Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - raulfragoso

Páginas: 1 ... 25 26 [27] 28
521
Fórum principal / Re:Que relógio você está usando hoje?
« Online: 24 Setembro 2016 às 15:01:40 »
Escolhendo sapatos pra hoje ???


522
Fórum principal / Re:Dúvida sobre valorização de um relógio
« Online: 24 Setembro 2016 às 13:24:56 »
Faço coro às opiniões anteriores, ou seja, relógio deve ser visto como bem de consumo, pois é certo que sofrerá desvalorização ao longo do tempo.

Portanto jamais compre ou colecione relógios como forma de investimento - e digo investimento no sentido estrito da palavra, ou seja, obter lucro com a revenda no futuro.

Outra coisa importante que foi mencionada pelo Paulo Sergio é a questão do uso. Se você comprar um relógio pensando como forma de investimento, você jamais poderia usá-lo tranquilamente. E é aí onde acaba todo o prazer de ter um relógio: tê-lo pelo simples fato de possuí-lo guardado em alguma caixa ou cofre.

Algumas marcas têm um histórico de sofrer menor desvalorização, como Rolex e Patek Philippe, mas isso também varia entre cada modelo, período que foi lançado, estado de conservação, etc. Há uma chance bem maior de você obter algum lucro futuro caso o relógio em questão seja raro, ou mesmo alguma criação única, tida como peça de arte, mas daí já estaríamos falando de peças muito caras.

Os seguintes artigos (em inglês) podem ajudar também:

http://time.com/money/4058109/watches-value-rolex-investment/
http://www.watchtime.com/blog/fratello-friday-which-watch-brands-are-most-likely-to-increase-in-value/


523
Botequim / Re:Qual caneta você está usando hoje?
« Online: 22 Setembro 2016 às 23:05:45 »
Seja bem vinda, primavera!  :D


524
Fórum principal / Re:Qual a quantidade de relógios ideal para uma coleção ?
« Online: 22 Setembro 2016 às 14:52:50 »
Aí é que está... devemos tentar é mudar "O" país ao invés de tentarmos mudar "DE" país...

Acho que eu fui um pouco simplista com minha afirmação sobre "mudar de país", mas já que a discussão está se aprofundando, deixe-me colocar a coisa num contexto mais específico.

Eu morei em outro país (Austrália) por alguns anos, e continuo trabalhando para a mesma empresa de lá, já faz uns 14 anos. Ou seja, "mudar de país" não estaria condicionado a alguma eventual oportunidade, mesmo hoje. Mas ao invés de continuar por lá, eu me mudei de volta para o Brasil quando me casei em 2007, e resolvi me estabelecer com a família na pequena cidade natal da minha esposa, aqui no interior de SP. Fizemos isso porque a qualidade de vida aqui é excelente, e nossos filhos também poderiam crescer perto dos avós, tios e primos, o que acreditamos ser muito importante pra eles.

Agora deixa eu voltar um pouco a história e o contexto. Antes de ir para a Austrália em 2003, eu sempre morei na cidade de São Paulo, onde nasci e cresci num bairro de periferia na zona oeste, até os meus 25 anos de idade. Eu vi de perto como a violência cresceu na minha vizinhança, assim como crescia no resto da cidade e do país. Ainda quando estava no ginásio de uma escola pública, eu via traficantes vendendo drogas na porta da escola quase todos os dias, eu também vi colegas de classe começando a usar drogas (ali foi o começo do fim para alguns deles), ou mesmo almejando uma posição como traficante também, a única coisa que eu não via todos os dias era a polícia.
 
Eu tive a sorte de ter pais que, apesar de ambos trabalharem fora (meu pai durante o dia como pedreiro, minha mãe à noite num hospital como enfermeira), eles se preocupavam com a criação e educação dos filhos, e faziam o impossível para estarem presentes nas nossas vidas, então eu e meus dois irmãos menores conseguimos escapar relativamente ilesos enquanto crescíamos ali. Com 14 anos, eu comecei a trabalhar e pude pagar um curso noturno do ensino secundário técnico, num colégio de melhor qualidade, próximo ao centro da cidade. Eu entendia que minha única chance era investir e me dedicar aos meus estudos. Para voltar da escola pra casa, eu tinha que pegar dois ônibus, e como a aula terminava às 11h da noite, era comum chegar em casa por volta da 1h da manhã. Quase toda semana o ônibus era assaltado. E no outro dia eu ainda tinha que acordar às 6h para também pegar um ônibus e trem lotados para ir trabalhar novamente.

