Menu principal

Omega 3313 versões a, b e c vs versões do co-axial

Iniciado por João de Deus, 01 Setembro 2013 às 09:57:17

tópico anterior - próximo tópico

João de Deus

Gostaria de saber se há alguma alteração no escapamento co-axial utilizado nos calibres Omega 3313 versão a,b e c.
João
João

Adriano

Há. O 3313 A usa o mesmo escapamento do 2500 B. Já o 3313 B usa o mesmo escapamento do 2500 C, ou seja, com a mesma alteração de geometria que sofreu o 2500 B para o C, primariamente para melhorar a partida e a amplitude, entre outros benefícios.

Já para o 3313 C, muda só a roda de escape que passa a ser a fabricada pelo processo LIGA, que já discutimos aqui. Âncora e balanço continuam o mesmo da versão B, ou seja, mesma âncora do 2500 C.

Porém, fora do escapamento, há outra mudança do 3313 A para o B, que é também uma mudança originalmente do 3303 A para o B: nos A os pivot do balanço são cilíndricos e passaram a ser cônicos nos B. Muda o balanço e os amortecedores. Ainda no balanço, do B para o C há outra mudança, onde o platô duplo é girado em 40° para dar melhor isocronismo.

E por fim o 3313 C vem com um rubi a menos, que foi substituído por uma bucha no tubo de centro para melhorar a folga na roda central do crono.

Abraços!

Adriano

João de Deus

João

João de Deus

Adriano, vi em um fórum uma pergunta sobre se haveriam três níveis de co-axial:

http://forums.watchuseek.com/f20/does-3313-c-have-three-level-co-axial-646439.html

Será que ele se refere ao que você mencionou sobre as versões A, B e C? Seriam estes os três níveis?

João
João

Adriano

Não, acho que você interpretou mal a questão. Não tem nada a ver com nível de qualidade, nem nada do gênero.
Isso já foi discutido aqui também. Existe o co-axial tradicional e o co-axial "slim". Assim o Daniels chamava-os. A Omega resolveu chamar o tradicional de "co-axial de três níveis" e o "slim" de "co-axial de dois níveis", o que quer dizer quem a roda de escape de um tem "dois andares" e a de outro tem três.

A versão adotada nos calibres 2500 e 3313 e derivados é a de "dois andares", por questões de espaço. Só no 8500 passou-se a usar a tradicional, de "três andares", cujo desempenho é um pouco melhor. Ocorre que o uso da tecnologia LIGA permitiu a produção de uma roda de três andares que caiba onde antes só cabia a de dois andares. Portanto os 2500 D e os 3313 C, passaram a possuir co-axial de três andares (três níveis).

Abraços!

Adriano

João de Deus

Muito obrigado Adriano.
Você esclareceu minha dúvida... era exatamente sobre o 3313 "C" que eu queria maiores detalhes sobre seu co-axial (se tinha ou não os três níveis).
João
João

Adriano

Agora, cada dia mais tenho a certeza de que o tal Watchuseek deve ser a pior fonte de informações sobre relógios na internet. Me impressiona como alguém com mais postagens que eu, e que portanto supõe-se alguém experiente e conhecedor, pode falar tanta m***a junta.

Achei brilhante estes comentários, onde um usuário diz que o F. Piguet 1185 (que não é o mesmo movimento do 3303, por sinal...), tem as seguintes falhas:

As I said before the 1185 suffers from these flaws:
-modular construction (?????? modular? preciso redefinir meu conceito de modular...)
-stamped parts (isso é uma falha? desafio alguém a listar quais cronos não possuem peças estampadas...)
-fragility of the rotor assembly (só porque só tem um parafuso? O 7750 também, que todo mundo acha tão robusto, é campeão no rotor desmontar sozinho sob impacto, isso quando o parafuso não quebra dentro da rosca...)
-unidirectionnal winding (só quem parou na década de 1950 pode achar que isso é uma desvantagem. É o oposto, a história mostra que cada vez mais produz-se mecanismos modernos unidirecionais, fora os tantos antigos que foram convertidos de bi para unidirecionais. Ler e se atualizar nunca faz mal.)
-smaller diameter and height of the movement as compared to the ep 410, rolex 4030, rolex 4130 and b01 (humm???? Queria entender o que uma coisa tem a ver com a outra...)
-21600bph (denovo? Ele alega categoricamente que quanto mais alta a frequência, melhor precisão. Então um Patek 13-130 que funciona a 18.000 a/h deve ser um lixo, com precisão sofrível...)
-difficult to service (quando você não tem treinamento do fabricante para isso, deve ser mesmo)

Parenteses meus.

Abraços!

Adriano

jfestrelabr

Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

João de Deus

Citação de: Adriano online 03 Setembro 2013 às 09:16:45
Agora, cada dia mais tenho a certeza de que o tal Watchuseek deve ser a pior fonte de informações sobre relógios na internet. Me impressiona como alguém com mais postagens que eu, e que portanto supõe-se alguém experiente e conhecedor, pode falar tanta m***a junta.

