Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - IPR

Páginas: [1]
1
Fórum principal / Re:Vinho e Relojoaria
« Online: 10 Abril 2023 às 12:47:35 »
Flávio, então mas há alguma magia tanto nos relógios como no vinho. O Gerald Genta era certamente um Alien, como todos sabemos. No mínimo era um feiticeiro para conseguir que tantos dos seus desenhos resultassem em relógios mundialmente famosos. Com o vinho acontece o mesmo, por vezes há enólogos, que com uma sensibilidade incrível conseguem fazer com que todos os vinhos resultem na perfeição. Claro que há "pato-bravisse" em ambos os mundos, o que também é mais uma similaridade.


O artigo não foca muito nisso mas... Meus .50 centavos. Há alguns anos eu entrei numa paranoia obsessiva de ler tudo sobre vinhos e, durante uns dois anos, só li sobre isso. Eu, por exemplo, li de capa a capa o Atlas Mundial do Vinho, da Jancis Robinson, algo que duvido que ela própria, autora, tenha feito. Duvido! hahahahaha. Visitei também algumas regiões vinícolas, como Chianti, Stelenbosh, Vale dos Vinhedos e Loire. E bebi vinho PRA CARALHO, algo que faço ainda hoje (menos, pois tenho uma bebê em casa), tendo paciência e saco de escrever umas 1200 reviews no Vivino (gosto do app PARA MIM, não para olhar notas ou coisa do tipo. É uma base minha de fácil acesso) até relativamente profundas. E creiam: eu não sou um degustador ruim, pelo contrário, posso dizer que atualmente eu me julgo até um "bom palato". E...

Apesar de ainda ouvir alguns podcasts e beber pra caralho, eu simplesmente perdi o interesse com "algo além" da bebida, muito como aconteceu comigo com os relógios. Na minha sincera opinião, o mundo dos vinhos é o mundo dos relógios, generalizando, multiplicado à décima potência: presunçoso, babaca, elitista e ocupado, majoritariamente, por uma quantidade ABSURDA de babacas que pagam milhares de reais em rótulos caros, mas que se fossem beber às cegas, DUVIDO QUE ACERTARIAM que o seu rótulo seria algo de Bordeaux ou, sei lá, dos Estados Unidos.

Depois de muito estudar e ter uma visão mais crítica da coisa, cheguei à conclusão que o mundo dos vinhos é sim um modo de você aprender sobre a cultura e geografia de países, etc. Mas vinho é apenas um alimento e, se você o encara como tal, irá perceber que a diferença entre um rótulo de 300 reais e um de 3000 ou de 30.000 é absolutamente risível e sem qualquer justificativa em qualidade ou custos de produção que o valham (igual na relojoaria). Hoje eu bebo vinho com um viés crítico do cacete e não é porque tem um palácio bonito no seu rótulo que vou enaltecer. Hoje para mim tomar vinho virou um prazer cerebral e de degustação e só. Não adianta querer me convencer que isso ou aquilo vale o que custa porque não vale. E vou além: em preços de Brasil, EU NUNCA MAIS COMPREI um vinho que custasse aqui mais do que 200 conto a garrafa, porque simplesmente não há vantagem significativa em comprar algo mais caro (muito embora eu não tenha conseguido achar substitutos para Brunellos e similares por preços justos aqui. Mas um Rosso genérico vai bem, obrigado). Sim, ainda tenho algumas coisas mais caras em casa, mas porque comprei fora ou ganhei de presente. Eu pagar caro (ou pelos menos caríssimo) em vinho? Jamais. O mundo dos vinhos tem similitude sim com o de relógios: pouca crítica séria e uma babaquice ABSURDA entre uma galera que se julga entendida demais e crê, com todas as suas forças, que o vinho, ao invés de ser feito por um fazendeiro que suja as mãos e tem um conhecimento que qualquer um bem intencionado poderia obter, é feito por mágicos encantados saídos de um filme do Senhor dos Anéis

Flávio

2
Fórum principal / Re:ENTREVISTA À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ChatGPT
« Online: 10 Abril 2023 às 12:28:17 »
Está a dar os primeiros passos... Obrigado pelas simpáticas palavras!


