o que comentar em relação à nossa "receita" ou tributação...

Agora, a Nomos sim se mostrou diferenciada!
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: Adriano em 27 Outubro 2016 às 08:41:44
Revisaram e trocaram tambor completo e rodas, além do ponteiro!

Abraços!

Adriano

Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: jfestrelabr em 27 Outubro 2016 às 08:52:32
Essa segunda foto do Flávio me causa arrepios...

Nem sei o que comentar em relação à nossa "receita" ou tributação...

Agora, a Nomos sim se mostrou diferenciada!

Brasil cara, Brasil, chega a me dar nojo.
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 27 Outubro 2016 às 09:56:43
Pois é... Está explícito que o troço foi enviado para reparos e a receita mesmo assim lançou tributo. Detalhe: o valor declarado pelos chucrutes é o do reparo, sendo que isso nem é base de cálculo para imposto de importação. Taxaram mesmo assim. Flávio

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk

Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: Adriano em 27 Outubro 2016 às 10:33:11
Normal. Mesmo o valor "for customs purposes only", você paga. Não interessa se você de fato pagou por esse produto ou peças. Isso é uma briga eterna, pois tem marca que coloca peças em garantia, ou seja, peças que vêm de graça, com o preço cheio e 100% de desconto, mas não interessa, chega aqui e paga-se o imposto, ou seja 100% do valor de uma peça que nunca foi comprada nem nunca será paga.

Abraços!

Adriano
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 27 Outubro 2016 às 13:29:28
(http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161027/eed05edb5d5296b193f9a142ecaa5e76.jpg)

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk

Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: flávio em 27 Outubro 2016 às 17:38:19
(http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161027/881561006556116323e7dd5b6314d476.jpg)

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk

Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: AlexandreMed em 27 Outubro 2016 às 21:04:04
achei meio pretinho ali no canto..
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: raulfragoso em 27 Outubro 2016 às 21:16:18
achei meio pretinho ali no canto..

Hahahahaha, pronto, ele não vai dormir hoje  ;D
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: waldirmello em 28 Outubro 2016 às 00:49:49
achei meio pretinho ali no canto..
Cruel, muito cruel este Dr.

kkkkkkkk
Título: Re:Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?
Enviado por: jfestrelabr em 28 Outubro 2016 às 09:35:56
achei meio pretinho ali no canto..

 ;D