Menu principal

Video mostrando a manutenção/desmonte de um Rolex Submariner

Iniciado por vinniearques, 22 Outubro 2013 às 09:58:21

tópico anterior - próximo tópico

Richard

Poooo q ótimo video......bem editado e produzido por aparentemente não ser uma empresa de grande porte!

Legal a iniciativa da boutique fazer esses vídeos para promocionar a loja.

Com relação ao conteúdo, realmente o cara sabe o que está fazendo, com certeza.

Abraços

flávio

Adriano, quando brincava de desmontar relógios, seguia o "by the book" para o cannon: um mandril. Tenho livros, como o do De Carle, que indicam um alicate com ponta de plástico, latão ou o mandril. O mandril para mim era matador, pelo menos nas minhas minhas brincadeiras. Não sei se é normal seu uso por profissionais, mas não vejo porque não. Para quem não sabe do que estou falando, a página da Ottofrei sobre mandris, outra ferramenta "coringa" na relojoaria: serve para um monte de coisas!

http://www.ofrei.com/page249.html

Flávio

naio21

Pessoal, uma coisa que eu nunca vi nestas montagens/desmontagens que já acompanhei por aí foi o uso de pincéis, como por exemplo os fotógrafos utilizam para limpar as lentes de suas máquinas.

Relojoeiros não costumam usar pincéis para dar um "arremate" final (principalmente na caixa e mostrador) durante o processo de remontagem? Porque imagino que, por mais que o ambiente onde um relojoeiro profissional trabalha seja controlado, sempre há o risco de sobrar uma poeirinha onde não devia, não?
Abs,

Ivan B. Prado

igorschutz

Pincel eu nunca vi (o que não quer dizer nada), mas para o que você descreve, vejo usarem bombinhas fuc-fuc... isso aqui:

Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

vizel

vizel

bblunt

Quebra-cabeças de 10 mil peças não é nada, comparando!
be brief, be blunt, be gone.

Adriano

Citação de: naio21 online 23 Outubro 2013 às 08:16:12
Pessoal, uma coisa que eu nunca vi nestas montagens/desmontagens que já acompanhei por aí foi o uso de pincéis, como por exemplo os fotógrafos utilizam para limpar as lentes de suas máquinas.

Relojoeiros não costumam usar pincéis para dar um "arremate" final (principalmente na caixa e mostrador) durante o processo de remontagem? Porque imagino que, por mais que o ambiente onde um relojoeiro profissional trabalha seja controlado, sempre há o risco de sobrar uma poeirinha onde não devia, não?

Não se usa. O relógio não admite nenhuma poeira ou partícula, ao contrário da lente de uma câmera que, se não for visível ao seu olho ou à foto, não precisa se preocupar mesmo que exista lá. Um pincel só carrega mais sujeira e gordura para dentro do relógio. Por isso se usa uma bombinha como o Igor postou (muito louca essa "bombinha", por sinal) ou um sistema de pistola de ar que pode ser acoplado à uma rede de ar pressurizado para ser usado em várias bancadas, que é mais confortável também para o relojoeiro.

Abraços!

Adriano

FPiccinin

Citação de: Adriano online 23 Outubro 2013 às 14:11:58
Citação de: naio21 online 23 Outubro 2013 às 08:16:12

Não se usa. O relógio não admite nenhuma poeira ou partícula, ao contrário da lente de uma câmera que, se não for visível ao seu olho ou à foto, não precisa se preocupar mesmo que exista lá. Um pincel só carrega mais sujeira e gordura para dentro do relógio. Por isso se usa uma bombinha como o Igor postou (muito louca essa "bombinha", por sinal) ou um sistema de pistola de ar que pode ser acoplado à uma rede de ar pressurizado para ser usado em várias bancadas, que é mais confortável também para o relojoeiro.

Abraços!

Adriano

Adriano uma dúvida! É muito comum nas linhas de ar comprimido a presença de óleo e água.

No caso de uma oficina de relógios é utilizado algum secador ou filtro especial?

Abs

Adriano

Se você usar compressor a óleo sim, precisa usar um filtro, senão tem risco que pulverizar óleo mesmo que a linha (distância entre o compressor e a pistola) seja longa. Mas se usar um compressor que não usa óleo, não precisa, pois ele não expulsa umidade o suficiente para ser conduzida pela linha (o pouco de umidade que houver, se perde antes de chegar na pistola). Porém mais importante que tudo é a manutenção do compressor, principalmente drenar com regularidade no caso dos que trabalham sem óleo. Isso é fundamental.

Aqueles para aplicações odontológicas (vulgo "compressor de dentista") é o ideal.

Abraços!

Adriano

rpaoliello

Caros amigos;

Tenho algumas indagações, de iniciante, ou melhor faixa branca, como sou. Mas se os amigos puderem esclarecer ficarei muito grato.

I-) Foi correto o modo de retirar a corda do tambor? Não pode causar deformação o meio que ele usou no vídeo?

II-) Retirar o balanço deixando a mola destendida não poderia alterar o isocronismo do relógio? Digo isto pois, creio que o cabelo tende a ser plano e ainda mais com espiral de Breguet não pode danificar deixar naquele suporte?

Agradeço, desde já a atenção.

Abraço.

Renato