Menu principal
Menu

Mostrar postagens

Esta seção permite que você visualize todas as postagens feitas por este membro. Observe que você só pode ver postagens feitas em áreas às quais tem acesso atualmente.

Menu Mostrar postagens

Mensagens - LUIS_TAMANINI

#1
Opss! Flavio, eu realmente acredito que eles numca tenham fabricado "comercialmente" um astronomico, eu me refiro aos de paredes convencionais, pois tenho um  desta marca, que não consigo descobrir detalhes de sua fabricação, e imagino que talvez você saiba quem possa saber, eu até imaginei que o Gravina possa saber, pois li um comentário dele que eles nos "seus tempos passados"  quando erá aprendiz cansou de desmonta-los.
As poucas informações que tenho que ele deva ser da decada de 20, mas isto ainda é um "chute" de um relojoeiro amigo meu.
Se puder ajudar ou me indicar o caminho das pedras, agradeço.
Valeu!
#2
OPss! Beleza Flavio!
Eu sempre acreditei que a densidade do ar(neste ponto a pressão barometrica se encaixa) fosse a maior responsavel pela variação, tendo em vista que a madeira possue com coeficiente de dilatação "para alguns" despresivel.
Mas tudo bem... aproveitando a deixa.... não sei se posso pergunta aqui, mas ... você sabe como indentificar o ano de fabricação de um Junghans de parede?
#3
Olá amigos!
Eu observei o inicio do tópico e reparrei que o assunto se desvio um pouco do tema original... pois bem, a temperatura e a umidade influenciam da seguinte maneira: elas alteram a "densidade do ar". Como assim? Vocês devem estar pensando. Pois bem o disco do pendulo já possue um formato "um pouco aerodinamico" apropriado para a função dele que seria segurar a velocidade do sistema. A regulagem padrão é subir o disco para acelerar e abaixar para retardar, mas tente manter o disco do pendelo na mesma altura e desloque o disco 2 mm a mais do centro do seu alinhamento(girar o disco em relação a haste de madeira)... irá mudar a aerodinamica dele em relação a sua tragetoria, tendo maior "area de contato" com o ar na sua trajetoria. É o mesmo que fazer um boeing 747 com o bico quadrado.
Opss! Já estava fugindo do assunto. O pior vilão mesmo é a umidade para este tipo de relógio. A temperatura baixa faz a água no ar ficar mais ou menos densa, aumentado ou diminuindo o efeito de "arrasto" do pendulo, se colocar-mos o mesmo sistema em um ambiente desprovido de umidade e oscilar-mos a temperatura ela irá agir somente com mais intesidade na lubrificação, o latão e aço utilizado na sua confecção toleram as mudanças, tanto que é por isso que eles são usados na sua fabricação. Mas o lubrificante muda a sua densidade facilmente mas ainda assim não o bastante para alterar o desepenho do sistema... lógico se você estiver usando o lubrificante correto.  Ainda com relação a umidade , se a haste/varão do pendulo for de madeira e se ela estiver com o seu tratamento/envernizamento danificado, a haste pode absorver umidade do ar, alterando o seu comprimento.
Por isso é comum em dias quentes o relógio de parede acelerar e em dias frios atrazar, pois ocorre a mudança da densidade do ar.
Valeu?
Abraços.