Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Tópicos - Jefferson

Páginas: 1 [2] 3
21
Foram divulgados os finalistas do Grand Prix d’Horlogerie de Genève 2022. Achei alguns relógios desta edição bem legais. Segue link do artigo publicado na Espiral do Tempo:

https://espiraldotempo.com/grand-prix-dhorlogerie-de-geneve-2022-os-nomeados/

22
Vejam que belos trabalhos artísticos e mecânicos dos relógios da coleção do Museu Calouste Gulbenkian publicados no Instituto Português de Relojoaria (IPR). Segue a link do artigo:

https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/rel%C3%B3gios-da-colec%C3%A7%C3%A3o-permanente-do-museu-calouste-gulbenkian

23
Fórum principal / Situação atual da Omega no Brasil
« Online: 16 Setembro 2022 às 08:31:37 »
Prezados Foristas,

Soube recentemente que a Omega encerrou suas atividades no Brasil e somente uma boutique Omega funciona em São Paulo através de alguns empresarios que assumiram o negócio.

Alguém saberia informar se procede esta informação? Qual a situação da Omega hoje e expectativas para o futuro?

E o mais importante, como vai ficar a assistência técnica? Será que existe risco de não ter mais assistência autorizada da Omega no Brasil? Se isso acontecer, como fica o fornecimento de peças?

Possuo relógio Omega de fabricação mais recente e planejo ter outros, mas sempre priorizo comprar relógios que tem assistência autorizada no Brasil e disponibilidade de peças de reposição. Nunca se sabe quando vamos precisar substituir um componente importante.

O que me deixa mais frustado e motivo de ter aberto este tópico é a completa falta de informação quanto a situação das marcas aqui no Brasil, tudo parece uma caixa preta. São relógios caros... Como clientes ficamos a ver navios, sem informação, sem saber o que está acontecendo ou vai acontecer. Então, ficamos sem saber o que é verdade ou boatos...

Sou grande fã da Omega e seria muito importante se puder contar com a opinião e informações dos foristas.

Saudações,

Jefferson.

24
Fórum principal / Relógio de bolso do nosso tempo
« Online: 11 Setembro 2022 às 13:15:38 »
Vejam que interessante este conceito de relógio mecânico de bolso que nos faz refletir um pouco sobre a ideia que os smartphones são os relógios de bolso contemporâneo.

Na Espiral do Tempo: https://espiraldotempo.com/relogio-de-bolso-do-nosso-tempo/

No site da marca: https://code41watches.com/

25
Fórum principal / Coleção de somente um relógio
« Online: 08 Setembro 2022 às 08:02:44 »
Prezados,

Acredito que ainda não tenha nenhum tópico aqui no forum com este tema. Pelo menos não lembro de ter visto algo parecido. Caso tenha, peço aos moderadores, se possível unificar com este meu novo tópico.

Seguindo a onda do minimalismo, artigos e videos no youtube, sempre me deparo com esta questão. E se você tivesse que escolher um único relógio, qual seria sua escolha?

No meu caso ainda não tenho um eleito definido e talvez por isso coloque aqui este questionamento, mas certamente seria um tool watch com função GMT.

Um lançamento recente da Tudor tem me deixado bastante inclinado em elegê-lo, que é o Black Bay Pro.

Qual seria sua escolha?

Saudações,

Jefferson.

26
Achei o relógio esteticamente arrojado, bem construido e muito bacana a concepção e apresentação técnica dos dois cronografos simetricos e totalmente independentes. Mas, não consegui entender como funciona a opção Sequential, que supostamente tornaria este primeiro cronografo da MB&F tão inovador.

Será que algum dos foristas, certamente mais inteligente que eu, poderia fazer a getileza de me explicar como se eu tivesse 5 anos de idade, como funciona esta "INOVADORA" função Sequential. Antecipadamente agradeço.

Segue um link da materia:

https://espiraldotempo.com/novidade-o-extraordinario-lm-sequential-evo-da-mbf/

27
Estreado no dia 28 de abril, o documentário explora o mundo da relojoaria mecânica e conta com os testemunhos de quatro grandes nomes da relojoaria: Philippe Dufour, Roger W. Smith, François-Paul Journe e Max Büsser.

Segue no link mais informações:
https://espiraldotempo.com/keeper-of-time-um-documentario-dedicado-a-relojoaria-mecanica/

O acesso ao documentário é pago, mas me parece que vale o investimento. Só não gostei porque não vi opção para o nosso idioma. Se alguém souber da disponibilidade com legenda em português, peço a gentileza de divulgar aqui neste tópico.

