Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Jefferson

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 35
41
Fórum principal / Re:Relógio Zigue zague
« Online: 17 Novembro 2022 às 19:52:24 »
Hahaha... Pego com a boca na botija...

42
Mais um artigo da Espiral do Tempo, agora bem detalhado sobre os vencedores do GPHG 2022, com destaque especial para o sucesso de Max Büsser que se consagra como um dos grandes nomes da atualidade.

https://espiraldotempo.com/gphg-max-atingiu-o-maximo-e-outras-historias/

43
Uma boa oportunidade de conhecer um pouco da história do celebre artesão suiço Jean-François Bautte, seu legado para o trabalho artesanal e a bela peça que vai "a leilão pela Sothebys sob o Lote nº 1233, é descrita como um raro e importante telescópio extensível em ouro e esmalte com pérolas combinado com um relógio de bolso."

Segue o link:
https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/a-arte-de-bautte-moulini%C3%A9-e-moynier

44
Fórum principal / Re:Como eram os calendários antes de Cristo?
« Online: 13 Novembro 2022 às 09:35:35 »
Hahaah... Video muito legal!!!

45
E mais um link bem bacana, agora do Instituto Portugues de Relojoaria (IPR) com foto, breve descrição e video de cada um dos vencedores.

https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/grand-prix-d-horlogerie-de-gen%C3%A8ve-gphg-os-vencedores

46
Acertei alguns mas a minha aposta no Tudor Ranger que tinha como certa nos relógios mais acessiveis não se concretizou. No geral gostei do resultado e ainda acho legal o evento para dar uma ideia do que acontece no mercado e as tendências.

Para mais detalhes tem aqui o link do site oficial:https://www.gphg.org/horlogerie/

O canal do YouTube Relógios Sem Fornteiras acompanhou o evento ao vivo e embora o audio e qualidade do video não estejam das melhores, achei legal porque tem comentários simultaneos em português do canal.

Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=dr2q3pfCrTY&t=772s

Saudações,

Jefferson.

47
Complementando o comentário final de Flávio, um fator que deve ser lembrado é que os relógios para participarem tem que ser inscritos no prêmio pela respectiva marca.

Ou seja, a participação no concruso não é exatamente por mérito, relevância, ou alguma pré-seleção mais abrangente... e sim, por estratégia e decisão de marketing das marcas que inscrevem seus relógios.

Se não me falhe a memória Rolex e Omega, por exemplo, nunca se inscreveram.

48
Avaliando simplesmente pelo visual, escolheria:

Ladies: Konstantin Chaykin Harley Quinn

Calendar and Astronomy: Krayon Anywhere

Artistic Crafts: Voutilainen Ji-Ku

Challenge: Tudor Ranger

49
Foram divulgados os finalistas do Grand Prix d’Horlogerie de Genève 2022. Achei alguns relógios desta edição bem legais. Segue link do artigo publicado na Espiral do Tempo:

https://espiraldotempo.com/grand-prix-dhorlogerie-de-geneve-2022-os-nomeados/

50
Vejam que belos trabalhos artísticos e mecânicos dos relógios da coleção do Museu Calouste Gulbenkian publicados no Instituto Português de Relojoaria (IPR). Segue a link do artigo:

https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/rel%C3%B3gios-da-colec%C3%A7%C3%A3o-permanente-do-museu-calouste-gulbenkian

51
Fórum principal / Re:Marca Brasileira Statera
« Online: 21 Setembro 2022 às 10:13:47 »
Com estas informações mais detalhadas de Flávio, que eu desconhecia, fico mais animado ainda com a iniciativa. Tomara que seja mais um caso de sucesso igual dos relógios Dan Henry.

52
Fórum principal / Re:Omega 8500
« Online: 21 Setembro 2022 às 09:58:33 »
Entendi, mas isso não desmerece as qualidades técnicas do escapamento coaxial como performance, durabilidade, menor necessidade de lubrificação, que obviamente os escapamentos de âncora modernos de alto desempenho também trazem seus beneficios.

Certamente se Daniels estivesse vivo e lesse sua avaliação do seu invento mais amado ficaria puto da vida. rsrsrs...

53
Fórum principal / Re:Marca Brasileira Statera
« Online: 18 Setembro 2022 às 20:41:45 »
Acho ótimo este movimento das micro brands e melhor ainda saber que já tem empreendedores no Brasil aderindo. Mas no final das contas eles pegam as peças prontas, uma máquina suiça meia boca e montam no Brasil. Qualidade? Acabamento? Não sei!!!

