Mensagens Recentes

Páginas: 1 ... 8 9 [10]
91
Fórum principal / Re:FRM no Instagram
« Última Mensagem: por flávio Online 20 Abril 2021 às 09:37:41 »
Cara, as últimas postagens que foram para lá e para aqui calharam de ser de um tamanho normal, porque se não couber lá... Mas fatalmente se eu publicasse algo aqui que não coubesse em outra plataforma, eu direcionaria. O problema do Instagram, falando especificamente deles, é que não é possível linkar no Feed. Digo o link azul, funcional. Isso é uma política da plataforma... É possível dar o toque: "ei, veja o link na Bio!" Mas eu acho isso uma gambiarra do baralho... A realidade mesmo, falando por mim, é que sigo trocentas coisas ligadas a relojoaria mas só paro mesmo para ler pouquíssimas, algo que acho ser o padrão dos seguidores em Instagram... Na plataforma fórum, que de fato é algo meio estranho nós dias atuais, o número de seguidores é muito menor, mas certamente engajado. E sequer digo participativo ao ponto de postar, mas de ler mesmo. Vejamos como fica esse somatório de conhecimento divulgado em locais diferentes, porque podem crer, minha intenção é sempre compartilhar conhecimento, até mesmo porque não sou, nunca fui e nem vou ser profissional da área de relojoaria. Eu simplesmente gosto de falar sobre o tema num padrão mais "hardcore" do que normalmente vejo por aí...

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk
92
Fórum principal / Re:FRM no Instagram
« Última Mensagem: por EdBorda Online 19 Abril 2021 às 22:03:14 »
Muito boa ideia. Já estou seguindo. Se permite uma sugestão, ao invés de postar aqui e no Instagram, poderia colocar o texto original aqui e um resumo no Insta com um link para postagem do Fórum. Seria como um chamariz para quem tiver interesse sobre relojoaria conhecer o FRM.
abs,
Edgar.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

93
Fórum principal / A compensação barométrica nos relógios de pêndulo
« Última Mensagem: por flávio Online 19 Abril 2021 às 15:28:05 »
O pêndulo de um relógio aumenta seu comprimento com o calor e diminui com o frio, o que altera seu período de oscilação e, consequentemente, a marcação do tempo. Para que um relógio de pêndulo de altíssima precisão fosse construído, era necessário que seu pêndulo mantivesse o mesmo comprimento, independente da temperatura a qual fosse submetido.

John Harrison, em 1726, concluiu que os coeficientes de expansão do aço e latão tinham uma proporção de 3 para 5. Assim, se a uma haste de aço, por exemplo, com 50 centímetros, fosse conectada a outra de latão, com 30 centímetros, expandindo-se (ou contraindo-se) em sentidos opostos, teoricamente o pêndulo manteria o mesmo comprimento, quaisquer fossem as temperaturas no local. Harrison, então, implementou o que ficaria conhecido como “Pêndulo Grelha”, no qual sua haste era construída em barras de latão e aço contrapostas, realizando a compensação dos efeitos da temperatura. Paralelamente a Harrison, George Graham desenvolveu um modelo baseado nos diferentes coeficientes de expansão entre o aço e o mercúrio, obtendo excelentes resultados.

Superada a questão relativa à compensação da temperatura, os cientistas voltaram-se para a influência da pressão barométrica sobre os pêndulos. Com o aumento de pressão, o ar no interior do gabinete do relógio causa maior arrasto aerodinâmico, o que atrasa o relógio; a diminuição de pressão causa o efeito inverso, adiantamento.

A solução prática para o problema foi a instalação de um aneroide (um barômetro no formato de diafragma) na haste do pêndulo: com o aumento de pressão, o diafragma é comprimido em direção ao centro da haste do pêndulo, adiantando o relógio. A diminuição de pressão, por sua vez, causa uma expansão do diafragma e deslocamento para cima do pequeno peso instalado no aneroide, o que atrasa o relógio.

O método é usado até hoje nos reguladores de precisão da Sattler que, equipados com hastes em INVAR, uma liga metálica não afetada pelas variações de temperatura, e um aneroide, consegue atingir a impressionante variação de apenas um segundo ao mês.