28
Sou um grande admirador das ditas Complicações Poéticas e toda a arte decorativa e mecânica superlativa necessárias para produzir estas belissimas animações. Para quem curte, é um deleite aos olhos e ao espirito.

Segue link do artigo na Espiral do Tempo:

https://espiraldotempo.com/watches-and-wonders-2022-o-mundo-encantado-da-van-cleef-arpels/

29
Prezados,

Minha complicação preferida de sempre é o GMT, mas também aprecio muito a beleza de um worldtimer bem construido e este Universalzeit da Moritz Grossmann ficou com um design do mostrador bem bacana. Tem o problema de limitar a quantidade de fusos horários disponivies para apenas 6 dos normalmente 24 apresentados em outros relógios, mas a forma como apresentam e também a complicação necessária com multiplos discos, acho que justifica o sacrificio dos outros fusos. Notem ainda que apresentam uma distribuição uniforme com algumas longitudes ao longo dos continentes. Eu, adorei...

Segue o link:

https://oracleoftime.com/moritz-grossmanns-new-universalzeit-is-a-globe-trotting-worldtimer/

Saudações,

Jefferson.

30
Prezados,

Teve inicio em 11 de março uma exposição online que aborda as últimas cinco décadas da mais fina relojoaria artesanal e seus principais nomes. Numa plataforma moderna e bem elaborada, creio eu, obrigatória a visita por todos os amantes da mais bela relojoaria artesanal.

Bom proveito:

https://ovr.thehourglass.com/

Saudações,

Jefferson.

31
Prezados,

Ao ler este artigo no Instituto Português de Relojoaria, falando da origem e criatividade por trás da criação de um detalhe interessante do Longines Nonius, para a medição dos décimos de segundos, tive uma epifania quanto ao uso de um instrumento tão comum no meu local de trabalho e sua escala de medição, que foi tão bem transportada para um relógio de pulso.

O paquímetro é um instrumento de medição muito utilizado na indústria e através do nónio fazemos a leitura de precisão dos centésimos e décimos de milímetros. Simplesmente, não sabia ou não lembrava da origem da nomenclatura nónio, muito menos que esta invenção foi transportada de forma simples e brilhante para o Longines Nonius e posteriormente para outros relógios de pulso.

Vejam neste link o artigo em questão:

https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/longines-nonius

E neste vídeo (foi pura coincidência ter achado este vídeo em português de Portugal) tem uma explicação da leitura de precisão do nónio em um paquímetro, permitindo um melhor entendimento da criatividade da Longines... e que ideias geniais, depois de executadas, parecem tão obvias:

https://www.youtube.com/watch?v=PeDtPL-NAR8

Saudações,

Jefferson.

32
Prezados,

Dra. Rebecca Struthers é doutora de verdade, e diferentemente de muitos que vemos por aí... fez doutorado, e em relojoaria, uma área que tanto predomina a presença masculina. E mesmo entre os homens, ela é peça rara, uma exceção. Nada mais justo, divulgar um pouco do seu trabalho, neste mês das mulheres.

Desde cedo se interessou por joalheria e relojoaria, estudou relojoaria, fez mestrados em História da Arte e em Design aplicados à relojoaria antiga, doutorado, montou um atelier tradicional com o marido e muito mais... E se não bastasse, ainda é linda e muito simpática.

Um breve perfil seu, publicado na Espiral do Tempo:

https://espiraldotempo.com/perfil-rebecca-struthers-pioneirismo-no-feminino/

Palestra "Fakes, Forgeries and the Birth of Mass Production in the Watch Industry" falando um pouco sobre seu campo de estudo e descobertas:

https://www.youtube.com/watch?v=k2kPZ3MTmUY

O site do seu atelier:

https://www.strutherswatchmakers.co.uk/about

Saudações,

Jefferson.

33
Belíssimo trabalho artesanal de gravação de Eddy Jaquet em colaboração com MB&F e ainda escolheram a coleção Legacy Machine para este projeto.

Segue link da Espiral do Tempo:

https://espiraldotempo.com/2020/09/28/atualidades-mbf-e-eddy-jaquet-inspiram-se-em-julio-verne/

Saudações!

34
Olha, achei bem legal este artigo da Espiral do Tempo, principalmente porque não conhecia nada sobre a Ebel e já despertou minha curiosidade. Adorei o Ebel Sport Classique, achei-o simples e elegante. Já entrou na minha lista de desejos...

