Menu principal

Como identificar uma falsificação?

Iniciado por fernandodd, 03 Fevereiro 2014 às 20:20:39

tópico anterior - próximo tópico

fernandodd

Opa,

Andei pesquisando alguns relógios e alguns modelos mais antigos que me interessaram muito mas bateu uma dúvida: Como alguém totalmente inexperiente ( como eu ) saberia identificar se o relógio e todas suas partes são legítimos?

Ou mesmo, quais lojas ( ou vendedores ) são honestos e confiáveis neste ramo?

Obs: li nas regras que qualquer indicação comercial e proibida e se existir algum local no fórum que essa pergunta se encaixe, por favor, a movam. Ou se não existir edito a mensagem sem problemas.

Obrigado e um abraço!

dsmcastro

Sua pergunta é pertinente, mas, existem fontes confiáveis para compras na internet, dê uma pesquisada no fórum e você encontrará algumas referências. Lojas autorizadas podem ser consultadas no site do fabricante que deseja.

Mas, você tem alguma dúvida sobre algum relógio específico? Pois, infelizmente há réplicas de diferentes níveis e algumas enganam os mais incautos. Apesar do quê, eu acho que, salvo raras exceções, quem compra réplica sabe que está comprando réplica...
www.marciomeireles.com.br
www.behance.net/marciomeireles

Carbonieri

vá com o vendedor em uma autorizada e solicite que deem uma conferida no relógio. Se for trambique o vendedor já irá se negar de cara a ir com vc.
agora, a longo prazo, só pesquisando e aprendendo, o que ainda não é muita garantia.
mas o principal sobre peças usadas acho que é: só compre de vendedor bem indicado, pessoa conhecida, etc... 8)

ah, vc pode usar a mensagem privada MP para perguntar pessoalmente aos colegas do forum quanto a indicação de lojas e pessoas....abs
sic transit gloria mundi

igorschutz

Só há uma única maneira de não se enganar com falsificações, que é conhecendo muito bem o original, no entanto, isso nem sempre é possível, então cabe a você estudar e adquirir a experiência necessária para não se deixar enganar.

Não há método fácil, não há método sem riscos.

Aliás, sem riscos há sim: compre sempre de uma loja autorizada, credenciada de acordo com o site da respectiva marca.

Mesmo comprando de vendedores honestos não há garantia 100% da procedência e originalidade, pois mesmo este vendedor pode ter sido enganado (e sim, essas coisas acontecem, pois tem muito picareta por aí disfarçado de ovelhinha do bem).
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

Pois é, o assunto já foi discutido aqui ad nauseam, mas certamente é pertinente. Não pretendo repetir minhas idéias sobre o assunto, mas a certeza é a de que os termo "inexperiente" não cabe na mesma frase que contém "como identificar falsificações", pois experiência é a única chave quase totalmente segura para não ser passado para traz com uma falsificação.

Abraços!

Adriano

dwbr

Concordo... Não há outra maneira. Vendedores honestos nem sempre são experientes e autorizadas nem sempre conhecem os detalhes (pode incluir a Rolex na lista, vide os tópicos que postei com dials fakes sendo "autenticados"). Como não sou experiente, mas sou esforçado, o que faço é o seguinte:

Passo horas e horas coletando informações referentes aos vintages que me interessam. Mesmo para modelos recentes, fico passeando pelos fóruns de réplicas para aprender cada detalhe.

E o pior é que não adianta ser tudo original, tem que ser original e bater com o esperado para a época/serial do relógio. É um mundo de informações que, se gostar, dá para passar a vida toda estudando. Depois de coletar o máximo de informações possíveis, consiga uma boa lente macro e aprenda a mexer no Photoshop. Sobreponha layers com os detalhes dos sabidamente originais. Trocar informações com os mais experientes é válido, para não dizer necessário. Tem muitos colecionadores de primeira aqui no fórum que não pouparão esforços se solicitados. No mais, é um investimento muito grande de tempo... e no fim vão te achar um grande idiota que paga caro por detalhes que a maioria não valoriza.

Aproveitando, quais foram os modelos que despertaram o seu interesse?
.·.

igorschutz

Rolex é um caso fora do normal, pois, basicamente, toda e qualquer "autenticação" é feita por colecionadores, e não pela própria marca, que não disponibiliza seus registros ou extrato de arquivo para terceiros. A insegurança é imensa, pois os referidos colecionadores possuem interesse econômico sobre os relógios e acabam criando originalidade naquilo que não existe.

