Menu principal

Uma review do Breguet Aeronavale no Monochrome

Iniciado por admin, 27 Junho 2014 às 15:26:47

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Existem modelos de relógios que são tão clássicos, tão clássicos, tão clássicos, que praticamente não mudaram desde o lançamento. JLC Reverso, Cartier Tank, Patek Calatrava, etc, são pequenas cápsulas do tempo de uma era passada. Entre os cronógrafos, podemos citar os queridinhos do fórum, Omega Speedmaster e Rolex Daytona. Mas há o Breguet Aeronavale, uma das poucas incursões da marca em um mundo pelo qual ela nunca se tornou tão conhecida, os relógios "ferramenta".

Vou ser honesto: não gosto da maioria das interpretações atuais da marca para o modelo. Aliás, não gosto nem mesmo do Transatlantique, que tem um visual menos "ferramenta", com sua data atrapalhando o mostrador. Ademais, os primeiros modelos não tinham isso.

Mas o Aeronavale "pé de boi", o mais "simples" da linha, ora, que relógio! Ele não mudou praticamente nada do seu visual nos últimos 50 anos. Muitos podem afirmar que, para os dias atuais, é um Breguet sem o "DNA" Breguet, pois equipado com um excelente movimento (tenho um relógio com o mecanismo, o Ebel Type E) da Lemania, mas sem as frescuras de acabamento de um "real" Breguet. Eu já penso diferente, pois é o único Breguet da linha que vem sendo fabricado há décadas sem modificações. E, ademais, é o único Breguet dentro do alcance de compra de mortais (bem, mortais até bem sucedidos, mas não necessariamente ricos, se me fiz entender), com seu preço sugerido na faixa dos 7000 euros.

A aparente confusão nas fontes usadas no mostrador, o contador com luminoso, a caixa com as laterais chanfradas, como nos antigos Breguet, o tamanho tradicional de 39 mm... Esse relógio é um estupro! Ainda terei um. Mas repito: tem que ser este, Aeronavale preto, tradicional, o antigo...

http://monochrome-watches.com/breguet-type-xx-5-years-wrist/

Flávio

igorschutz

É um relógio legal, mas não acho "bom custo/benefício", como o cara alega na resenha. Deveria custar o preço de um Speed Pro, só não custa por causa da marca impressa no mostrador.

Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

dsmcastro

Sempre gostei desse relógio... Até mesmo as versões mais recentes. O mostrador um tanto confuso, a caixa mais trabalhada, talvez seja uma ideia de design de dar um ar mais rebuscado a um modelo mais 'utilitário', afinal, se carrega Breguet no nome espera-se muito luxo e ótimo acabamento. As diferentes fontes nem me incomodam tanto, mas os três modelos de ponteiros diferentes dos subdials, estes não me descem muito... Mas, se (ou melhor, quando) tiver condições para comprá-lo eu o consideraria comprá-lo sim...
www.marciomeireles.com.br
www.behance.net/marciomeireles

flávio

Citação de: dsmcastro online 27 Junho 2014 às 16:00:27
Sempre gostei desse relógio... Até mesmo as versões mais recentes. O mostrador um tanto confuso, a caixa mais trabalhada, talvez seja uma ideia de design de dar um ar mais rebuscado a um modelo mais 'utilitário', afinal, se carrega Breguet no nome espera-se muito luxo e ótimo acabamento. As diferentes fontes nem me incomodam tanto, mas os três modelos de ponteiros diferentes dos subdials, estes não me descem muito... Mas, se (ou melhor, quando) tiver condições para comprá-lo eu o consideraria comprá-lo sim...

Na verdade a aparente confusão tem explicação, e técnica: você bate o olho (lembremos que é um relógio para pilotos, PROJETADO como tal, com especificações militares) e imediatamente situa-se onde está. Não há como confundir um submostrador com outro, tal a diferença entre eles. Eles foram feitos assim, para serem completamente diferentes entre si, de modo a impossibilitar qualquer confusão numa rápida olhada.

Flávio

FPiccinin

Eu acho o Type XX muito legal ! Novo eu não tenho coragem de comprar, mas um semi-novo ainda terei !

