Menu principal

pulseira resistente a 100 metros

Iniciado por Carbonieri, 06 Dezembro 2013 às 22:57:10

tópico anterior - próximo tópico

Carbonieri

Estava eu conversando com o BCM por mp sobre pulseira eis que surgiu a dúvida do porque algumas pulseiras da marca Hirsch virem com a inscrição "The strap is 100 m water-resistant". Ora qual seria a diferença de mergulha-las por uma hora na pia de casa ou a 100 metros de profundidade? to certo ou to errado???
sic transit gloria mundi

dwbr

Uma explicação pode ser a seguinte: a pressão nos 100m poderia deformar a pulseira, afetando algum ocomponente estrutural (spring bars etc.) causando a perda do relógio. Mas se tivesse que escolher, diria que a ideia foi do pessoal de marketing... :)
.·.

Adriano

Marketing. Não faz o menor sentido.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

 ;D

Marketing... Quase incansável!

"Malho", qual metralhadora,...    ... "rotativo".  Atira em todas...
;)

E, quando nós pensamos que já vimos tudo,...
Nós vemos que não vimos.
;D

Alberto

Jefferson

Pessoal, eu já vi bóias de redes de pesca serem esmagadas em profundidades de 100 metros. Esse fato levou os pescadores de minha região a adotarem bóias plásticas mais resistentes quando começaram a praticar a pesca semi industrial em águas mais profundas, sendo meu pai um exemplo.

Não conheço a pulseira em questão, mas se for do tipo costurada, com aquele enchimento interno, vem a pergunta: não seria o caso de uma costura reforçada, ou algum selante, para evitar que o material interno (que nas pulseiras mas simples é nada mais que papelão) seja atingido pela água a partir de determinada pressão?

Dei uma olhada nesse linK, que repasso para vocês: http://www.watchstyle.com/hirsch-100m-WR.htm

Que há marketing na história é certo, afinal, o público alvo não molha o relógio nem em torneira... ;D

Abraços,

Jefferson

Alberto Ferreira

#5
Sim.
Pode ser.
Afinal nós sabemos que os efeitos da pressão hidrostática existem e não são nada desprezíveis.

Mas a questão, a meu ver, seria a parte "técnica", no que tange às especificações e como seriam controlados os efeitos da profundidade na construção do artefato, as normas, etc.
Por que 100 e não 200 ou mais metros?

Aí, e eu posso estar enganado, mas eu temo ter que acreditar que neste ponto vale mais o marketing mesmo.

Talvez,...
Provocando,...
Um bracelete de aço certamente seria resistente a mais de 10.000 metros? Certamente.
E uma pulseira de borracha?

Mas é sempre oportuno debater as "faces da moeda".


E,...
...quando nós pensamos que já debatemos de tudo,...
Nós vemos que não é bem assim.
;)

Alberto

Adriano

Sim sim, a questão é essa: porque "water resistant a X metros" e não apenas "water resistant"? Sempre entendi que o problema da pulseira é água, e não pressão. É exatamente o que me pergunto: porque 100 metros e não 10 ou 1000? Pois se a pulseira não resiste à água, ela estraga até com chuva. Mas se resiste à água, mais ou menos pressão faz mesmo essa diferença? O que acontece com essa Hirsch se levar ela a 200 metros?

Abraços!

Adriano

Jefferson

Sim Adriano, minha curiosidade foi justamente ver de que material era feita a pulseira. Como disse o Alberto, se de borracha ou metal fossem não haveria o menor sentido falar em profundidade.

Mas ao ler o texto do link que indiquei, duas questões podem ser discutidas sobre a influência da pressão:

O material interno, que preenche a pulseira (que dizem ser resistente à água), poderia ser deformado acima (ou abaixo) de certo limite de profundidade. Por isso citei o exemplo das bóias. Eram feitas de uma espécie de "isopor" super endurecido, mas voltavam murchas quando mergulhadas em 80, 100 metros de profundidade.

A película, o tratamento que impermeabiliza o couro (se entendi bem, o tal de HIRSCH Rembordé), pode tornar-se permeável a partir da profundidade indicada.

Mas concordo plenamente com vocês, o mais provável é que eu esteja tentando exercitar a lógica sobre algo que na verdade é mais propaganda do que qualquer coisa. Mesmo que de fato seja funcional, o foco é mesmo a propaganda, afinal, qual o sentido ter uma pulseira de couro para usar em mergulhos?  ;D ;D

Abraços,

Jefferson

Adriano

Sim, achei interessante aquela informação. Mas realmente não entendi bem: como falei, o que acontece com ela se o limite for ultrapassado? Ela encharca e estraga? Ela arrebenta?

Abraços!

Adriano

FALCO

Citação de: Jefferson online 08 Dezembro 2013 às 00:07:39...A película, o tratamento que impermeabiliza o couro (se entendi bem, o tal de HIRSCH Rembordé), pode tornar-se permeável a partir da profundidade indicada...

Tem toda lógica, esta explicação me basta, mas também acho muito louco uma pulseira ser "resistente à 100mts".
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!