Boa leitura:

http://espiraldotempo.com/2020/05/07/em-visita-maison-ebel-e-os-arquitetos-do-tempo/

35
Matéria bem direta e objetiva, publicada na Espiral do Tempo, faz uma breve avaliação das consequência da pandemia global para a indústria relojoeira suíça e da sua capacidade histórica de sobrevivência. Segue o link:

https://espiraldotempo.com/2020/04/09/ponto-de-vista-a-nova-crise-como-sair-dela/

Saudações e boa leitura...

36
Fórum principal / Dúvida funcionamento MIdo Multifort GMT M005.929.11.031.00
« Online: 18 Dezembro 2019 às 22:30:16 »
Senhores,

Estou precisando de ajuda para sanar uma dúvida quanto ao funcionamento do MIdo Multifort GMT M005.929.11.031.00. Ao ajustar o GMT, o ponteiro ao invés de avançar regularmente, tem momentos que ele para por um instante e só avança após continuar girando a coroa. Parece que no momento do "clique" da passagem do ponteiro, ele não avança de imediato. Isso é um defeito? Saudações!

37
Fórum principal / Omega Seamaster Diver 300m James Bond Edição Limitada
« Online: 21 Outubro 2019 às 12:01:36 »
Adoro livros e filmes de espionagem, e como não poderia deixar ser... Sou um grande fã dos filmes do agente 007, Bond... James Bond... Achei este relógio lindo e com alguns balangandãs que devem agradar muitos fãs de relógios e da franquia mais antiga do cinema, ainda na ativa até hoje. E o preço sugerido de 25.600,00, não achei nenhum absurdo.

Como não achei nenhum review decente, segue o link de divulgação da Omega:

https://www.omegawatches.com/pt/watches/seamaster/diver-300-m/james-bond-limited-edition/product

Abraços,

Jefferson.

38
Em 2020 o SIHH vai passar a se chamar Watches & Wonders Geneva, falam de uma nova proposta, novo formato e algo além dos relógios, não sei se vai mudar alguma coisa, acho que não, mas... parece que os organizadores estão se debatendo para não sucumbir a tanta mudança que vem acontecendo e que muita gente ainda não viu para que lado o bode partiu.

A quem interessar possa... segue uns links:

https://www.watchesandwonders.com/geneva/

https://espiraldotempo.com/2019/10/16/atualidades-watches-wonders-geneva-o-novo-nome-do-sihh/

39
Fórum principal / Os relógios estão muito caros?
« Online: 14 Outubro 2019 às 09:19:56 »
Caros Foristas,

Para quem ainda não conhece o excelente canal do You Tube "Dez e Dez Relógios", fica a dica para visitar e conhecer. Inclusive, o mestre Adriano aqui do FRM, é um dos membros mais ativos deste canal. Seu vídeo mais recente tem o mesmo título que coloquei neste tópico e me serviu de inspiração e provocação para reflexão.

Já faz algum tempo que não compro relógios, por dois motivos. Um deles, aprendi aqui no FRM, com a citação do forista Estrela, "que cada relógio porcaria que você compra, afasta você de um bom relógio". Escrevendo assim parece muito óbvio, mas o bocó aqui... nunca tinha parado para se dar conta e colocar em prática.

O outro motivo casou bem com o tema do canal Dez e Dez, que são os altos preços atuais dos relógios, sejam novos ou usados. Sou novo nesta paixão e meu interesse real começou em 2012 (portanto, não peguei os bons tempos do passado...), quando comecei a comprar uns suíços de entrada (Tissot, Mido e Victorinox) novos em joalherias da minha cidade e aos poucos fui me informando e aprimorando meu gosto e desejos. Acho que hoje sei exatamente o que quero e o que vale realmente a pena gastar meus suados tostões. Então, estou meio que num estado de hibernação forçada, apenas lendo e me deleitando com minha paixão por micromecânica e estética relojoeira, enquanto espero um momento, que talvez nunca chegue, em que os preços ficarão mais justos ou dentro da realidade da nossa economia. Até lá, não compro nada, nadica de nada...

Vejam o vídeo no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=AhT33lDVhrE

Abraços,

Jefferson.

40
O assunto deste tópico tomei do titulo de um artigo, que achei, na Espiral do Tempo. É de 2016, então, se já apareceu por aqui, peço desculpas e aos moderadores que deletem ou façam a ligação se acharem pertinente. Saudações... e boa leitura...

link da Espiral do Tempo:
http://espiraldotempo.com/2017/03/06/recomendado-gostar-de-relogios-e-gostar-de-relojoaria-coisas-diferentes/

link do artigo:
https://www.hodinkee.com/articles/reader-makes-an-interesting-observation-about-what-is-and-is-not-horology

Páginas: 1 [2] 3