Menu principal

Funcionamento do Crono Breitling B01

Iniciado por João de Deus, 14 Fevereiro 2013 às 11:20:01

tópico anterior - próximo tópico

João de Deus

Algumas vezes quando o aciono o crono, o ponteiro acumulador dos minutos dá um pulo para a posição 1 min.
Isto não acontece frequentemente!!!
Alguém tem Breitling com este movimento (B01) para verificar se é normal?

Grato
João

Adriano

Não conheço a B01 a esse ponto para dizer nada com certeza, então o que vou dizer é um palpite bem calculado, ok?

A maioria dos cronos sofre um monte de fenômenos estranhos quando ele é acionado, parado ou zerado. Não estranhe se um dia tiver um cronógrafo que até os ponteiros de hora ou minuto, ou ambos, derem uma chacoalhada quando você aciona, pára ou zera o crono. Tudo isso é normal e aceitável em cronos de produção em escala industrial. O B01 se enquadra nessa categoria. Não é um PP, VC ou Breguet, e mesmo assim, olhe lá. Em alguns, isso pode ser ajustado para ser minimizado, em outros não. "You have to live with that".

Por isso é normal que um ponteiro (algum ou alguns deles) dê uma "tremida" quando se aciona, ou pára, ou zera um crono. Agora, se o contador de minutos de cara salta para um minuto assim que você aciona, é problema. Não necessariamente um defeito, mas pelo menos um desajuste.

A explicação provavelmente é a mesma que faz com que esses saltos estranhos aconteçam em muito crono: ao acionar o crono, você primeiro libera o(s) freio(s), quando existirem, e isso por si só já causa uma perturbação aí. Depois, no milisegundo seguinte, rodas são engajadas, produzindo mais uma "interferência". A presença da embreagem vertical evita justamente isso, pois dispensa freio e engajamento. Porém, a embreagem só é presente na roda central do crono. Nos acumuladores, o sistema continua o de sempre. Existem acumuladores que se engajam no acionamento do crono. Outros, nunca se engajam: apenas são arrastados pela roda central uma vez por minuto. E esse é o caso do B01.

Voltando um pouco, tem um caso clássico no 7750. O acumulador de horas é propenso a dar um chacoalho no acionamento (justamente quando o freio é liberado) e também enquanto está zerado, se você zerar denovo, ele dá um chacoalho também, pois apesar de estar freiado, o martelo vai lá e "cutuca" ele toda vez que se aciona o pulsador de zeramento. Isso também é um elemento que faz diferença: se os martelos ficam em posição de zeramento enquanto se mantém zerado (tipo os Omega 861) ou se ele zera mas retorna à posição de repouso uma vez solto o pulsador (tipo os 7750).

Voltando agora denovo ao B01: uma vez que o acumulador é do tipo que dá um salto por minuto, ele é mantido no lugar por uma mola saltadora. O que pode acontecer: a mola pode estar levemente desajustada e incapaz de manter o acumulador na posição certa uma vez liberado o freio. Se isso tem ajuste ou não no B01, não sei, mas costuma ter. A segunda hipótese é que o freio está "colando" na roda, por sujeira ou problema de lubrificação, e faz com que ao ser liberado (quando se aciona o crono), ele puxe a roda um pouco e faça ela saltar. Terceira hipótese é que o martelo esteja colando no came-coração, se é que o B01 mantém o martelo se mantém em posição de zerado. Caso sim, denovo, quando o martelo libera o came, ele está grudando e puxando a roda. Caso o martelo não seja desse tipo, mas sim do que zera e volta, esta hipótese está descartada.

Ou pode ser a combinação da primeira hipótese com uma das outras duas ou as outras duas.

São hipóteses bem calculadas e baseadas na experiência em "troubleshooting" que tenho de cronógrafos. De todo modo, é problema e precisa ser reparado. Dar uma "tremida" durante o acionamento é uma coisa, e pode ser normal. Mas saltar completamente em uma unidade, está errado.

Se alguém tiver mais opiniões de hipóteses, gostaria de saber também.

Abraços!

Adriano

João de Deus

Adriano, pesquisando net vi em um fórum usuário com este mesmo problema.
Enviou o relógio para a Breitling que voltou com o mesmo problema porque este "pulo" no acumulador de minutos não acontecia com frequência e eles (assistência técnica) não puderam verificar o problemas.
Pois é, por hora vou deixar assim.... "You have to live with that" rsrsrsrs, porque além de não usar o crono para nada o defeito não aparece com frequência.
Quando precisar de revisão vou pedir para ajustarem (se é que tem jeito).
Abs

João
João

João de Deus

Adriano,

Obrigado pela explanação.
Como sempre ampliando o vocabulário horológico do Fórum.
João
João

Adriano

Sim, já li também mais gente com esse problema e outros um pouco diferentes mas também relacionados com o contador de minutos.

Sobre deixar assim ou não, é contigo. Um desajuste dá para deixar passar, mas um problema como esse, eu não aceitaria. Se é com ajuste ou com troca de peças, a Breitling tem que resolver.

Abraço!

Adriano

Alberto Ferreira

Acrescentando um depoimento.
Ressalvando o que disse o amigo Adriano, "Tudo isso é normal e aceitável em cronos de produção em escala industrial", eu também já passei por algumas dessas situações, de registro momentaneamente instável.

