Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Tópicos - Jefferson

Páginas: [1] 2 3
1
Fórum principal / Como funciona um relógio mecânico
« Online: 03 Março 2024 às 10:38:53 »
O IPR fez uma seleção bem legal de videos explicativos do funcionamento de relógios mecânicos, algo que hoje encontramos com muita facilidade na internet, mas dentre estes videos tem uma perola de 1949 da Hamilton que é imperdivel, tanto pela didática quanto pelo valor histórico. Boa diversão...

https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/como-funciona-um-rel%C3%B3gio-mec%C3%A2nico

2
Uma outra noticia atrasada, mas não achei menção aqui no FRM, foi a aquisição do nome Universal Geneve por parte da Breitling que apanhou a indústria relojoeira de surpresa. Particularmente, da Universal Geneve só conheço um pouco da sua rica historia e algumas das suas contribuições para a relojoaria, mas sua reputação precede seu nome.

https://espiraldotempo.com/a-ressurreicao-da-universal-geneve-5-questoes-que-se-impoem/

3
Fórum principal / Um pouco atrasado! Previsões: o que nos espera em 2024
« Online: 18 Fevereiro 2024 às 09:17:49 »
Estava desatualizado das minhas leituras de relojoaria e afastado do FRM, mas no passado feriado do carnaval consegui me atualizar um pouco e achei interessante este apanhado que a Espiral do Tempo publicou no inicio de 2024 sobre as tendências para este ano.

https://espiraldotempo.com/previsoes-o-que-nos-espera-em-2024/

4
Fórum principal / Está em curso a Dubai Watch Week 2023
« Online: 18 Novembro 2023 às 19:09:40 »
Acontece nestes dias e até o próximo dia 20 de novembro aquela que é considerada por muitos a mais diversa e interessante evento relojoeiro da atualidade e pode ser acompanhado em direto nas diversas mídias disponíveis.

Aproveitem e segue um bom resumo do evento:
https://espiraldotempo.com/dubai-watch-week-2023-tudo-o-que-e-preciso-saber/

5
Fórum principal / Informações do calibre Seiko 6R64
« Online: 16 Julho 2023 às 19:50:10 »
A Seiko vem equipando alguns relógios da linha Presage com GMT, date pointer e reserva de marcha utilizando este calibre 6R64, que aparentemente é uma modificação da linha 6R.

Alguém aqui do FRM utiliza relógios com este calibre ou conhece para dar uma opinião? Tipo qualidade dos componentes/materiais, utiliza peças em polimero, histórico de problemas?

Saudações,

Jefferson.

6
Já publiquei aqui um tópico falando do relojoeiro independente Hervé Schlüchter e seu projeto Árvore da Vida, mas agora ele lança seu primeiro relógio e fala ele mesmo sobre o projeto e detalhes da sua construção. Está aí um relógio, que se fosse para o meu bico, amaria ter. Primeiro por todo o significado da sua criação e depois por ser construido manualmente e com recurso de várias artes tradicionais da relojoaria.

Segue link do IPR: https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/estreia-do-relojoeiro-herv%C3%A9-schl%C3%BCchter-com-l-essentiel-o-regulador-filos%C3%B3fico

Saudações,

Jefferson.

7
Fórum principal / Uma História da Publicidade Relojoeira
« Online: 18 Junho 2023 às 10:46:22 »
Para quem curte publicidade de relógios e também gosta de uma boa nostalgia, vejam esta seleção dos arquivos da publicação Europa Star e que através do autor Marco Strazzi abrange um século, de 1900 a 2000, e dividido em décadas. Muito legal!

Link do artigo no IPR: https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/uma-hist%C3%B3ria-da-publicidade-relojoeira

8
Fórum principal / Masahiro Kikuno e a arte da precisão manual
« Online: 19 Março 2023 às 09:48:32 »
Neste artigo estão reunidos alguns videos bem curtos mostrando o delicado trabalho manual de precisão realizado pelo relojoeiro japonês Masahiro Kikuno. Com muita habilidade e criatividade ele consegue simplificar atividades aparentemente complexas e normalmente realizadas por máquinas modernas.

