Relógios Mecânicos

Espaço de discussões => Fórum principal => Tópico iniciado por: flávio em 07 Janeiro 2022 às 13:45:03

Título: ETA 2892 das origens aos dias atuais
Enviado por: flávio em 07 Janeiro 2022 às 13:45:03
Texto que coloquei agora no Instagram


Por volta de 1960, a Eterna resolveu produzir um relógio extrafino e contatou o Engenheiro Chefe da ETA, Heinrich Stamm, para desenvolver seu movimento. O resultado foi o calibre 1466, que possuía nichos em suas platinas para acomodar os mecanismos de carga e calendário, de maneira a reduzir sua espessura, e uma massa oscilante apoiada em um rolamento com 7 esferas.
Durante a Crise do Quartzo, as empresas suíças precisavam de um movimento com melhor performance e cuja construção fosse mais simples. Baseando-se no calibre 1466, o engenheiro Anton Bally projetou um novo mecanismo, lançado ao mercado em 1975 e denominado ETA 2892. Este possuía 28 mm de diâmetro e 3,6 mm de espessura, o que o tornava o mais fino do mundo produzido em massa.
A moda dos anos de 1980, no entanto, passou a exigir relógios cada vez menores. Em 1983, então, a ETA alterou seu projeto, lançando ao mercado o calibre 2892-2, que possuía apenas 25,6 mm. As mudanças, porém, comprometeram a eficiência de carga do movimento… Pouco tempo depois, então, a ETA mais uma vez reprojetou o mecanismo e aumentou a massa do seu rotor, denominando-o 2892A2.
Em 1994, buscando retomar posição no mercado de luxo, a Omega iniciou tratativas com George Daniels para implementação do escapamento coaxial em seus relógios. A marca, porém, não podia aguardar as etapas de desenvolvimento de um complexo mecanismo para voltar a competir na alta gama. Então, aperfeiçoou o sistema de carga do 2892A2, adicionando 2 rubis ao eixo do tambor de corda e um menor rolamento ao rotor, acabamentos estéticos, e lançou o calibre 1120, que passou a equipar os modelos Constellation e Seamaster. Enquanto isso, tentava conceber um modo de adaptar o novo modelo de escapamento ao 1120, o que só veio a ocorrer 5 anos depois, em 1999. O novo calibre, denominado 2500, tornou-se o primeiro com escape coaxial produzido em série da história.
Comprei este Planet Ocean, equipado com calibre 2500, durante o GP de Mônaco de 2008. Nos anos de 1980, a BMW equipava os carros de Fórmula 1 com motores projetados em 1960, aos quais turbocompressores eram adaptados. O ETA 2892 é o “motor turbo” da relojoaria, em constante evolução para melhor performance.
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220107/8c10eb8d56aa2f51998d6a0568c6caec.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220107/2e295abc8ea9d6aecd2f13afba8d8fa1.jpg)
Título: Re:ETA 2892 das origens aos dias atuais
Enviado por: antoniomvm em 07 Janeiro 2022 às 13:57:27
Texto que coloquei agora no Instagram