Achei brilhante estes comentários, onde um usuário diz que o F. Piguet 1185 (que não é o mesmo movimento do 3303, por sinal...), tem as seguintes falhas:

As I said before the 1185 suffers from these flaws:
-modular construction (?????? modular? preciso redefinir meu conceito de modular...)
-stamped parts (isso é uma falha? desafio alguém a listar quais cronos não possuem peças estampadas...)
-fragility of the rotor assembly (só porque só tem um parafuso? O 7750 também, que todo mundo acha tão robusto, é campeão no rotor desmontar sozinho sob impacto, isso quando o parafuso não quebra dentro da rosca...)
-unidirectionnal winding (só quem parou na década de 1950 pode achar que isso é uma desvantagem. É o oposto, a história mostra que cada vez mais produz-se mecanismos modernos unidirecionais, fora os tantos antigos que foram convertidos de bi para unidirecionais. Ler e se atualizar nunca faz mal.)
-smaller diameter and height of the movement as compared to the ep 410, rolex 4030, rolex 4130 and b01 (humm???? Queria entender o que uma coisa tem a ver com a outra...)
-21600bph (denovo? Ele alega categoricamente que quanto mais alta a frequência, melhor precisão. Então um Patek 13-130 que funciona a 18.000 a/h deve ser um lixo, com precisão sofrível...)
-difficult to service (quando você não tem treinamento do fabricante para isso, deve ser mesmo)

Parenteses meus.

Abraços!

Adriano

:o boa Adriano.
João
João

flávio

Veiga

Adriano, uma vez mais aprendi muito com você hoje.
Estou sempre acompanhando o desenvolvimento da Omega. De certo vem ainda muita novidade por ai.
Lendo a entrevista do Stephen, na Pulso a minha expectativa só aumentou...
Um abraço do seu admirador, Veiga.

shun

Alberto Ferreira

;D ;D ;D

Também conhecido como "shitkiller"...  

Mas, amigos,...
Sem perda da seriedade do tema, ok?  Digamos, apenas uma "gracinha" séria.

Nem tudo o que nós lemos na NET deve ser "engolido" sem antes "cheirar", como aliás fazem os gatos, numa respeitosa e segura distância,...
...e se for o caso, enterrar.
;)

Alberto

Adriano

Sim, vale aquela máxima de não "bater o martelo" em tudo o que se lê, nem em fórum estrangeiro, nem aqui no FRM, e nem, com toda sinceridade, no que eu escrevo. Nunca é prudente tirar conclusões baseado numa única fonte. Eu prefiro mil vezes que cada um pesquise e tire suas próprias conclusões. O que posso dizer de mim, aí sim, modéstia a parte, é que existe uma grande chance de minhas informações serem mais seguras pois tenho acesso privilegiado à muitas delas e baseio minhas informações nos dados oficiais, informações internas (que não sejam confidenciais, obviamente). Segundo, porque me baseio numa experiência de dia-a-dia. E terceiro porque, se a informação não é a oficial, jamais me baseio numa única fonte, muito menos me baseio em achismo. Se eu "acho", eu sempre deixo claro, uma, duas, três vezes no mesmo parágrafo, de que "eu acho". É para ficar claro que não é certo. E quando é opinião pessoal, eu deixo também bem claro, insistentemente, se que é opinião pessoal, mesmo sendo o fórum apenas uma "brincadeira".

O que não se pode é achar coisas, ou se basear no "ouvi falar", afirmar definitivamente as coisas baseado nisso. Ou pior, que é o que me pareceu naquele texto: por alguma razão o cara não gosta do F. Piguet, então vale todo tipo de "contra-informação" para denegrir aquilo que você não gosta, ou o oposto, supervalorizar outras coisas em apoio àquilo que se gosta. Bem político. E já vimos esse filme tantas vezes no fórum...

Abraços!

Adriano

Veiga

Adriano com sua boa colocação a respeito de sua contribuição no FRM voltei aos tempos do Cursinho Castelões, preparatório aos que pretendiam cursar Direito, época em que ainda estudávamos Latin e lia-se "Os Lusíadas"

Na verdade nos "Os Lusíadas", canto décimo,  Camões deixou escrito que:

'Nem me falta na vida honesto estudo,
Com longa experiência misturado,
Nem engenho que aqui vereis presente,
Cosas que juntas se acham raramente.'

O FRM por ser um forum destinado aos amantes dos relógios mecânicos é antes de tudo uma fonte de informações preciosas.

Para nós, leigos, como eu e que acompanhamos diariamente as postagens é um meio de orientação e de obter conhecimento invulgar.

Este tópico é bem o exemplo disso, pois o partilhar da teoria e da experiência de lidar com os relógios mecânicos acrescido a tudo isso do discernimento decorrente do engenho  faz com que, leigos como eu, possamos nos orientar com segurança não só nas escolha dos relógios para o nosso uso diário mas também para saber quais escolher para as coleções de seus participantes.

Realmente este site se distingue de tantos outros pela autoridade dos que participam dele e que ostentam as qualidades referidas por Camões.

Não é à toa que diariamente a ele recorremos com proveito, para mais aprender.

Meu abraço, Veiga.