Menu principal
Menu

Mostrar postagens

Esta seção permite que você visualize todas as postagens feitas por este membro. Observe que você só pode ver postagens feitas em áreas às quais tem acesso atualmente.

Menu Mostrar postagens

Mensagens - Octávio Ferraz

#1
Muito legal. Gostei. Se possível poste foto com o relógio no pulso
#2
Fórum principal / Res: Tamanho de relógios
21 Outubro 2025 às 22:39:07
É aquela história, em regra a pessoa não vai almoçar o mesmo prato todos os dias, é bom ter certa variedade. Se utilizo um relógio pequeno por uma semana, depois disso, mesmo um de 40' soaria grande, mas no começo apenas, e pelo contraste... em termos de hábito a coisa se assenta.
De todo modo, acredito que a Orient trabalhe numa margem boa até.
Gosto das linhas Spirit-Longines e Black Bay-Tudor, ambas dispõem de alguns casos de mesmos relógios, dimensões diferentes. Daí, fica bem a gosto do freguês. Lançaram um Flyback de 39mm, sendo que há uns anos Longines tinha certos cronógrafos de 44, 45mm, da coleção Master.
Além do mm da caixa, gosto de olhar também e sobretudo altura e distância entre os pinos.
Quanto à altura, além de questões de ergonomia e aparência, talvez isso denote sofisticação do movimento. Não me entra na cabeça o Tentagraph da Grand Seiko ter 15,4 de altura. Nessa faixa de preço, não.
#3
Bom texto. Os independentes e inovadores são muito careiros também. E a quem não tem uma coleção legal fica difícil fazer essa diferenciqção entre paixão distanciada e um objeto tangível nas mãos.
#4
Fórum principal / Res: CLUBE DO ORIENT
09 Outubro 2025 às 16:20:58

Gosto do Mako 40', em especial nesta cor. Ainda que no Brasil o preço distorça o custo-benefício. Mesmo que o acabamento e bracelete não sejam nenhuma brastemp... teria.
#5
Acredito que a moda vai pegar para Rolex também. Olha o Land-Dweller...
#6
boa discussão! O imperativo de mercado que comanda isso, de diferenciação do que é automático/mecânico.
De todo modo, de minha parte, não acredito que um Prospex da vida com fundo transparente (Alpinist, por exemplo) perca em robustez por ser assim. Por outro lado, tem um apelo de ver o movimento sobretudo nos casos extremos: para as pessoas que estão com o primeiro relógio, o que acaba induzindo a curiosidade pela parte mecânica da coisa; e, claro, no caso dos modelos muito sofisticados, cujos minucioso trabalho de acabamento e engenhosidade ficam à mostra, sendo objeto de contemplação tanto quanto do mostrador.
Não dá para entender que o Otsuka Lotec No.6 tenha fundo transparente. De modo geral, prefiro fundo em aço também, com um desenho legal, até para dar uma ilusão de que aquilo é singular e único, a maior parte dos movimentos se repete nos relógios.
#7
Fórum principal / Res: Livros de relojoaria
04 Outubro 2025 às 14:03:45
Chegou certinho aqui, gostei do material, parece muito bom o livro. Ainda não li Dom Quixote, mas ando querendo ler em breve este de relojoaria.
#8
Fórum principal / Res: Livros de relojoaria
17 Setembro 2025 às 12:12:06
Olá! Também comprei o livro, tenho recebido algumas notificações por e-mail. A última foi de "Controle de qualidade finalizado". Atualizo aqui quando ou se vou receber. É uma pena, né. O livro parece muito interessante, mas o relacionamento com cliente deveria ser sempre prioridade por parte das empresas. 
#9
Em minha desimportante opinião, a coisa advém de esfera de outra abrangência, há um cenário, um moinho satânico que, muito antes de se desdobrar nos efeitos descritos no seu texto, cristaliza a mercantilização e financeirização do próprio tempo. Se os preços, calcados na especulação, são inacessíveis para gente normal, o entretenimento gerado, por sua vez, está nas mentes e mãos, e assim, o mundo da relojoaria se reduz a uma diversão distinta, competindo com outros passatempos quaisquer, como assistir a vídeos de visitas a mansões, conserto de sapatos, criação de galinhas. E possíveis escapes, contrapontos, com tendências de gostos, gradações de maturidade do consumidor, aprendizagem etc., disseminam bolhas segmentadas, também no seio da rentabilidade...
Os influenciadores podem até ter certa inclinação crítica ou discernimento comparativo a respeito da qualidade dos relógios. Mas, os influenciadores estão dentro de um contexto de métricas e desempenho, e seu triunfo se deu exatamente nesse mesmo ambiente cronicamente distorcido. Sistematicamente, têm que seguir o compasso da música dos números. O peso de um ingenieur na casa dos 80k, ou mesmo de um Cartier a bateria a 60k, não recai por sobre quem está no palco, é um fardo para quem está na plateia e, contudo, dispõe, com todo esse espetáculo circense armado, de um remédio contra o tédio. O canal do Andrew Morgan, por exemplo: ele tem esses atributos referenciados por você, mas observe as thumbs dos vídeos, os títulos. Há algo que ele não consegue contornar, tem que seguir uma abordagem apelativa.
#10
Citação de: igorschutz online 19 Agosto 2025 às 15:46:00Bem bonito. Foi aquele do ML?
Sim. Foi inesperado. Ainda por cima, não da forma imaginada por mim quando pensava neste relógio. De todo modo, o atendimento foi bom, por tudo que vi até aqui, diria que são sérios e tal.
Quase tudo da linha Heritage acho bem legal. Uma pena ser tão difícil de conseguir no Brasil... e via importação satura muito o preço 
#11