Por volta de 1960, a Eterna resolveu produzir um relógio extrafino e contatou o Engenheiro Chefe da ETA, Heinrich Stamm, para desenvolver seu movimento. O resultado foi o calibre 1466, que possuía nichos em suas platinas para acomodar os mecanismos de carga e calendário, de maneira a reduzir sua espessura, e uma massa oscilante apoiada em um rolamento com 7 esferas.
Durante a Crise do Quartzo, as empresas suíças precisavam de um movimento com melhor performance e cuja construção fosse mais simples. Baseando-se no calibre 1466, o engenheiro Anton Bally projetou um novo mecanismo, lançado ao mercado em 1975 e denominado ETA 2892. Este possuía 28 mm de diâmetro e 3,6 mm de espessura, o que o tornava o mais fino do mundo produzido em massa.
A moda dos anos de 1980, no entanto, passou a exigir relógios cada vez menores. Em 1983, então, a ETA alterou seu projeto, lançando ao mercado o calibre 2892-2, que possuía apenas 25,6 mm. As mudanças, porém, comprometeram a eficiência de carga do movimento… Pouco tempo depois, então, a ETA mais uma vez reprojetou o mecanismo e aumentou a massa do seu rotor, denominando-o 2892A2.
Em 1994, buscando retomar posição no mercado de luxo, a Omega iniciou tratativas com George Daniels para implementação do escapamento coaxial em seus relógios. A marca, porém, não podia aguardar as etapas de desenvolvimento de um complexo mecanismo para voltar a competir na alta gama. Então, aperfeiçoou o sistema de carga do 2892A2, adicionando 2 rubis ao eixo do tambor de corda e um menor rolamento ao rotor, acabamentos estéticos, e lançou o calibre 1120, que passou a equipar os modelos Constellation e Seamaster. Enquanto isso, tentava conceber um modo de adaptar o novo modelo de escapamento ao 1120, o que só veio a ocorrer 5 anos depois, em 1999. O novo calibre, denominado 2500, tornou-se o primeiro com escape coaxial produzido em série da história.
Comprei este Planet Ocean, equipado com calibre 2500, durante o GP de Mônaco de 2008. Nos anos de 1980, a BMW equipava os carros de Fórmula 1 com motores projetados em 1960, aos quais turbocompressores eram adaptados. O ETA 2892 é o “motor turbo” da relojoaria, em constante evolução para melhor performance.
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220107/8c10eb8d56aa2f51998d6a0568c6caec.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220107/2e295abc8ea9d6aecd2f13afba8d8fa1.jpg)
Como sempre Flávio,  você sempre nos brindando com matérias esclarecedoras.
Eu sou suspeito, pois gosto do 2500. Tive PO com Co-Axial 8500, mas não me adaptei ao peso e altura, que o torna desajeitado no meu pulso fino.
Já o Co-Axial 2500 no SMP300 é perfeito pro meu gosto. Além de que na série 2500D se tornou muito mais preciso.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Título: Re:ETA 2892 das origens aos dias atuais
Enviado por: Devenalme Sousa em 07 Janeiro 2022 às 18:32:36
Belo relógio com um movimento fantástico. Quanto custava em 2008 e quanto custa atualmente um PO? Aliás, ainda é produzido o PO com o calibre 2500?
Título: Re:ETA 2892 das origens aos dias atuais
Enviado por: flávio em 07 Janeiro 2022 às 20:21:42
Belo relógio com um movimento fantástico. Quanto custava em 2008 e quanto custa atualmente um PO? Aliás, ainda é produzido o PO com o calibre 2500?

No Instagram eu postei a nota fiscal: 2500 euros. Menos os 13% do Vat de Mônaco, saiu por uns 2200 mais ou menos...
Título: Re:ETA 2892 das origens aos dias atuais
Enviado por: Adriano em 09 Janeiro 2022 às 13:58:46
E de quebra, o 2892 tem um dos melhores fatores "Q" do mercado até hoje. Seu desempenho cronométrico deixa no chinelo quase qualquer calibre de manufatura nesse quesito (desde que comparado com reguladores e espirais de mesmo tipo).

E mais: as últimas encarnações dessa máquina com espiral de silício e balanço de inércia variável, pela Longines, são um espetáculo.

Abs.,

Adriano
Título: Re:ETA 2892 das origens aos dias atuais
Enviado por: Devenalme Sousa em 09 Janeiro 2022 às 21:22:16


E mais: as últimas encarnações dessa máquina com espiral de silício e balanço de inércia variável, pela Longines, são um espetáculo.

Abs.,

Adriano
[/quote]

Adriano,  esse movimento que vc refere é o L888.2, que funciona a 3,5 Hz?
Título: Re:ETA 2892 das origens aos dias atuais
Enviado por: flávio em 10 Janeiro 2022 às 10:41:20
Isso. Mas salvo engano o L888 com silício é o L888.5. Porém, como devem ter percebido no meu texto, desde sua concepção o sistema de carga do 2892 o aterroriza como um fantasma... Eu não sei se os 2892 atuais, na designação estranha que a marca usa agora (ETA 031), melhoraram isso, como a Omega fez com o 1120. Digo isso porque o grande problema do movimento não está na sua capacidade cronométrica, que é indiscutível, mas na sua capacidade de deixar o usuário na mão em pouco tempo (dois, três anos de uso), com um carregamento insuficiente.


Flávio
Título: Re:ETA 2892 das origens aos dias atuais
Enviado por: Daniel em 10 Janeiro 2022 às 13:05:25
Isso. Mas salvo engano o L888 com silício é o L888.5. Porém, como devem ter percebido no meu texto, desde sua concepção o sistema de carga do 2892 o aterroriza como um fantasma... Eu não sei se os 2892 atuais, na designação estranha que a marca usa agora (ETA 031), melhoraram isso, como a Omega fez com o 1120. Digo isso porque o grande problema do movimento não está na sua capacidade cronométrica, que é indiscutível, mas na sua capacidade de deixar o usuário na mão em pouco tempo (dois, três anos de uso), com um carregamento insuficiente.


Flávio

Olá! Não sei se o L888.5 utiliza balanço em silício; eu tenho certeza do L888.4 usa: https://www.hodinkee.com/articles/longines-spirit-automatic-40mm-hands-on

Daniel