Mensagens Recentes

Páginas: [1] 2 3 ... 10
1
Fórum principal / A história da Mondaine
« Última Mensagem: por flávio Online Ontem às 19:59:42 »
Excelente trabalho do Leandro, do canal GMT-3. Vejam

https://youtu.be/M3hWfRBC3IY

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

2
Fórum principal / Sobre o Big Ben...
« Última Mensagem: por flávio Online Ontem às 16:46:19 »
Influenciado pelo regulador de pedestal que tenho em casa, que toca a melodia, além de outras, bem como por leituras que voltei a fazer sobre tais relógios, eis um resumo rápido sobre o Relógio da Torre ou, como é apelidado (incorretamente, diga-se de passagem...) de Big Ben.

Em 16 de outubro de 1834, o antigo Palácio de Westminster, construído no século XI, foi consumido por um incêndio provocado pelo superaquecimento da chaminé de um dos seus fogões.

O prédio ficou tão danificado que uma restauração se mostrou impossível e, ainda no ano de 1835, a Coroa propôs uma competição para escolher um projeto que o substituísse. Entre as 97 inscrições, foi escolhida a de número 67, dos arquitetos Charles Barry e Augustus Pugin, um prédio em estilo neogótico com uma imensa torre contendo um relógio.

O Astrônomo Real George Biddell Airy, então, foi contatado para especificar os requisitos do relógio a ser instalado: necessitava bater as horas, e com uma precisão de no máximo um segundo ao dia. Impossível, disseram os relojoeiros, um relógio tão grande e sujeito a tantas intempéries nunca alcançará esta precisão. Mas Biddell não se convenceu e insistiu na tal “precisão de um segundo ao dia”.

O relojoeiro amador Edmund Beckett (Lord Grimthorpe), então, debruçou-se sobre a questão e, depois de 5 projetos diferentes, apresentou a Biddell Airy um sistema que isolava completamente o pêndulo do relógio dos gigantescos ponteiros, de modo que variações de torque, chuva, neve, não influenciariam sua precisão.

Beckett, que havia estudado em Cambridge, incorporou às batidas do relógio a melodia, na verdade um louvor, idêntica a do relógio instalado na universidade ("All through this hour/Lord be my guide/And by Thy power/No foot shall slide")

O relógio, cuja construção foi deixada a cargo de E.J Dent, foi concluída em 1859, com precisão inferior aos requerimentos (cerca de 5 segundos por semana). A corda, realizada de forma manual até os dias de hoje, precisava ser dada 3 vezes por semana. O ajuste de precisão, por sua vez, podia ser feito a partir da colocação de pequenas moedas no topo do pêndulo (cada penny adianta o relógio em 4 décimos de segundo).

Com a criação do telégrafo, o horário do Observatório de Greenwich passou a ser transmitido todos os dias para o relógio, de forma a mantê-lo ajustado com os melhores reguladores de precisão lá instalados. Atualmente, os relojoeiros que o ajustam ligam para o “Hora Certa” local.

A precisão absurda do relógio e o toque da melodia em seu sino, apelidado “Big Ben”, tornaram-se símbolos do Reino Unido e da chamada “pontualidade britânica”.


3
Fórum principal / Re:Que relógio você está usando hoje?
« Última Mensagem: por sat Online Ontem às 11:56:33 »

O Pie Pan em aço foi um dos meus primeiros relógios, acho que comprei um no ano 2000 por cerca de 350, 400 reais. Aparentemente estava muito bom, tudo certinho... E como eu não entendia muito de modelos específicos e o fórum ainda não existia, só depois descobri que não: a coroa não era original, muito embora assinada da Omega, o mostrador tinha sido refeito e o polimento estava zoado. O movimento, por sua vez, segundo o relojoeiro que o revisou, estava "cansado". Repito: o relógio estava MUITO bom visualmente falando, mas tudo isso me broxou completamente e, então, alguns meses depois, eu o vendi, avisando o que tinha e o que não tinha errado. Eu acho, porque esse tipo de memória se perde no tempo, que ainda ganhei grana com ele.
Pouco, mas pouco tempo depois, lá pelo ano 2001, ofereceram-me um Seamaster anos 60 na caixa por mais ou menos uns 500 reais, e eu deixei passar. Na época, não era raro encontrar Seamasters e Connies em excelente estado, mint, nas feirinhas e mercados livre... Hoje? Todos foram comprados ou enviados para a gringa...


Flávio
E eu tive a sorte de ganhar um da esposa em ouro.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

4
Fórum principal / Re:Que relógio você está usando hoje?
« Última Mensagem: por helio Online Ontem às 09:21:47 »
Foi o último relógio que comprei no MASP, já se vão pelo menos 3 anos.
Meu único relogio da narca.

Enviado de meu VOG-L29 usando o Tapatalk

5
Fórum principal / Re:Novos Oris Aquis
« Última Mensagem: por CSM Online 06 Maio 2021 às 17:49:04 »
este aqui IMHO é o relogio com profundimetro mais legal já feito, tive a oportunidade de comrpar um há uns anos atrás mas faltava a bombinha, acabei desanimando. o principio do profundimetro é o mesmo, porém achoque a visibilidade é muito melhor porque o sistema está ligado a ponteiros....

https://revolutionwatch.com/a-giant-leap-in-dive-watch-revolution-the-gst-deep-one/

abraços
6
Fórum principal / Re:Qual é o relógio??
« Última Mensagem: por flávio Online 06 Maio 2021 às 16:48:57 »
Outros modelos usados em operações espaciais, além dos Speedmaster. Nem precisa saber inglês, as fotos falam por si só.

https://www.hodinkee.com/articles/eight-space-watches-that-arent-the-speedmaster-professional
7
Fórum principal / Re:Novos Oris Aquis
« Última Mensagem: por helio Online 06 Maio 2021 às 14:31:54 »
Sim Flavio, mas eram muito mais bonitos, esta complicação (o duto no cristal), ao vivo é bem sem graça ::)
8
Fórum principal / Re:Novos Oris Aquis
« Última Mensagem: por flávio Online 06 Maio 2021 às 14:01:36 »
Mas esse Aquis de primeira geração é só o regulador não é? Sem o "profundímetro", certo?
9
Fórum principal / Re:Novos Oris Aquis
« Última Mensagem: por helio Online 06 Maio 2021 às 09:09:26 »
Há 3 anos (2018) vi e peguei em mãos um Oris com esta tecnologia no Outlet de Orlando, vendido lá por $1,200.00 (a vendedora baixava pra $1,100.00), não vi graça nele não ::). Achava muito mais interessante a linha Aquis que eles faziam anteriormente, há uns 10 ou 15 anos, como o regulator abaixo.

[]s
10
Fórum principal / Novos Oris Aquis
« Última Mensagem: por fbmj Online 05 Maio 2021 às 17:52:51 »
Esse Náutica já tem muito anos que foi vendido e antes dele já vi de outras marcas. A Oris definitivamente não inventou esta complicação.
Páginas: [1] 2 3 ... 10