Nuno Margalha, tudo bem?

Sempre acompanho as publicações do IPR e algumas também divulgo aqui no FRM, mas esta realmente passou despercebida. Muito bom você ter compartilhado conosco.

Achei as respostas bem articuladas e também observei que o programa de AI consegue fazer uma boa interação entre suas respostas como acontece numa entrevista com um humano. Considerando que ele faz uma vasta pesquisa para articular uma resposta coerente, acho que podemos considerar como validas suas considerações quanto ao futuro da relojoaria mecanica, o que é bem animador para nós entusiastas.

O unico ponto da entrevista que achei as respostas um pouco rasas e não tão consistentes foi para as perguntas (pegadinha) quanto a manutenção do calibre Unitas. Neste ponto acho que o AI se enrolou e como faria muitos humanos numa entevista, deu uma resposta bem generica. Inclusive com um erro quanto a não existência de rotor no calibre, mostrando que esta AI é bem espertinha ao não admitir o erro e mais uma vez responder de forma evasiva. Enfim, foi muito legal a entrevista.

Recomendo a leitura da entrevista e também uma visita ao chatgpt. E claro, conheçam o excelente trabalho do IPR.

Saudações,

Jefferson.

3
Fórum principal / ENTREVISTA À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ChatGPT
« Online: 08 Janeiro 2023 às 07:14:23 »
Olá a todos. Aqui em Portugal no Instituto Português de Relojoaria, ontem, fizemos uma entrevista muito estranha. Entrevistámos um programa de inteligência artificial acerca do futuro da relojoaria. O resultado foi assustadoramente bom, obtivémos respostas lógicas e muito bem articuladas, por parte de uma máquina. Até nos disse como fazer uma revisão a um unitas 6497. Vale a pena ler.

Um bom Domingo a todos!

https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/entrevista-à-inteligência-artificial-chatgpt




4
Fórum principal / Rolex e as listas de espera
« Online: 19 Agosto 2022 às 05:23:38 »
ROLEX E AS LISTAS DE ESPERA
(Ricardo Reis)



Quem passa por uma loja da Rolex, nos dias de hoje, percebe rapidamente que algo de suspeito se passa. Nas montras da marca suíça, quando não se encontram vazias, apenas se podem contemplar os mesmos dois ou três modelos, em diferentes cores, ou, na rara ocasião, um modelo desportivo acompanhado de uma pequena placa que esclarece “for exhibition only“. Leva o mais desinformado a pensar “Será que deixaram de produzir?” ou “Será que devo entrar e perguntar se têm outros modelos?”.


As respostas são simples: não, não deixaram de produzir e não, não têm outros modelos disponíveis, ou pelo menos não para si. Ou então têm para si mas só daqui a 5 anos. “Pode ficar na lista de espera”, é a frase mais repetida na loja verde e dourada. Decide entrar e repetem-na a si também, parecendo que não lhe querem vender um relógio. Sai da loja com a sensação de que lhe estão a fazer um favor se quiser pagar uns milhares de euros por um produto de luxo. Deveria ser assim?

Ler artigo completo

5
Fórum principal / Re:Criado o Instituto Português de Relojoaria
« Online: 13 Janeiro 2021 às 14:47:40 »
Olá a todos,

Esta sexta às 21:30h de Lisboa, 18:30h de Brasília vamos ter a primeira sessão do World Time, será aberta a todos os participantes que se inscrevam no nosso site em: https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/world-time .

O convidado da sessão online inaugural, é Marco Borraccino CEO e diretor criativo da Singer Reimagined.

"Marco Borraccino saltou para a primeira linha do panorama relojoeiro enquanto cofundador da Singer Reimagined e criador do multipremiado cronógrafo Track 1 em 2017. Mas antes já tinha forjado um papel de destaque na relojoaria como chefe do departamento de design da Panerai." — in Espiral do Tempo



6
Fórum principal / Re:TÓPICO DE APRESENTAÇÃO
« Online: 06 Janeiro 2021 às 11:55:31 »
Obrigado! Aposto que há 20 anos não havia muito mais! Os fóruns são o melhor ainda hoje em dia!

