Citação de: Adriano online 30 Dezembro 2014 às 13:41:57
Há fundos impossíveis de não deixar marca mesmo com a ferramenta específica do fabricante. O clássico fundo de rosca com "dentes" como esse da foto. O fabricante faz polimento jateado dentro dos dentes. A ferramenta é de aço duro, não de inox. Mesmo fazendo tudo certo, mesmo usando um plástico entre a ferramenta e a tampa, se ela estiver muito apertada, pode marcar, seja o fundo do dente, ou sua lateral. Se isso for inevitável, resta corrigir o problema no polimento antes de devolver.
Agora, o projeto ajuda. A antiga tampa dos Seamaster James Bond tinha furos ao invés dessas fendas/dentes. A ferramenta encaixava direitinho no vão, sem atrito. Era muito difícil marcar. O que não se deve, nunca, é apertar demais. Nenhum relógio vem de fábrica com a tampa de fundo apertada "até sair sangue" pois isso não faz vedar mais. Apenas faz deformar mais os dentes na hora de abrir e fechar. Ainda assim há relojoeiro que acha que tem que apertar até se pendurar no volante...
Enfim. A melhor opção é projetar direito. Um tipo exemplar de tampa de fundo de rosca é da Bvlgari. São oitavadas e as ferramentas (como uma chave de boca) são de Delrin (plástico). E feitas para serem apertadas apenas com a mão. Ou seja, não é apenas improvável marcar, mas sim, IMPOSSÍVEL. Pode ser de ouro, de titânio... tampa sempre perfeita.
De todo modo, tem que se fazer de tudo para não marcar, mas às vezes é inevitável. A saída é consertar, se isso acontecer. O cliente leva o relógio para ser consertado, não estragado.
Abraços!
Adriano
Citação de: flavio online 30 Dezembro 2014 às 12:58:29
Olha, metal com metal tende a arranhar, nas melhores famílias. Portanto, não é incomum, mesmo usando a técnica, uma chave de abertura de tampa marcar um pouquinho a caixa. Porém, é obrigação do relojoeiro entregar-lhe o relógio como recebeu e, neste caso em particular, um simples "rouge" (polimento local e superficial) resolveria o problema. Peça então para o cabra fazer.
Flávio
Talvez essa bola seja a solução para não arranhar. Tem um outro relojoeiro que vou que utiliza ela, alguns aqui acho que o conhecem, o Derli e o Omar.