Menu principal

Quando um 7750 não é mais um 7750

Iniciado por admin, 03 Novembro 2016 às 17:16:55

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Há alguns anos... Minto, há quase duas décadas traduzi um texto do Phill Baker sobre originalidade dos movimentos e o publiquei no site mãe. Está aqui

http://relogiosmecanicos.com.br/curiosidades/uma-discussao-sobre-movimentos-de-relogios-e-sua-originalidade-por-phil-baker/

Na época estava - na verdade todos os amantes de relógios estavam - na verve do movimento feito em casa e a singularidade que este trazia. Minha opinião pouco mudou, muito embora eu não ligue mais muito para o que existe dentro de um relógio, a não ser que o custo benefício seja ruim. Explico. Nem tudo num relógio é movimento, mas confiabilidade e, claro, beleza e trabalho de caixa, mostradores, etc. Tomemos, por exemplo, os Tudor antes dos calibres feitos em casa a partir deste ano. Belos relógios, equipados com tradicionais 2824 (com regulador Triovis, ao invés dos ETAChron, diga-se, muito embora eu sequer ache que isso seja vantagem técnica...), e com preço justo, na faixa dos 3000 dólares. Acharia um absurdo cobrarem-me em algo similar muito mais caro, por algo não singular, muito embora, como já falei alhures, eu prefira algo testado e aprovado no interior de um relógio a um movimento novo feito em casa dando um monte de problemas.

Dito isso, resolvi só postar uma foto para aclarar o ponto de vista da "singularidade" e do que um dia foi, mas hoje não é mais...

Já ouvi pessoas comentado que os Omega Speedmaster Racing, Mark II, etc, usam um movimento "7750", e isso seria um demérito, se comparado aos coaxiais feitos em casa.

Eh... Mas será mesmo que o 7750 da Omega é um 7750?

A foto diz por si. Do 7750 padrão, parece que nada sobrou, a não ser rodagem. Vejamos

- O came para controle das funções do cronógrafo foi trocado por uma roda de colunas. E isso não é simples, implica em mudar TODO o sistema de alavancas;
- O escapamento recebeu uma mola em silício
- O balanço foi substituído por um sem regulador, "free sprung"
- O regulador se foi
- O escapamento de âncora comum foi substituído pelo coaxial.

Sem contar o acabamento decorativo, que é exclusivo.

"7750" da Omega, na sua versão 3330

http://www.zeitauktion.info/pics/2015/151805_10_full.jpg

7750 na versão normal

http://quillandpad.com/wp-content/uploads/2014/06/Valjoux-7750.jpg

Um lembra o outro? Claro, o rotor é o mesmo, sistema de carga e rodagens, de modo que é possível, inclusive, trocar um pelo outro dentro do relógio. Mas são a mesma coisa? Eh... Não são.

Flávio

FelipeP

Caramba, que interessante, como sou novo no assunto não sabia destes detalhes que estão no link.

Sempre me perguntei "como cada marca tem seu próprio movimento?" "não pode haver tanta diferença assim".

Depois de refletir eu sempre chegava na mesma resposta "devem ter uma base comum", e agora vi que é isso mesmo, e pelo jeito é a ETA quem serve de base pra grande maioria dos movimentos.

Valew pelo esclarecimento Flávio,

abs,

FPiccinin

Muito interessante Flávio. Obrigado por compartilhar.

dudunit

Leontap

Quando se compara foto com foto se evidencia mais ainda. Parabens

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Octávio Augusto

A única coisa que a Omega não se dispôs a melhorar foi a mudança de data. Nos 7753 ela é feita por um botão que fica as posicionado as 10 horas.
A Baume & Mercier usa o movimento 7753 e faz sua mudança de data pela corora, na 1a posição.

Agora, realemente não tem o compara entre os 775x normais e os da Omega. 
Abraço,

Octávio Augusto

Matheus Tag

Muito bom o tópico!

Salvo engano, o IWC 79350 seria também um 7750 "tunado". Isso só prova a versatilidade do 7750.

mmmcosta

7750 é bão demais da conta! No meu Carrera é preciso há 11 anos, sem manutenção, e já segurou marchs por 53 horas.

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk

Marcelo