Oxalá, que tenham sucesso... mas realmente para o que estão ofertando, na minha humilde opinião, o preço ficou elevado e os caras já estão pensando em produzir relógio de 60K??? Vão ter que entregar muito mais para cobrar este valor.

54
Fórum principal / Re:Omega 8500
« Online: 18 Setembro 2022 às 20:23:18 »
Post que coloquei agora no Instagram

Em 1979, Alan Banbery, representante da Patek Philippe na Inglaterra, viu o protótipo de relógio de bolso com escapamento coaxial criado por George Daniels. Alan e o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da marca, então, visitaram Daniels no seu workshop, na época situado em Londres, e combinaram um acordo para construção de protótipos equipados com o sistema. Entre 1980 e 1984, Daniels participou de várias reuniões na sede da Patek, muito embora tenha sentido que sua presença não era bem-vinda. Certo dia, um técnico da Patek sugeriu que as negociações só seguiriam adiante se Daniels conseguisse instalar o escapamento coaxial, originalmente pensado para relógios de bolso, em um dos novos movimentos da empresa, com apenas 2.5mm de espessura. Daniels sabia que isso não era possível e sentiu-se traído… Mas 2 semanas depois, num estalo criativo, ele concebeu a solução: em vez de três níveis de componentes (pinhão e 2 rodas coaxiais), utilizar uma engrenagem intermediária para impulsionar as rodas coaxiais (2 níveis). O escapamento, com altura reduzida à metade, foi então instalado no movimento Patek. Mesmo assim a marca não se interessou e sepultou o projeto, para insatisfação de Daniels.
Em 1994, quando Daniels apresentou a proposta de fabricação em massa do escapamento à ETA, o que somente viria a acontecer em 1999, a empresa não podia se dar ao luxo de projetar um novo movimento para instalar o sistema. Utilizou, então, o calibre Omega 1120 (ETA 2892), ao qual foi adaptado o escapamento coaxial extra-plano em 2 níveis (calibre 2500). Com o passar dos anos, o escapamento foi aperfeiçoado, sobretudo através da redução da frequência, de 28.800 bph para 25.200, o que possibilitou uma melhor distribuição de torque. Paralelamente aos aperfeiçoamentos no calibre 2500, a Omega passou a desenvolver um movimento especificamente pensado para o escapamento coaxial, sem as limitações de espaço do passado. O calibre, denominado 8500 e equipado com um escapamento de 3 níveis, conceito original de Daniels, foi lançado em 2007 e significou o retorno da Omega à produção de mecanismos “feitos em casa”. Influenciado pelo personagem James Bond, comprei este relógio em 2014.

Enviado de meu SM-A528B usando o Tapatalk

Flávio,

Sei que o grande sonho de Daniels era ver o escapamento coaxial adotado pela industria suiça e parece que sua grande frustação que carregou para o tumulo foi a rejeição da sua ideia. Até o fim da sua vida criticava bastante os suiços, dizendo que eram preguiçosos por não adotar sua brilhante invenção. Diga-se de passagem a primeira grande mudança no conceito até então vigente do escapamento de ancora, tão largamente utilizado até hoje pela industria em geral e não só a suiça.

Fico imaginando como foram os bastidores que fizeram somente a Omega adota-lo, que inclusive no escapamento coaxial de linha de produção, nem aparece o nome do Daniels como seu criador.

E aí vem umas dúvidas: Até quando será uma exclusividade da Omega? Até que ponto este escapamento representa um real salto de qualidade em relação aos tradicionais de ancora? Será que as outras marcas estão de olho no escapamento coaxial da Omega?

Saudações,

Jefferson.

55
Fórum principal / Situação atual da Omega no Brasil
« Online: 16 Setembro 2022 às 08:31:37 »
Prezados Foristas,

Soube recentemente que a Omega encerrou suas atividades no Brasil e somente uma boutique Omega funciona em São Paulo através de alguns empresarios que assumiram o negócio.

Alguém saberia informar se procede esta informação? Qual a situação da Omega hoje e expectativas para o futuro?

E o mais importante, como vai ficar a assistência técnica? Será que existe risco de não ter mais assistência autorizada da Omega no Brasil? Se isso acontecer, como fica o fornecimento de peças?