Ps. A evolução lógica do sistema foi a instalação do pêndulo em uma câmara hermética, sob pressão constante. Mas isso é uma outra e longa história, abordada pelo Igor em excelente artigo, aqui:

http://igorschutz.blogspot.com/2009/02/qual-o-relogio-mecanico-mais-preciso-ja.html



94
Fórum principal / Re:Que relógio você está usando hoje?
« Última Mensagem: por flávio Online 18 Abril 2021 às 12:59:15 »
Dynamic de 1998



Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

95
Fórum principal / Re:Mido de Ettore Bugatti é vendido em leilão
« Última Mensagem: por fbmj Online 17 Abril 2021 às 13:31:21 »
Quem diria que o que hoje a Richard Mille vende como um dos itens mais valiosos era feito na época pela Mido.
96
Fórum principal / Mido de Ettore Bugatti é vendido em leilão
« Última Mensagem: por flávio Online 17 Abril 2021 às 13:00:59 »
Georges Schaeren fundou a Mido em 11 de novembro de 1918, e era apaixonado pelo design dos radiadores de automóveis da época. Criou, então, uma coleção de relógios baseada nos desenhos dos carros mais famosos, que fez muito sucesso. Além disso, entrou em contato com presidentes de várias associações automobilísticas da época, transformando seus modelos em um presente obrigatório para seus novos membros. O contato com a alta sociedade da época levou seus relógios a serem usados por famosos, como o Rei da Espanha.

A Mido atual foi posicionada como marca de entrada dentro do Swatch Group, mas certamente voltará a ser lembrada pelos formadores de opinião, por um fato inusitado: um modelo “radiador” feito exclusivamente para Ettore Bugatti alcançou em um leilão realizado agora o impressionante valor de 275 mil euros!

O interessante mostrador em formado de grelha de radiador foi fabricado pela Stern Frères, a mesma empresa que, em 1932, durante a Grande Depressão, adquiriu a Patek Philippe. A família Stern é proprietária da Patek até os dias atuais...


Fotos oficiais da Mido

97
Fórum principal / Que relógio você está usando hoje?
« Última Mensagem: por paulobalsan Online 16 Abril 2021 às 15:15:23 »

Tag Heuer Aquaracer WAK2180


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Aquaracer estiloso!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
98
Fórum principal / Re:Que relógio você está usando hoje?
« Última Mensagem: por mbmontel Online 16 Abril 2021 às 12:35:06 »


Tag Heuer Aquaracer WAK2180


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
99
Fórum principal / Re:Qual é o relógio??
« Última Mensagem: por flávio Online 16 Abril 2021 às 08:11:32 »
Foto do Revolution Online



Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

100
Fórum principal / Re:Revisitando a obra "Longitude", de Dava Sobel
« Última Mensagem: por flávio Online 15 Abril 2021 às 22:20:42 »
O filme pode ser visto através do Amazon prime americano, mas a versão é apenas em inglês, com legendas em inglês. Aliás, recomendo as legendas em inglês hahahahs. Tem também pirata no YouTube em trocentas partes, muito embora com imagem ruim. E, claro, nos Torrents da vida... O filme passou na tv a cabo no seu lançamento várias vezes, dublado em português. Eu inclusive gravei em vhs. Tentei muito achar essa versão dublada, pois queria que vários vissem sem a limitação da língua. Sem sucesso... E tentei, como tentei, até mesmo enviando e mails para as produtoras. Aliás, já pensaram na quantidade de mídia enterrada que existe por aí, sem ser disponibilizada ao público? Outro dia mesmo eu vi que existe uma disputa imensa pelo acervo da MTV e... Pô, disponibiliza tudo ao público! Se eu fosse produtor de conteúdo, iria preferir minha obra circulando, ainda que sem direitos autorais, a enterrada para sempre numa gaveta se deteriorando... Sequer consigo imaginar a quantidade absurda de negativos de filmes e outras mídias que irão se perder para sempre porque não lhe deram o devido valor.

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

Páginas: 1 ... 8 9 [10]