Para resumir o resto da história, continuei com meus estudos, iniciei em uma promissora carreira como programador aos 16 anos e tive sucesso em minha vida profissional. Hoje, aos 37 anos, tenho o privilégio de trabalhar em casa (embora num fuso-horário diferente) por poucas horas, enquanto passo bastante tempo com meus 3 filhos pequenos.

Agora, se considerar todo o contexto do meu berço e da minha infância, posso dizer que sou uma exceção da exceção, praticamente ganhei na loteria, seria hipocrisia minha dizer que fui apenas um fruto da meritocracia. Eu tive um bocado de sorte.

Mas existe uma constante nessa história toda: a minha educação. Educação é a base, é o meio de transformação, e é o que justifica todo o resto. Não falo apenas da educação escolar, mas da educação moral e a formação do caráter. E novamente sou exceção, pois tive um pai que foi o meu maior exemplo de honestidade, um homem que tinha uma moral inabalável e um caráter incorruptível, além de ter uma mãe amorosa e caridosa, que sempre nos ensinou a praticar a bondade e a caridade através do bom exemplo para com o próximo.

É claro que não sou perfeito, também já dei meus tropeços, principalmente quando era mais novo, mas aprendi e continuo a aprender com meus erros, assim também posso ser um bom exemplo para meus filhos. Mas é exatamente quando a gente se torna pai e se dá conta de que o bom exemplo também é a exceção, é aí que você realmente começa a considerar o país onde seus filhos estão crescendo.

Sempre tento ensinar aos meus filhos que eles devem primeiro arrumar o próprio quarto antes de sequer pensar em criticar ou elogiar o quarto de seus amigos. Mas quando eles próprios começam a argumentar que quase todos seus amigos não arrumam o próprio quarto, ou que eles têm uma empregada ou a própria mãe que fazem isso por eles, é nessas horas que a gente se dá conta de que apenas o bom exemplo não é suficiente. É o meio em que se vive, não só em casa, mas na escola, nas ruas, nos círculos sociais, tudo isso exerce muita influência sobre eles. E isso tem um peso enorme, ao menos para mim.

Por fim, acho louvável esse espírito patriótico, de cultivar esse ímpeto de querer "mudar o país" antes de querer "mudar de país". Mas também penso que tal mudança está irremediavelmente atrelada a uma transformação cultural generalizada e profunda, e deverá levar algumas gerações até que se veja alguma mudança significativa. Talvez meus netos ou bisnetos possam finalmente ter um país visto da mesma maneira como eu vislumbrei a Austrália quando pude vivenciar de perto pela primeira vez a cultura de um país onde a corrupção, em qualquer esfera, seja a exceção e não a regra; onde 'jeitinhos' simplesmente são inaceitáveis; onde a lei é aplicada a todos, sem exceção; onde motorista dirigindo alcoolizado é realmente preso e impedido de dirigir novamente; onde leis ambientais são respeitadas, fiscalizadas e as transgressões severamente punidas; onde as obrigações tributárias, apesar de altas, não são sonegadas, e a arrecadação é corretamente aplicada sem desvios ou desperdícios. Podem chamar de "vira-latismo", mas é inegável o enorme abismo que há entre lá e cá. Se alguém discordar, gostaria muito de ouvir seus argumentos.

525
Botequim / Re:Qual caneta você está usando hoje?
« Online: 22 Setembro 2016 às 00:03:19 »
Realmente lindo! Me parece ser a pena de uma Aurora 88 moderna.

526
Fórum principal / Re:Que relógio você está usando hoje?
« Online: 21 Setembro 2016 às 20:34:01 »

527
Fórum principal / Re:Entrevista com Richard Mille no Revolution
« Online: 21 Setembro 2016 às 20:13:06 »
Eu também virei fã da marca exatamente pela audácia mercadológica, inovação tecnológica e a maneira única que o Richard Mille consegue agregar arte e tecnologia aos seus designs. O cara é praticamente um Christian von Koenigsegg da horologia.

528
Fórum principal / Re:Qual a quantidade de relógios ideal para uma coleção ?
« Online: 21 Setembro 2016 às 15:47:02 »
Que episódio lamentável, Jota. Obviamente fico feliz de você estar aqui hoje para poder contar.

Infelizmente esse é o retrato da violência no país, principalmente nos grandes centros. Me considero privilegiado por morar numa cidade de 20 mil habitantes no interior de SP, mas mesmo aqui a criminalidade também vem aumentando a cada ano.

Mas como você bem colocou, o medo de ser assaltado não pode nos deixar reféns para sempre. Devemos ter cuidado, sim, mas o dia que eu não me sentir mais à vontade para poder usar meus relógios diariamente, ao invés de mudar de hobby, eu mudarei de país.

529
Fórum principal / Re:Tag Heuer lança versão "acessível" do Mikrograph
« Online: 21 Setembro 2016 às 15:40:23 »
Com apenas 100 unidades dessa edição limitada, também acho difícil ter outras cores. Mas como o Flávio disse, é algo fácil e relativamente barato de trocar.

530
Fórum principal / Re:Qual a sua última aquisição?
« Online: 21 Setembro 2016 às 14:23:47 »
Muito bacana, Vargas. Parabéns!
Me faz lembrar da oportunidade que tive de comprar um SM300 da Watchco na Austrália em 2007, mas fiquei pensando demais e deixei passar.
Que você possa usar seu relógio com muita saúde, e por muitos anos.

531
Botequim / Re:Qual caneta você está usando hoje?
« Online: 21 Setembro 2016 às 14:16:13 »
Que maravilha! Parabéns!!!

Obrigado, Marcelo!

532
Botequim / Re:Qual caneta você está usando hoje?
« Online: 20 Setembro 2016 às 21:26:11 »


Infelizmente a luz artificial e a qualidade da câmera do meu celular não são suficientes para capturar a bela variação de tonalidades do celulóide desta caneta.

533
Botequim / Artigos de couro - mostre o seu
« Online: 20 Setembro 2016 às 01:06:24 »
Resolvi criar um novo tópico sobre artigos de couro pois não encontrei algo parecido aqui no forum. Talvez este assunto faça parte de algum outro tópico sobre EDC (Everyday Carry), se for o caso, peço a gentileza de algum moderador mover para lá.

Voltando ao assunto do tópico, como aqui há muitos entusiastas de canetas e charutos (além obviamente dos relógios), é bem provável que haja também usuários que goste ou colecione artigos de couro de qualidade, principalmente aqueles produzidos artesanalmente, que utilize tipos de couro mais exóticos, etc.

Eu vou começar mostrando um dos meus artigos favoritos, que é a minha mala de uso diário. Trata-se de uma Saddleback Leather Classic XL Chestnut Briefcase, que eu comprei em 2009 e tem sido a única mala que uso desde então. Ela já me acompanhou a 3 continentes e 8 países diferentes nestes últimos 7 anos. O couro é full-grain da melhor qualidade, e o design, apesar de rústico, é bem funcional (dá até para transformar a mala em uma mochila - procure no youtube por saddleback briefcase backpack).

Essa foto dela é de 2011:



Já essa aqui é mais recente, feita a 2 meses atrás:



Não sei se dá para perceber, mas o couro está desenvolvendo uma patina muito atraente.
O slogan da Saddleback Leather é "the bag your children will fight over when you're dead", além de também exaltarem uma garantia de 100 anos. É um marketing bem feito, mas a qualidade da mala também é inegável, embora haja boatos de que a qualidade tenha caído um pouco nos últimos anos depois que a marca começou a ganhar mais notoriedade.

Agora mostrem o couro!

534
Fórum principal / Re:Qual o seu relógio mais elogiado?
« Online: 19 Setembro 2016 às 23:53:04 »
Triste admitir, mas sendo bem honesto, é um smartwatch, o meu Garmin Fenix 3  :o


535
Sou novo aqui e não tenho acompanhado essa discussão, mas eu ia citar exatamente o mercado de autopeças como exemplo nacional do mesmo tipo de problema.

536
Botequim / Re:Qual caneta você está usando hoje?
« Online: 19 Setembro 2016 às 17:18:39 »
Adorei o suporte, parabéns!

Muito obrigado! O suporte já tenho há uns 6 anos, design do Jac Zagoory, ainda é comercializado até hoje: http://www.jzpen.com/collections/pen-holders/products/atlas

537
Cara, que trabalho maravilhoso! É como se fossem relógios tatuados.

538
Botequim / Re:Qual caneta você está usando hoje?
« Online: 19 Setembro 2016 às 14:39:37 »

539
Botequim / Re:Qual caneta você está usando hoje?
« Online: 19 Setembro 2016 às 13:49:02 »
Começando a semana com a 149


540
Fórum principal / Re:Tissot Heritage 1936 no Hodinkee
« Online: 19 Setembro 2016 às 12:58:10 »
Também gostei bastante, e o design lembra muito um relógio de bolso. Também não aparenta ser muito grande, talvez por ter as bordas da caixa mais arredondadas.

Páginas: 1 ... 25 26 [27] 28