O que me deixou mais impressionado foi todo o trabalho manual empregado para a produção de um único parafuso. Tem que ter mesmo muita paciência e capricho para todo esse trabalho.

https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/como-contruir-um-rel%C3%B3gio-por-masahiro-kikuno

Saudações,

Jefferson.

9
Fórum principal / Vinho e Relojoaria
« Online: 05 Março 2023 às 11:04:24 »
Muito legal este artigo do Nuno Margalha fazendo um paralelo de pontos em comum entre estes mundos tão distinitos, mas que deixam seus amantes tão apaixonados e inebriados.

"O vinho e os relógios podem pertencer a mundos muito distintos porém encontrámos dois pontos principais em comum: o envelhecimento e a personalização."

https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/vinho-e-relojoaria

10
Fórum principal / Watches & Wonders Geneva 2023
« Online: 05 Março 2023 às 10:58:22 »
Algumas informações e novidades para próxima edição do Watches & Wonders Geneva 2023. Além da lista das marcas participantes desta edição.

Só senti falta do Swatch Group que espero sua adesão no futuro.

https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/watches-wonders-geneva-2023

11
Fórum principal / Obras-primas da Jacob & Co.
« Online: 04 Março 2023 às 09:44:40 »
Uns amam, outros odeiam... São peças de mau gosto? Depende do gosto de cada um. Mas uma coisa que não podemos negar, é a engenhosidade e pericia técnica dos seus engenheiros, relojoeiros e artesãos.

Fico me perguntando, se alguém puder esclarecer, se estas peças tão complexas são duráveis/confiáveis ou precisam de manutenção constante. Me parecem frageis...

Eu adoro...

https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/obras-primas-da-jacob-co

12
Fórum principal / A bolha relojoeira
« Online: 19 Fevereiro 2023 às 10:05:20 »
Interessante artigo do Nuno Margalha no IPR avaliando a situação atual do mercado relojoeiro. Tenho uma impressão, mas não sei se real, que aqui no Brasil houve uma leve queda nos preços dos relógios de segunda mão. Já os novos, pelo menos para mim, nunca estiveram tão caros.

https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/a-bolha-relojoeira

13
Fórum principal / Derek Pratt, o gênio discreto, seu escape, seu H4...
« Online: 19 Fevereiro 2023 às 08:59:38 »
Excelente texto do Nuno Margalha no IPR. Dos grandes nomes da relojoaria do seculo XX, certamente um dos maiores e menos falado é Derek Pratt. Um super relojoeiro, versado em praticamente todas as habilidades da grande arte, tinha uma pura e genuina paixão pela mecânica.

https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/derek-pratt

14
Fórum principal / Será que a tecnologia SPIRATE™ da Omega é isso tudo mesmo?
« Online: 07 Fevereiro 2023 às 20:13:31 »
Tenho escutado muito sobre o recente lançamento do Speedmaster Super Racing da Omega e fiquei impressionado com a precisão de 0/+2 segundos por dia, mas ainda sinto falta de mais detalhes técnicos da tecnologia desenvolvida e sua história. Entretanto, no IPR tem um artigo bem resumido e introdutório sobre o tema.

https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/o-caminho-da-precis%C3%A3o

15
Fórum principal / Jaeger-LeCoultre: Se é para fazer, que faça bem feito...
« Online: 07 Fevereiro 2023 às 20:03:37 »
Já comentei em outros tópicos que as grandes marcas estão colocando seus tentáculos no lucrativo mercado de segunda mão, mas devo confessar que a ideia de dar uma nova vida aos relógios e manter viva a tradição da transmissão de geração para geração me atrai por vários motivos, desde puro romantimos, até por questões ambientais.

E não é que esta proposta da coleção "The Collectibles: uma nova vida para ícones Jaeger-LeCoultre" me pegou de jeito, apesar de ter consiência que não é para o meu bico. Mas de fato, se é para colocar as mãos no mercado de segunda mão, que faça em grande...

https://espiraldotempo.com/the-collectibles-uma-nova-vida-para-icones-jaeger-lecoultre/

16
Fórum principal / O renascimento do Power Design Project da Seiko
« Online: 05 Fevereiro 2023 às 08:46:43 »
Para os amantes de Seiko, segue artigo falando do renascimento do Power Design Project da Seiko, um projeto bem interessante que busca estimular a imaginação e criatividade dos designers da marca para novas possibilidades, algo tão necessário nestes tempos de tão pouca criatividade e dominio das vontades dos marketing e comercial das marcas.