Obrigado por compartilhar o artigo.

Flávio

mestreaudi

Esse relógio é um espetáculo!
Só peca pela escala no sub dial de 30 minutos às 3 horas.

Abs!
Rafael.

Adriano

Eu sou pirado por esse relógio. E exatamente esse também, o "simprão".

Gosto do atual Dodane Type 21 com dois submostradores também.

Abraços!

Adriano

dsmcastro

Citação de: flavio online 27 Junho 2014 às 16:15:14
Citação de: dsmcastro online 27 Junho 2014 às 16:00:27

Na verdade a aparente confusão tem explicação, e técnica: você bate o olho (lembremos que é um relógio para pilotos, PROJETADO como tal, com especificações militares) e imediatamente situa-se onde está. Não há como confundir um submostrador com outro, tal a diferença entre eles. Eles foram feitos assim, para serem completamente diferentes entre si, de modo a impossibilitar qualquer confusão numa rápida olhada.

Flávio

Exato, faz sentido, mas que é um tanto estranho, isto é... E o autor tb ressalta no artigo o layout do contador de 30 minutos, que usa uma escala com 15 marcaçōes e o ponteiro que 'corre' ao invés de saltar.. O que já não seria tão funcional.
www.marciomeireles.com.br
www.behance.net/marciomeireles

Adriano

Sobre o acumulador de minutos saltar ou não, e ser melhor assim ou não, há controvérsia: de você parar uma contagem bem aos 58 ou 59 segundos de algum minuto, o acumulador pode ter saltado, ou não, e pode causar confusão na leitura.

O acumulador contínuo elimina essa ambiguidade.

Abraços!

Adriano

AlexandreMed

mas saltar antes do 60 nao seria falha (passivel de correcao) Adriano??

Adriano

Não, nos cronos mecânicos cujo acumulador de minutos avança em saltos, o acumulador começa a ser arrastado aos 57 ou 58 segundos e o salto é finalizado por ação de uma mola. Quando o dente vence a mola, o acumulador salta e isso pode acontece alguns décimos antes do 60 segundos. É da natureza deles, pode acontecer ou não. Pode dar para ajustar ou não, dependendo do mecanismo e dependendo da qualidade também.

Se der o azar de parar o crono bem durante o salto, você só consegue saber se o acumulador saltou ou não se acionar ele de novo.

Abraços!

Adriano

Adriano

Acabei de fazer dois vídeos a 120 fps para exemplificar, dos meus dois Speedmaster, ambos calibre 861. O Professional está perfeito, o acumulador termina o salto.rigorosamente com o ponteiro de segundos no "zero" ou 60, como queiram, enquanto o Replica termina o salto dois décimos depois. Aliás, eu nunca havia percebido que meu Replica está com essa imperfeição, de tão sutil.

Mas esse salto poderia ter terminado dois décimos (ou mais) antes dos 60, e acontece de fato, causando dúvida na leitura, do tipo "já saltou ou nem começou a saltar?".

Porém não estou conseguindo anexar o vídeo pelo botão apropriado do Youtube (não sei se é porque estou no celular), então seguem os links apenas:

http://youtu.be/xRhwxXWJDuY

[youtube=425,350]xRhwxXWJDuY[/youtube]

e

http://youtu.be/Wxl2GmP2fhg

[youtube=425,350]Wxl2GmP2fhg[/youtube]

Abraços!

Adriano

AlexandreMed

Adriano

Valeu pela correção nos links, Rafa!

Abraço!

Adriano

FPiccinin

Adriano, ontem a noite eu observei que o meu Speedmaster Replica termina o "salto" aprox. 1 décimo depois. Na prática eu sei que esse fato é irrelevante, ao menos para mim, porém, na sua opinião, isso é motivo para uma analise técnica ?

Desde já, obrigado.

Adriano

Não, não há com que se preocupar com isso. É do mesmo jeito que está o meu Replica, como pode-se ver no vídeo.

Desvios maiores são mais comuns nos 7750.

Abraços!

Adriano