Menu principal

Invenit et Fecit, documentário sobre FP Journe

Iniciado por admin, 24 Agosto 2014 às 12:46:31

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Há alguns dias escrevi um tópico sobre acabamento de relógios e, ao concluí-lo, por acaso coloquei o FP Journe como exemplo de "como as coisas devem ser feitas".

O tópico foi este:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=11312.0

Coincidentemente foi lançado um documentário sobre o cidadão, que posto aqui. Confesso que, apesar de o vídeo possuir um pseudo caráter de imparcialidade, parece muito mais uma peça publicitária sobre o cabra. De qualquer modo, vale a pena assistir, até mesmo porque mostra, ainda que superficialmente, a pessoa por trás do nome da marca.

[youtube=425,350]8ciWgA1QiMk[/youtube]

Flávio

CHICO

O cara é um daqueles que estão em "outro planeta" (no ótimo sentido) top!

Valeu Flávio!

bdalla

Obrigado por Compartilhar Flavio.

Estou me preparando, psicologicamente e financeiramente para comprar um Chronometre bleu .
O valor perfeito é fazer sem testemunhas o que se faria diante de todo mundo ( La Rochefoucauld)

Dicbetts

Evidentemente que é uma "hagiografia".

Mas tem seu valor.

Dic

PS - A citação a "O homem sem qualidades", do Musil, logo no começo do filme, me parece sem qualquer sentido. Se toda a humanidade fosse sempre conformismo e mediocridade, que como observa a narração, não teríamos chegado até aqui. E convenhamos: homens e instituições têm que ser muito competentes para tornarem a produção em série algo prático e factível. Henry Ford que o diga.

flávio

TUZ40

Li ontem, esse relógio é muito bacana. Bela porta de entrada.
"All your base are belong to us"

AlexandreMed

nao sei se ja postaram.. acho q nao..
em outubro um colecionador fã declarado (@thejourneguy) o intrevistou.. e eu me impressionei com a modestia do garoto..
la pelo meio ele fala q nao tem mais nenhum interesse em criar novos relogios com movimentos simples, apenas os complicados..
mas o CB eh o q ele mais vende, por isso nao dece ser descontinuado..
http://forums.timezone.com/index.php?t=tree&goto=7139762&rid=12189#msg_7139762

TUZ40

O cara é bem famoso pela modéstia, só que ele pode, já que apresenta.
"All your base are belong to us"

flávio

Muito boa essa entrevista, embora a tenha lido "dinamicamente" (aliás, hoje parei para ler os fóruns gringos e aqui e, lá pelas tantas, acabei me perdendo em um monte de artigos, faz 4 horas que estou lendo sobre relojoaria, estou zoado! hahahahahah).

Eu gosto da filosofia do cara, ele tem um pé claramente no passado e investe nisso. Aliás, um relógio de pedestal de Janvier que deve ter custado um FORTUNA embeleza sua matriz e, aliás, foi o que o inspirou a fazer o cronômetro a ressonância. Aliás, acreditam que um troço desse girou nas mãos de um chapa (Átalo, está aí? hahahaha) há alguns anos e poderia ter sido comprado até por uma barganha mas... Algum animal havia aberto, não compreendido o troço, e danificado algo no escapamento. Não funcionava. Voltando ao tópico... Ele comprou, também, uma das mais importantes bibliotecas sobre relojoaria, com mil livros, por quase um milhão de dólares recentemente e sabe muito sobre os mestres antigos.

E é um cara que faz relógios para deleite, mas não só... Outro dia vi alguns aqui comentando que a precisão em um relógio mecânico não importa... Importa sim. Esse tipo de marketing tem retornado e mesmo nas majors. Ou vocês acham que a Omega não se beneficia indiretamente ao fazer propaganda que seus relógios são os mecânicos mais precisos do mundo, em virtude de um novo escapamento? (se são mesmo, não vamos saber, pois a Omega não está disposta a se arriscar em competições de cronômetro novamente...). O Journe é guiado pela obsessão de fazer cronômetros de pulso. Ele tem os inventores dos cronômetros marítimos como inspiração. E, para adicionar insulto à injúria, acabou por se arriscar na primeira competição de cronômetros que ocorreu novamente há alguns anos e... Deu com os burros n´água, se não estou enganado, pois seu relógio deu pau durante os testes. Mas se arriscou...

Eu gosto dos seus relógios, possuem identidade, visual claro. Você olha um, sabe de quem são.

Flávio

Ps. Para os fan boys da Rolex de plantão, perguntaram-lhe na entrevista qual relógio indicaria para compra até 10 mil. Ele respondeu Rolex! E não é o primeiro, o Roger Smith já disse isso também... O entrevistador perguntou a Journe o motivo... Segundo ele, porque é um relógio "sólido", ponta firme. E riu depois... Se estava sendo irônico ou não, só Deus sabe...