Primeiro suiço, conheci este modelo graças a um tópico antigo aqui do fórum.
Não é tão alto quanto as imagens e números sugerem, por outro lado ao vivo é um tanto esportivo...
#12
me espanta neste fórum o diligente esforço para receber da pior maneira possível os novatos.
#13
ótima notícia! Vou tentar comprar.
#14
Quer dizer que... poxa, que desilusão, a história da katana era maravilhosa...
De todo modo, muito boa referência ao clássico, apesar dos apelos puramente mercadológicos.
#15
obrigado por compartilhar! belo texto, se bem que saí da leitura meio triste...
#16
Fórum principal / Res: O paradoxo do luxo
03 Junho 2025 às 23:18:57
boa reflexão. Gosto de recordar de um trecho de um filme do Jacques Tati segundo o qual as notícias realmente boas precisam de tempo para acontecer, e nem sei a letra de minha geração, tampouco os ecos dessas polêmicas vazias semanais, sinto que a seiva por detrás do aspiracional tem lá os seus limites... em todos os sentidos.
#17
Fórum principal / Res: NOVO DIVER AUTO DA TECHNOS
02 Junho 2025 às 17:41:35
gostei, mas de minha parte 43mm ainda é um impeditivo. Poderia ser menor e com fundo tampado.
#18
Citação de: Betocd online 29 Maio 2025 às 15:23:29Interessante esse Corvus bRasil. Não conhecia.
São 100% confiáveis ?

Fazendo gambiarra pelo Jomashop ou comprando pelo bom corvusbrasil.com/, por exemplo, os relógios de ~3,5k USD acabam por chegar aqui por ~25/30k BRL, do que tenho visto no caso da Longines.

de
Olá! Então, comprei um relógio lá, chegou tudo certinho. Eu voltaria a fazer uma compra, sem hesitar. Dá para garimpar bons preços, Tissot compensa muito por lá, por exemplo, se comparado aos preços dos relógios no Brasil.   
Tem que ficar de olho no prazo de entrega, pode ser que demore.
Mas o que mais gosto é do atendimento, o Rômulo sempre me foi solícito, respondendo até quando perguntava sobre possíveis modelos a determinada faixa de preço, em característica tal.
#19
Legal, compartilho de sua percepção.
É uma boa notícia, não significando um caminho fácil. O que me desapontou foi que não houve mudança no site. 
Uma coisa que me assusta são as réplicas do Master Collection Moonphase, direto vejo anúncio de algum. Do Hydroconquest nem se fala. E claro, às vezes vêm de forma velada.
Fazendo gambiarra pelo Jomashop ou comprando pelo bom corvusbrasil.com/, por exemplo, os relógios de ~3,5k USD acabam por chegar aqui por ~25/30k BRL, do que tenho visto no caso da Longines.
#20
Fórum principal / Res: Relógios chineses
21 Maio 2025 às 20:53:23


Merkur, com uns modelos bem interessantes, alguns com complicações distintas. Este é mais simples, com um acabamento surpreendente, a pulseira apenas não é boa. O movimento mecânico ao longo de poucos meses de pouco uso não apresentou nenhum problema. Destaque para concepção de coroa e fundo tampado onde há panda e tudo...