Seja muito bem vindo Nuno. O FRM já conta com 20 anos de existência e, conquanto o perfil de mídia tenha mudado nos últimos anos, com migração para as redes sociais, ainda insisto na plataforma, em virtude da base de dados ímpar e vontade de difundir a cultura relojoeira no Brasil. É muito bom ter alguém do seu quilate entre os foristas.


Flávio

7
Fórum principal / Re:Criado o Instituto Português de Relojoaria
« Online: 06 Janeiro 2021 às 11:53:12 »
Muito legal, eis uma plataforma em português, algo que faltava na rede!

Fazia falta sim. Todos podem contribuir. A nossa ideia é agregar o que se faz em Relojoaria em português. Especialmente blogues escritos em português. Se conhecerem algum digam-nos.

8
Fórum principal / Re:Criado o Instituto Português de Relojoaria
« Online: 05 Janeiro 2021 às 11:46:36 »
Olá a todos.

Sou novo aqui no fórum. Como criaram um tópico sobre o IPR resolvi dar aqui mais umas informações sobre o nosso Instituto.
Se alguém precisar de alguma informação pode falar comigo pelo chat do nosso site, aqui pelo fórum ou através do e-mail: info@institutoportuguesderelojoaria.pt .

Aqui fica mais informação sobre o Instituto Português de Relojoaria para quem vive fora de Portugal:

- Clube, os inscritos podem participar nas sessões online com figuras de destaque da relojoaria mundial ( World Time ).

- Agregador de Blogues  sobre relojoaria - artigos sobre relojoaria em geral, invenções mecânicas, ...

Aqui fica a nota de divulgação do IPR:


Uma nova entidade fundada para ensinar e formar entusiastas de relojoaria em Portugal

O IPR – Instituto Português de Relojoaria Lda. foi fundado no passado mês de Setembro com o objectivo de facilitar o acesso à informação sobre relojoaria em Portugal, mas também de formar todos aqueles que manifestem verdadeiro interesse e entusiasmo por esta área. O novo Instituto pretende assim organizar conhecimento acerca da relojoaria e disponibilizá-lo a quem tiver interesse em recebê-lo. Entre os projectos previstos, encontra-se um curso de formação com início agendado para 2021.

A relojoaria foi tomada por entusiastas e apaixonados nos últimos anos. A sede de conhecimento é enorme. Desde os antigos fóruns da Internet dos anos 90 até aos dias de hoje, surgiu uma comunidade activa e diversificada que se expressa através de diferentes plataformas de comunicação, entre blogues, podcasts, revistas, sites, encontros… As marcas passaram a responder às opiniões dos utilizadores como nunca o tinham feito antes e a informação acerca da relojoaria passou a chegar a cada vez mais pessoas. Trata-se de um novo mundo no seio deste sector especializado. Porém, o acesso fácil à informação agora disseminada nem sempre significa conhecimento e também nem sempre significa o contacto direto com os relógios e com a mecânica que escondem.

Foi como resposta a este novo mundo que, no passado mês de setembro, nasceu o IPR Instituto Português de Relojoaria, Lda. – uma entidade independente que pretende aproximar o mundo da relojoaria e entusiastas de modo prático e efectivo e que surge como mais uma forma de garantir informação sobre relojoaria e formação, numa aposta diferenciada e de cariz mais especializado, mas pensada para todos.