Claro que não deixa de ser uma forma de buscar inspiração no passado, mas pelo menos achei bem interessante algumas das novas propostas.

O link do artigo:https://espiraldotempo.com/o-renascimento-do-power-design-project-da-seiko/

O link da página da Seiko com o design original e o renascimento:https://www.seiko-design.com/powerdesignproject2022/en.html

17
Fórum principal / Olho gordo no mercado de segunda mão - Parte 2
« Online: 01 Janeiro 2023 às 10:05:28 »
Primeiro foi a Rolex anunciando seu dito "revolucionário" programa de comercialização de suas peças em segunda mão, praticando obviamente os preços abusivos de mercado, e agora surge o projeto ReLuxury encabeçado por Fabienne Lupo que foi diretora do SIHH (Salon International de l’Haute Horlogerie, agora rebatizado Watches and Wonders) e presidente da Fondation de la Haute Horlogerie durante 15 anos, que tem o objetivo claro de estender ainda mais os tentaculos das grandes marcas, entre outras, no lucrativo mercado de segunda mão.

Grandes marcas como a Richard Mille, a Zenith e a Chronoswiss já participaram deste primeiro evento, além das grandes do mercado de segunda mão como eBay e WatchBox. A Richard Mille já tem duas boutiques dedicadas as peças de segunda mão, cujos preços ultrapassam em muito o das peças novas. É fim de mundo...

No artigo comenta: "E o certo é que há cada vez mais marcas relojoeiras a focarem-se na sustentabilidade das suas peças." Olha que forma bonita de chamar o que as marcas estão fazendo.

Definitivamente criaram olho gordo, mas não poderia ser diferente, era somente uma questão de tempo. Perde o consumidor final.

Segue o link do artigo:

https://espiraldotempo.com/salao-reluxury-e-a-economia-circular-do-luxo/?_gl=1*2shsxt*_ga*MzM1NDU1NzU5LjE2NzI1MjI0NDQ.*_up*MQ..

Segue o link aqui do FRM da iniciativa "revolucionária" da Rolex:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=16567.0


18
Fórum principal / E a rolex coloca a raposa para tomar conta do galinheiro
« Online: 10 Dezembro 2022 às 08:51:13 »
Não consigo evitar meu ceticismo nestes programas das grandes marcas, que o autor do artigo, provavelmente numa materia paga pela Rolex chama de revolucionário. Como assim?

Acho que Rolex criou olho grosso no lucrativo mercado de segnuda mão e pensou, se tem gente ganhando mais do que eu com meus relógios, quero minha parte neste negócio. E o autor ainda tem a cara de pau de escrever, não sei se por orientação da Rolex, que seus distribuidores oficiais poderão praticar os preços de mercado nos relógios de segunda mão, vendendo inclusive um usado mais caro que o mesmo modelo novo.

Fico me perguntando, onde o consumidor vai ganhar com este "programa revolucionário" da Rolex?

Como diz um amigo meu, é fim de mundo...

Segue o link do artigo:

https://espiraldotempo.com/rolex-revoluciona-o-mercado-de-segunda-mao/?_gl=1*8ix1e4*_ga*MTMwNjU1NzY5OC4xNjcwNjcxMTUw*_up*MQ..

19
Artigo informativo que saiu na Oracle Time com um breve resumo das principais marcas alemãs de relógios. As informações não são detalhadas, mas achei legal porque traça um panorama abrangente das principais marcas atuais.

Algumas nem conhecia, mas da relação gosto muito da A. Lange & Söhne, Moritz Grossman e Stowa.

Segue o link: https://oracleoftime.com/best-german-watch-brands/.

20
Uma boa oportunidade de conhecer um pouco da história do celebre artesão suiço Jean-François Bautte, seu legado para o trabalho artesanal e a bela peça que vai "a leilão pela Sothebys sob o Lote nº 1233, é descrita como um raro e importante telescópio extensível em ouro e esmalte com pérolas combinado com um relógio de bolso."

Segue o link:
https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/a-arte-de-bautte-moulini%C3%A9-e-moynier

Páginas: [1] 2 3