Possuo relógio Omega de fabricação mais recente e planejo ter outros, mas sempre priorizo comprar relógios que tem assistência autorizada no Brasil e disponibilidade de peças de reposição. Nunca se sabe quando vamos precisar substituir um componente importante.

O que me deixa mais frustado e motivo de ter aberto este tópico é a completa falta de informação quanto a situação das marcas aqui no Brasil, tudo parece uma caixa preta. São relógios caros... Como clientes ficamos a ver navios, sem informação, sem saber o que está acontecendo ou vai acontecer. Então, ficamos sem saber o que é verdade ou boatos...

Sou grande fã da Omega e seria muito importante se puder contar com a opinião e informações dos foristas.

Saudações,

Jefferson.

56
Fórum principal / Re:Tudor no Brasil - difícil de encontrar
« Online: 12 Setembro 2022 às 08:33:39 »
A minha opinião não foi pedida, mas... Quando lançaram eu disse que preferia um 2824... Anos depois e continuo preferindo o 2824.

Abs.,

Adriano

"Agradeço a você (Flávio) e todos que puderem contribuir."


Adriano,

Veja acima que meu questionamento foi para Flávio e todos que possam contribuir. Portanto, agradeço seu comentário.

Poderia desenvolver um pouco mais? Existe algo novo que desabone o calibre in house da Tudor? Ele é utilizado também nos Bretling, correto?

Saudações,

Jefferson.

57
Fórum principal / Relógio de bolso do nosso tempo
« Online: 11 Setembro 2022 às 13:15:38 »
Vejam que interessante este conceito de relógio mecânico de bolso que nos faz refletir um pouco sobre a ideia que os smartphones são os relógios de bolso contemporâneo.

Na Espiral do Tempo: https://espiraldotempo.com/relogio-de-bolso-do-nosso-tempo/

No site da marca: https://code41watches.com/

58
Fórum principal / Re:Tudor no Brasil - difícil de encontrar
« Online: 11 Setembro 2022 às 12:50:33 »

Em resumo, eu também compraria o Tudor novo, seu movimento é em TUDO que dize respeito a relojoaria melhor do que um ETA 2824 mas... O 2824 está no mercado desde os anos 70 (pelo menos sua gênese), sendo que já mostrou ao que veio. O novo calibre Tudor não... Daqui uns anos conversamos de forma abalizada e definitiva.


Flávio

Flávio,

Pesquisando informações sobre o novo calibre in house da Tudor encontrei esta excelente discussão neste tópico de 2018, onde se fala muito sobre o pouco tempo de estrada deste novo calibre em comparação com o ETA utilizado anteriormente.

Você finaliza seus comentários, dizendo que optaria por este calibre in house, mas, que ainda é necessário esperar mais alguns anos para uma melhor avaliação.

Então, uns 4 anos depois, estou trazendo esta discussão de volta para saber de você e outros foristas se alguma coisa mudou e novas informações sugiram neste meio tempo sobre este calibre in house da Tudor. Sei que a Bretling também o utiliza.

Visto que, venho namorando os Black Bay faz um tempo, já poderia apostar na robustez e fiabilidade deste calibre in house da Tudor?

Agradeço a você e todos que puderem contribuir.

Saudações,

Jefferson.

59
Fórum principal / Re:Coleção de somente um relógio
« Online: 08 Setembro 2022 às 16:29:07 »
Vianney Halter Antiqua:


Aí você pegou pesado. Todos os relógios do Vianney Halter são fd...

60
Fórum principal / Coleção de somente um relógio
« Online: 08 Setembro 2022 às 08:02:44 »
Prezados,

Acredito que ainda não tenha nenhum tópico aqui no forum com este tema. Pelo menos não lembro de ter visto algo parecido. Caso tenha, peço aos moderadores, se possível unificar com este meu novo tópico.

Seguindo a onda do minimalismo, artigos e videos no youtube, sempre me deparo com esta questão. E se você tivesse que escolher um único relógio, qual seria sua escolha?

No meu caso ainda não tenho um eleito definido e talvez por isso coloque aqui este questionamento, mas certamente seria um tool watch com função GMT.

Um lançamento recente da Tudor tem me deixado bastante inclinado em elegê-lo, que é o Black Bay Pro.

Qual seria sua escolha?

Saudações,

Jefferson.

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 35