tem um outro aspecto corporativo que precisa ser considerado.
fui procurar, por curiosidade, se a Vacheron Constantin era uma empresa "independente" ou parte de um conglomerado e descobri que ela é da Richemont, dona de Cartier, Montblanc, Panerai, IWC e Jaeger-LeCoultre, entre outras marcas.
nesse caso, a abertura da loja é facilitada pela possibilidade de uma outra marca do grupo, de maiores volumes, compensar um eventual prejuízo com a loja brasileira da VC. aí a abertura da loja se justifica pela necessidade de estar presente. nós sabemos que Vacheron Constantin é altíssima relojoaria, do nível de uma Patek Philippe. comparando ao citado mercado de carros, talvez uma Bentley (do grupo VW) ou uma Lamborghini (idem).
aliás, tá aí o Bugatti Veyron para dar o melhor exemplo: o grupo VW perdeu dinheiro em cada unidade vendida desse carro. por que o fizeram? para mostrar quem manda em termos de engenharia, tecnologia e refinamento, dando uma percepção de qualidade a outras marcas do grupo. questão de imagem. o Audi R8 vende poucas unidades, mas quanta gente não foi a uma concessionária da marca e saiu com um A1, A3 ou A4? quantos Explorers e Submariners não foram vendidos para quem se apaixonou por um Daytona bem mais caro?
e você precisa dar as caras para ter recall, como já falaram do Ozwald Boateng. de um jeito ou de outro, a loja da VC no Brasil pode se pagar.
fui procurar, por curiosidade, se a Vacheron Constantin era uma empresa "independente" ou parte de um conglomerado e descobri que ela é da Richemont, dona de Cartier, Montblanc, Panerai, IWC e Jaeger-LeCoultre, entre outras marcas.
nesse caso, a abertura da loja é facilitada pela possibilidade de uma outra marca do grupo, de maiores volumes, compensar um eventual prejuízo com a loja brasileira da VC. aí a abertura da loja se justifica pela necessidade de estar presente. nós sabemos que Vacheron Constantin é altíssima relojoaria, do nível de uma Patek Philippe. comparando ao citado mercado de carros, talvez uma Bentley (do grupo VW) ou uma Lamborghini (idem).
aliás, tá aí o Bugatti Veyron para dar o melhor exemplo: o grupo VW perdeu dinheiro em cada unidade vendida desse carro. por que o fizeram? para mostrar quem manda em termos de engenharia, tecnologia e refinamento, dando uma percepção de qualidade a outras marcas do grupo. questão de imagem. o Audi R8 vende poucas unidades, mas quanta gente não foi a uma concessionária da marca e saiu com um A1, A3 ou A4? quantos Explorers e Submariners não foram vendidos para quem se apaixonou por um Daytona bem mais caro?
e você precisa dar as caras para ter recall, como já falaram do Ozwald Boateng. de um jeito ou de outro, a loja da VC no Brasil pode se pagar.