Menu principal

Hoje conheci o Flávio

Iniciado por paulorocha, 10 Maio 2009 às 00:05:34

tópico anterior - próximo tópico

paulorocha

Olá amigos

A algum tempo atrás, eu comentei da minha intenção de fabricar uma caixa de relógio em aço damasco. Na época, o Flávio ofereceu-me uma cópia de dois capítulos do livro do George Daniels que poderiam me ajudar nesta empreitada.

Pois bem. Hoje nos encontramos para eu pegar as cópias. 8)

Depois de algumas voltas a mais para encontrar a quadra certa (apesar de bem central, o local parece um labirinto...), finalmente encontrei o prédio correto.

Fui muito bem recebido! Entre outras coisas, tive a oportunidade de folhear alguns livros magníficos sobre horologia, bem como ver com os olhos (aqueles que ficam nas pontas dos dedos...  ::) ) a bela coleção de relógios do nosso amigo. Peças realmente de muito bom gosto e conservadas com um esmero total. :D

Para finalizarmos, fomos almoçar, saboreando alguns ótimos sushis (sugestão minha, prontamente aceita pelo Flávio). ;)

Amigo Flávio, muito obrigado por ter aberto as portas da tua casa a este maluco. Espero que não tenha ficado muito assustado com o que encontrou! ;D

Um grande abraço

PS.: acabei de assistir ao filme Longitude faz uma meia hora. Tu tens toda a razão: absolutamente fabuloso! Obrigado pelo empréstimo.
Um grande abraço

Paulo Rocha

Enéias

Pois é:

Quando o Flávio esteve por aqui eu não estava. Volta-e-meia eu perco oportunidade de conhecer amigos que não residem em Sampa.

igorschutz

Agora só falta você vir conhecer os amigos de São Paulo!
E trás o Flávio e os outros amigos de Brasília com você...

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

flávio

Realmente, tarde agradável, Paulo super solícito, ainda me deu um "presentinho" e fatalmente me levará para o lado das facas também! kkkkk! Aliás Paulo, por favor poste as fotos que postou, belíssimo presente, do tipo "gentileza gera gentileza". Minto, comprei-a, pois "facas não se dão, vendem". Não pude tirar fotos pois minha câmera digital, depois de uma queda na piscina, já era!

Legal conhecer o povo. Espero que os livros que emprestei tenham utilidade!

Flávio

flávio

Complementando o post, o Paulo me emprestou um vídeo do Ed Caffrey, cuteleiro americano para que eu tivesse uma noção do trabalho do cabra. Fantástico o trabalho de cutelaria. Paulo, visitei o site do cara e fiquei "de cara" com o trabalho em damasco dele, muito foda! E o que mais me impressionou é que, pelo trabalho manual envolvido, não achei as facas caras.

Ah, sobre o vídeo: sorte que ele é mais ou menos autoexplicativo, pois entender tudo que o cara fala, com um sotaque americano de caipira e com um barulho de forno atrás não é tão fácil...

Outra coisa: como ele mesmo falou, você tem que criar uma "hallmark" para suas facas. Não pode ficar sem hallmark! Muito legal!

Confesso, porém, que fiquei mais impressionado com o trabalho do fabricante tradicional de katanas japonês que passou em documentário no The History Channel, por alguns motivos. O primeiro, e mais impressionante, é que ele próprio faz a liga de aço, a partir do ferro bruto, não compra o metal pronto. Em segundo lugar, o cara segue tudo no ultratradicional, com forno a carvão, foles e só martelo, nenhuma máquina. O trabalho do Caffrey é maravilhoso, mas, como ele próprio disse, se você pode optar por coisas que lhe poupem tempo, faça isso (como ele afirmou, ao trocar o forno de carvão pelo de gás, os martelos custom etc...), afinal, ele é profissa e, apesar de ser um artesão, também tem que ganhar dinheiro com isso.

O cara da Katana que eu vi o documentário só fazia 5 por ano, algo assim! E custavam de 30 a 100 mil dólares cada, também algo assim.

Aliás, aqui o site do programa:

http://www.thehistorychannel.co.uk/site/microsites/the_master/

Flávio

paulorocha

Oi Flávio

Ainda não consegui configurar o leitor de cartões no novo sistema, acho que amanhã eu faço o trem funcionar.

Mas eu tinha tirado uma fotinho antes da afiação:

Quando tiver aquelas que a gente tirou ai na tua casa disponíveis eu coloco aqui.

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Leandro

Paulo,

Lendo este post e conhecendo seus dois hobbies, tive uma idéia.  Existem alguns canivetes específicos para abrir os fundos de relógio de pressão.  Eles têm uma lâmina curta e larga e imagino que sem afiação.  Já pensou em fazer uma faca, com uma lâmina semelhante, para abrir os fundos de relógio? Seria uma união de seus dois passatempos.

Um abraço,
Leandro

paulorocha

Leandro, eu já estou com um projetinho neste sentido sim. Não como canivete e sim como lâmina fixa.

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Pandolfi

Citação de: paulorocha online 11 Maio 2009 às 22:14:47
Leandro, eu já estou com um projetinho neste sentido sim. Não como canivete e sim como lâmina fixa.

Um abraço
Amigo Paulo, estamos esperando o canivete.
Grande abraço.
Pandolfi

Lourival

Esse Flávio é bão mesmo! ;)
Foi quem me deu o empurrão final pra esse troço de relojoaria!
Ele que me convenceu que, mesmo um "pobre mortal" como eu, pode desmontar e montar um relógio e, ainda assim, vê-lo funcionar! ;D ;D ;D
Grande figura!
Paulo, se rolar a "faquinha" de abrir fundo de relógio, tô dentro! ;)
Abraços a todos
Lourival

flávio

Essa tal faquinha de abrir relógios, se fosse feita artesanalmente por ele e várias, custaria cada uma uns mil reais, dada a dificuldade de manipular o troço, pelo que percebi no vídeo que ele me passou...kkkk! Ah, por falar nisso, eu tenho um canivete específico para relógios, é da Swiss Army. Como o resto das minhas ferramentas, paradas lá em casa. Não, não vendo, antes que perguntem.

Flávio

paulorocha

Citação de: flavio online 13 Maio 2009 às 08:55:23
Essa tal faquinha de abrir relógios, se fosse feita artesanalmente por ele e várias, custaria cada uma uns mil reais, dada a dificuldade de manipular o troço, pelo que percebi no vídeo que ele me passou...kkkk! Ah, por falar nisso, eu tenho um canivete específico para relógios, é da Swiss Army. Como o resto das minhas ferramentas, paradas lá em casa. Não, não vendo, antes que perguntem.

Flávio

Deixe de ser exagerado, homem! Custaria bem menos, digamos uns 999,00...  ;D ;D ;D

Brincadeira! Mas eu estou pensando sim em fazer alguma coisa no gênero, não como canivete, mas com lâmina fixa. Vou fazer um protótipo e mandar para um colega testar (quem? segredo...). Se ficar bom, farei mais unidades para os interessados.

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Leandro

Citação de: paulorocha online 11 Maio 2009 às 22:14:47

Paulo,

Era justamente em uma lâmina fixa que eu estava pensando.  Vi em um de seus posts anteriores, uma nota sobre a dificuldade de fazer um canivete.

Um abraço,
Leandro

paulorocha

;D ;D ;D

É verdade... E a sugestão que o Igor me fez foi justamente a de uma lâmina para abrir fundos de relógio...

Acho que este projeto tem (algum) futuro mesmo...

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha