Muito bom seu comentário. Bastante esclarecedor. Obrigado pelas dicas.
Citação de: Adriano online 02 Maio 2012 às 12:10:04
A proporção pode variar de acordo com a fórmula, pois pode-se usar outros aditivos como ácido oleico e acetona. Mas se for ficar no básico, eu diria que para cada litro de água, use uns 70ml de amoníaco concentrado e uns 30 a 40ml de detergente. Pode ser detergente de louça, mas é preferível usar o mais neutro possível, com pouco cheiro e sem corante.
Sempre enxague bem essa solução com água.
Se quiser melhor efeito, pode-se adicionar o ácido oleico e a acetona na mesma proporção que o detergente, ou seja, 30 a 40ml de cada.
Pode-se ainda fazer a mesma mistura concentrada, com meio litro de água ao invés de 1 litro. E aí, na hora de usar, misture o concentrado 1/2 a 1/2 com água.
O certo mesmo é usar água destilada. Caso não tenha acesso, use água de torneira mas antes ferva ela bastante para evaporar o cloro.
Minha opinião é que, a não ser que você vá usar quantidades muito grandes e com rapidez, simplesmente o trabalho de ir atrás dos ingredientes e o custo não vale a pena. Pois não adianta guardar o líquido por meses pois mesmo em uma vasilha fechada, a solução vai perdendo efeito, principalmente a amônia. Não adianta nada. Tem que fazer e usar em questão de semanas, e para usar um litro de solução, haja revisões!
Vale mais a pena comprar logo um vidrinho de solução Araújo concentrada.
Observação: não use solução com amônia em relógios antigos demais, tipo anteriores a 1850, por causa do tipo do latão usado nessa época. A amônia pode causar defeitos estruturais nas peças.
Abraços!
Adriano