Em especial quando o relógio ficou algum tempo guardado na caixa, sem uso.
O detalhe do acumulador de minutos se deslocar eu nunca observei, mas o retorno ao "zero" precisar de dois acionamentos, sim, isto já me ocorreu.
Muito embora após o uso e um par de acionamentos, a coisa sempre deixou de ocorrer, o que me fez pensar em eu comportamento relativamente "normal", aceitável.

Mas registre-se que eu não estou falando de movimentos "secos" e sem a devida manutenção, etc, ok?
Mas apenas de casos em que os relógios ficaram "parados" por algum tempo.

Alberto

flávio

Aliás, há um texto interessante e rápido na WatchAround n 11, se não me engano, analisando a dinâmica de funcionamento dos novos cronos Patek. Até o perfil das rodas é diferennte para minimizar ao máximo o "you have to live with that". Falando nos cronos que tenham, não se sintam infelizes, o meu Elbe Type E, com calibre 137, que também é usado pela Breguet (fabricado cada um em sua empresa), tem um deslocamento do contador de minutos no mínimo estranho. Às vezes ele não retorna ao zero, mas um quinto à frente. Sim, dá para ajustar, "but i will live with that".

Flávio

João de Deus

Hoje utilizei o crono com maior frequência e o "defeito" não apareceu.
Pode ser porque eu aciono o crono muuuuuuuuuito raramente.
Por hora: "but i will live with that".

João
João

michelim

João,
Com o meu navitimer eu nunca reparei, mas já tive um "problema" com meu Ball que, quando novo, o ponteiro dos minutos do relógio dava uma tremida. Depois da primeira revisão, o problema raramente aparece.

Já um venus 145 de vez em quando ocorre o mesmo problema que você falou: de vez em quando o contador dos minutos dá um pulo de 01 minuto, mas só de vez em quando, e já desencanei....

mich
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

João de Deus

Citação de: michelim online 14 Fevereiro 2013 às 20:14:35
João,
Com o meu navitimer eu nunca reparei, mas já tive um "problema" com meu Ball que, quando novo, o ponteiro dos minutos do relógio dava uma tremida. Depois da primeira revisão, o problema raramente aparece.

Já um venus 145 de vez em quando ocorre o mesmo problema que você falou: de vez em quando o contador dos minutos dá um pulo de 01 minuto, mas só de vez em quando, e já desencanei....

mich

Mich Obrigado pela informação.
É melhor desencanar mesmo.
Na época da revisão vou observar se o defeito continua e pedir correção.
João
João

LF

nunca reparei nada no 4130 nem no 1861. sorte?

flávio

Sim. Por definição, todo cronógrafo "tradicional", mesmo um Patek, funciona com o deslocamento de uma engrenagem que, "encaixando-se" em outra que já está movimentando, gira o sistema do crono. O problema é que qualquer engate de uma engrenagem parada com outra em movimento pode gerar um "tranco". O problema mais comum em cronos, então, são os saltos e derrapagens.

No entanto, como as tolerâncias são diminutas, raramente observamos isso em cronos de boa qualidade bem ajustados. Mas pode ocorrer, repito, até mesmo em Pateks.

Para terem uma noção, cito aqui os cronos que tenho e se possuem algum problema;

- Tissot Janeiro, Valjoux 7765, nada;
- Longines Avigation, ETA 2894. O curso do ponteiro de segundos não é igual em todo percurso do mostrador. Às vezes ele acelera, às vezes não.
- Ebel Type E, Ebel 137. Eventualmente o contador de minutos não zera exatamente no segundo, mas um quinto à frente;
- Omega Speedmaster Auto, Omega 1143 (ETA 2892 mais módulo Depraz): nada.

Todos os relógios já foram revisados em autorizada.

Flávio

Adriano

Sorte mesmo. Mas não fique procurando, pois sou férreo defensor da filosofia de não procurar demais quando o assunto é relojoaria. Se você procurar, vai achar alguma coisa, hora ou outra, em qualquer relógio na face da terra.

Abraços!

Adriano

bdalla

O Novo Tudor MonteCarlo Hritage tambem faz algo parecido ao acionarmos o crono, o ponteiro de minutos da uma leve tremida.  Comprei o meu na Louis Pion da Madeleine e ao colocar o relogio no pulso e acionar o cronografo notei a "tremida".. ainda bem que estava na Loja e testei outros tres que fizeram a mesma coisa...decidi levar assim mesmo...quando procurei na Internet achei varios relatos e "decidi" que isso era uma caracteristica do movimento e que nao afeta o seu funcionamento.. foi a decisao mais acertada para eu nao "desgostar"do relogio... what the hell... o relogio e lindo e eu o adoro.   Abs
O valor perfeito é fazer sem testemunhas o que se faria diante de todo mundo ( La Rochefoucauld)

AlexandreMed

desenterrando o tópico (pra não abrir outro com duvida semelhante) no meu crono (GP 4946: movimento GP3300 + DD2021) recém revisado ao zerar o crono o ponteiro de minutos (nao do crono, o principal) adianta um pouco, do tipo que se eu acionar o crono varias vezes no dia eh capaz de mudar de fuso com algumas semanas.. rsrsrs, brincadeiras à parte, sao umas 5 ou 6 zeradas pra ele andar um minuto todo.. mais um caso "viva com isso" ou merece ajuste??

igorschutz

Claro que merece. O funcionamento do crono não deveria alterar a marcação do horário dessa maneira.

Não sei precisar qual é o problema, mas provavelmente são os ponteiros pegando um no outro.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

AlexandreMed

obrigado Igor!! esta semana vou providenciar o envio.. embora triste por ter q gastar mais de 200 nesta brincadeira... (ida e volta com seguro..)