Nuno Lopes Margalha, fundador do IPR Instituto Português de Relojoaria, Lda. refere:

«Ensinamos relojoaria. Queremos formar os nossos profissionais, tal como os apaixonados por relojoaria, para que seja possível criar uma identidade relojoeira portuguesa. Fundámos o Instituto Português de Relojoaria para seguir este caminho. Não sentimos extrema urgência nos nossos planos, mas temos consciência que o número de relojoeiros e de mestres relojoeiros está a reduzir rapidamente, e com eles os seus conhecimentos. Escolhemos fazer um Instituto para reforçar a ideia da formação e da organização do conhecimento, é isso que os institutos fazem. Pretendemos desta forma aproximar os relojoeiros dos utilizadores finais e entusiastas. No fundo, organizamos conhecimento acerca da relojoaria e entregamo-lo a quem tiver interesse em recebê-lo. Fundámos o Instituto Português de Relojoaria para seguir este caminho. Neste momento, como o projeto se encontra em fase de arranque, estamos abertos para debater qualquer proposta de colaboração.»

Para levar a cabo este novo projecto estão já previstas diversas iniciativas que podem ser melhor conhecidas através do site oficial.

Alfaiates do Tempo – Curso de formação 2021
Com arranque previsto já para o início de 2021, a primeira grande iniciativa do IPR é um curso de formação em relojoaria intitulada «Alfaiates do Tempo».
Com 12 meses de duração e uma frequência quinzenal – presencial e online – o curso terá como formadores os Mestres Relojoeiros Américo Henriques e Paulo Anastácio, nomes bem conhecidos no âmbito da comunidade formadora de relojoaria em Portugal. O objetivo é garantir formação em bases da relojoaria, num horário compatível com a vida familiar e profissional: os formandos iniciam o curso com um mecanismo de relógio e terminam com um relógio construído por si próprios, através de sessões teóricas e práticas.
A inscrição não exige qualquer formação prévia, ou conhecimento aprofundado. O ponto de partida passa mesmo pelo gosto por relojoaria, bem como a vontade de aprender, mas os lugares são limitados a 10 pessoas. Para garantir a continuidade do treino, todos os formandos inscritos recebem no início do curso uma mala de ferramentas profissionais selecionadas pelos formadores. As sessões presenciais irão decorrer na oficina relojoeira Reparar o Tempo.
O IPR conta organizar posteriormente uma formação certificada para relojoeiros e manter a formação «Alfaiates do Tempo» em paralelo.

Um clube e um diretório
Com o lançamento do site, no qual se pretende também apresentar informação geral e específica sobre relojoaria, foi já disponibilizado um Directório Nacional de Relojoeiros. Neste espaço online é assim possível consultar uma lista de relojoeiros por localidade e serviços prestados, para facilitar a escolha do relojoeiro certo.
Por outro lado, além do curso de formação, foi criado o Clube IPR para todos aqueles que querem pertencer à família do Instituto. Os sócios do Clube IPR têm acesso às sessões World Time, uma iniciativa que compreende eventos online mensais, nos quais serão entrevistadas figuras de destaque do mundo da relojoaria. O convidado da sessão online inaugural, ainda com data a confirmar, é Marco Borraccino CEO e director criativo da Singer Reimagined.
O Clube IPR garante ainda descontos nos serviços oferecidos por relojoarias parceiras.

MAIS INFORMAÇÕES:
Contactos

IPR – Instituto Português de Relojoaria, Lda. | Nuno Lopes Margalha - Fundador e Director
Email: imprensa@institutoportuguesderelojoaria.pt  | Tel – 966312899

Informação online:
https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt | geral@repeticaoediferenca.com instagram.com/institutoportuguesderelojoaria
#institutoportuguesderelojoaria | #ipr | #alfaiatesdotempo

Download de imagens e informação:
https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/imprensa | Senha de acesso: relojoariaviva


   





9
Fórum principal / Re:TÓPICO DE APRESENTAÇÃO
« Online: 05 Janeiro 2021 às 11:15:29 »
Olá a todos,

O meu nome é Nuno Margalha.
Sou português e vivo em Lisboa.
Fundei há um mês o Instituto Português de Relojoaria.
Escrevo umas crónicas sobre relógios e psicologia para a revista portuguesa Espiral do Tempo, e para o site Amazing Time Machines.
Tenho mais interesse por relógios com complicações inúteis como o Mondia Top Second ou o Ernest Borel Kaleidoscope.
Iniciei a formação à distância no British Horological Institute, mas ainda sou iniciado nestas artes.


Páginas: [1]