Bonito esse hein
Enviado de meu motorola one vision usando o Tapatalk
Enviado de meu motorola one vision usando o Tapatalk
Esta seção permite que você visualize todas as postagens feitas por este membro. Observe que você só pode ver postagens feitas em áreas às quais tem acesso atualmente.
Menu Mostrar postagensCitação de: flávio online 16 Novembro 2021 às 13:17:34Entendi! Hoje isso seria impossível pelos padrões swiss made certo? Pois a montagem final tem que ser lá né?
Não. A empresa operava na ZFM... Os movimentos vinham montados da Suíça, com mostrador e tudo e apenas encaixados aqui, em caixas fabricadas aqui.
Citação de: flávio online 14 Outubro 2021 às 14:26:29
Post que publiquei hoje no @relogiosmecanicos
Em um relógio mecânico de pedestal, o dispositivo responsável por efetivamente "marcar o tempo" é o pêndulo, que movimenta-se de um lado para o outro em uma frequência constante. Nos relógios de pulso, por razões práticas, uma roda chamada "balanço" assume esta função, cujo arco teórico de vibração é de 360º. Em um relógio mecânico, no entanto, por questões relativas a projeto, o arco ideal de vibração situa-se entre 275º a 310º quando colocado na posição horizontal (mostrador para cima ou para baixo). Nas posições verticais (coroa para baixo, para cima, para a direita ou para a esquerda), admite-se uma queda de até 45º, em virtude da maior fricção no eixo do balanço. A "amplitude", o nome dado ao ângulo de oscilação do balanço, é o melhor parâmetro (mas de forma alguma o único...) para aferir a "saúde" de um relógio: à medida que os lubrificantes do mecanismo se deterioram, o atrito no sistema aumenta, acarretando uma diminuição do ângulo. Este parâmetro pode ser verificado na coluna 1, em seis posições, indicadas na coluna 2 através de desenhos, tendo como referência o mostrador e coroa do relógio. O boletim de marcha, relativo a um Longines Avigation equipado com movimento ETA 2894, indica amplitudes mais altas do que o aceitável, o que é explicado pela inserção errada do "ângulo de levantamento" no aparelho de teste (item 3, indicando 52º, sendo que o correto para este movimento seria de 51º). O "ângulo de levantamento" corresponde à porção do curso de oscilação do balanço no qual este gira conectado ao escapamento. Este parâmetro deve ser inserido pelo relojoeiro no teste. A coluna 4 indica as marchas diárias médias (adiantamentos e atrasos) em cada posição (a título de exemplo e simplificando ao extremo alguns conceitos, um excelente relógio certificado pelo COSC deve manter uma marcha diária média em todas as posições entre -4/+6). A coluna 5 indica a "abertura do escapamento", ou seja, a diferença, em milisegundos, entre a oscilação do balanço para um lado e para o outro (ideal até 0.8ms). Finalmente, a coluna 6 indica diversos "delta" (médias de marcha entre posições), bastante úteis para detectar problemas nos relógios.
Citação de: bouske online 12 Outubro 2021 às 15:32:23