Temos aí como exemplo aqueles Rolex que vinham com a assinatura de uma tal loja venezuelana (agora estou no celular e não lembro o nome, mas é um caso conhecido).
Esses relógios eram tidos como originais por todos os colecionadores sérios, até que conversaram com o ex-dono da tal loja (ela havia fechado as portas) e ele disse que jamais assinara um mostrador de Rolex... ou seja, aqueles Rolex valiosíssimos não só deixaram de ser originais, como perderam completamente seu valor, pois os mostradores originais foram violados com impressões falsas do nome da loja.

Se para detectar falsificações de qualquer marca se exige experiência, para Rolex antigo isso se multiplica por mil!

Gravina

Citação de: igorschutz online 04 Fevereiro 2014 às 07:09:55

Temos aí como exemplo aqueles Rolex que vinham com a assinatura de uma tal loja venezuelana...
Esses relógios eram tidos como originais por todos os colecionadores sérios, até que conversaram com o ex-dono da tal loja (ela havia fechado as portas) e ele disse que jamais assinara um mostrador de Rolex... ou seja, aqueles Rolex valiosíssimos não só deixaram de ser originais, como perderam completamente seu valor, pois os mostradores originais foram violados com impressões falsas do nome da loja.

Igão,
Você deve estar se referindo à Tiffany da América do Sul ;D, a  SERPICO Y LAINO de Caracas.
Veja aqui alguma coisa: http://rolexpassionreport.com/2086/vintage-rolex-serpico-y-laino-a-great-review-by-my-good-italian-friend-luciano/

Ocorreu sim uma coisa, neste caso, que eu como colecionador considero crime (creio que todos, né?), ou seja, fizeram, pegaram, ou sei lá o que.....um "carimbo"(não é exatamente este o nome da ferramenta) desta empresa, e andaram, como se carimbadores malucos fossem (Raul Seixas), carimbando tudo o que aparecia de mostrador de Rolex pela frente...

Sabem né?, estes Rolex com nome de revendedores Serpico, Tiffany, Cartier..........têm um plus nos seus preços.

Abs

Gravina

fernandodd

Na verdade não tenho um modelo especifico de meu interesse.. Quando visitei um museu na França da 2 guerra mundial vi um boneco caracterizado como aviador, utilizando roupas e acessórios originais da época e aquele relógio gigante por cima da jaqueta me chamou a atenção.

Também tenho como hobby um Aquario marinho e antes de monta-lo estudei por quase 5 anos em fóruns, livros, conversas com lojistas e pessoas mais experientes mas mesmo assim quando coloquei a mão na massa saíram algumas coisas erradas . E é isso que estou começando aqui, como não conheço ninguém que também possui interesse por relógios não tenho nada para me nortear nesse meio. Nem lojas especializadas eu conheço, sou totalmente leigo nesse assunto. Mas pelas respostas já vi que em muitas marcas é possível verificar o registro da peça que me interessa e isso já é um começo!!!

Obrigado pelas respostas!

igorschutz

Citação de: Gravina online 04 Fevereiro 2014 às 08:04:59
Você deve estar se referindo à Tiffany da América do Sul ;D, a  SERPICO Y LAINO de Caracas.

Isso aí, Mestre!

GuilhermeLago

Citação de: Gravina online 04 Fevereiro 2014 às 08:04:59

Sabem né?, estes Rolex com nome de revendedores Serpico, Tiffany, Cartier..........têm um plus nos seus preços.

Abs

Gravina

Interessante... no caso dos Heuer (Meister, Casa Masson...), eles têm um "minus" nos preços.

igorschutz

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

Você está falando de relógios sem assinatura Heuer no mostrador e apenas assinatura da loja, enquanto o caso da Rolex trata-se de um relógio inteiramente assinado Rolex, como qualquer outro, e também assinado pela loja.

A Patek Philippe por vezes produziu relógios que somente vinham com a assinatura da loja (Tiffany, por exemplo) no mostrador. Esses valem menos do que os assinados apenas Patek, ou assinados Patek e também Tiffany.

GuilhermeLago

Não... estou de falando de Heuer com gravação do distribuidor no mesmo mostrador.
Em geral, tem um valor menor... Não sei porque, mas tem

Exemplo:

igorschutz

Bom, então penso ser caso único na relojoaria, até porque essa assinatura da Meister está muito bem feita e condizente com o mostrador.

Normalmente a assinatura da loja, desde que comprovadamente original, ou seja, junto com documentos, etc., valorizam um relógio (Tiffany, Cartier, Cuervo y Sobrinos...).