Menu principal

Alavancas do sistema Pellaton da IWC em cerâmica

Iniciado por admin, 28 Novembro 2014 às 14:13:25

tópico anterior - próximo tópico

flávio

E a IWC havia mudado isto, de acordo com o texto, desde 2012, e eu nem fazia ideia.

O sistema Pellaton é semelhante ao Magic Lever da Seiko, funcionando através de uma alavanca e catraca. A IWC substituiu esses componentes, como pode ser visto na foto, por cerâmica, o que reduz o atrito e aumenta a durabilidade. Eu gostaria de ver um modelo ao vivo para emitir minha opinião sobre o contraste branco da cerâmica e o resto dos componentes.

http://www.iwc.com/en/experiences/lighter-and-harder-than-steel/?utm_source=NOV14&utm_medium=email&utm_campaign=NOV14

Flávio

shun

Po..! Maneiro..! Mas parece plástico! hahahahahaha

Tenho preconceito ao plástico em relógios..! Aceito nos meus Seikos que são relógios de ralé.. pedestrezão..!

Já está decidido que futuramente meu Moonwatch vai ser com o 1863 sapphire sandwich - de preferencia - pra nao ter que lidar com aquela peça em plastico do 861 (Blocking lever) ;D ;D ;D ;D

Abraços!

heracles

Cara de plástico mesmo.......Ao vivo deve ser diferente.... espero.
acredito que a durabilidade deve ter dobrado ou mais para justificar
essa peça nesse material... Estéticamente e por fotos achei que ficou no mínimo estranho.

Abraço
Heracles

mestreaudi

Rafael.

lucius

Sob o ponto de vista estético somente, achei feio demais.

Como dito, parece plastico.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

TUZ40

Não tem como empregar a cerâmica em outro tom? Como a utilizada nas caixas.
"All your base are belong to us"

jfestrelabr

Citação de: Schütz online 28 Novembro 2014 às 15:13:18

Eu imaginei que essa cor fosse só demonstrativa.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Alberto Ferreira

Bem, eu não tenho nada contra os chamados (genericamente, bem entendido) "plásticos". Desde que sejam usados da forma e nos locais apropriados.

Mas,...
Como diz o Rafael, não é mesmo!  E eu também gostei.  :D

Aliás, caso fosse, de plástico chinfrim, aqueles dentes iam fazer uma festa nas pontas de engate da alavanca.
Então, parece...   Mas não é.  ;)

Alberto

Alberto Ferreira

Pois é.
Eu não sei se há alguma razão técnica para a cor.

Afinal, peças de "cerâmica" deste tipo - molas, etc - realmente não costumam ter este aspecto, tendem a ser cinza escuro.  ::)

Alberto

mestreaudi

Citação de: Schütz online 28 Novembro 2014 às 15:13:18

Citação de: Alberto Ferreira online 28 Novembro 2014 às 15:23:11
Pois é.
Eu não sei se há alguma razão técnica para a cor.

Afinal, peças de "cerâmica" deste tipo - molas, etc - realmente não costumam ter este aspecto, tendem a ser cinza escuro.  ::)

Alberto

Temos vários exemplos que sim, é possível uma cerâmica colorida aí.
Mas valeria o investimento para colorir? Acho que não.

Lembrem-se, que nós aqui não somos consumidores "comuns".
A peça de cerâmica, apesar de parecer plástico, é um upgrade na peça.

Vejam o relógio todo, no geral, esse detalhe é insignificante. Duvido que alguém deixaria de comprar esse IWC só porque essa pecinha de cerâmica parece plástico.

Abs!
Rafael.

flávio

Talvez eles queiram deixar essa cor de porcelana justamente para mostrar o diferencial do componente, porque de fato daria para colorir.

Flávio

Mais Um

Gosto não se discute, lamenta-se...

Mas na minha modesta opinião o negocio é "chique" alem de bastante resistente , gostei ! 8)

Será que não dá para fazer o movimento todo de cerâmica ?

[]´s e um ótimo final de semana a todos
"Se Maomé não vai a montanha , a montanha fica olhando Maomé lá de longe "

mestreaudi

Qual a função daquele buraco na peça de metal?
Aliviar o peso? Ou é uma peça padrão, que em algum outro calibre, o buraco seja utilizado?
Rafael.

Alberto Ferreira

Rafael,
Eu vou chutar, ok?

Bem, eu não acredito que seja para redução de peso.
Então,...
Uma hipótese (ou chute...  ;)) que eu levantaria seria para permifir o acesso de alguma ferramenta (chave), para regulagem ou mesmo desmontagem de outra peça, quando a alavanca estiver em uma posição específica.

Alberto

Alberto Ferreira

Citação de: Mais Um online 28 Novembro 2014 às 16:09:40
...
...

Conceituando...
O termo "cerâmica" tem hoje um sentido bastante amplo.
Grosseiramente falando, algo sintético, que não é uma liga de metal, não é vidro, etc, tende a ser chamado assim.

Entendamos que há as especificações técnicas, a chamada engenharia de materiais, mas há também o marketing.

Isto posto e olhando a coisa pelo ponto de vista mais técnico, eu diria que a resposta à pergunta é sim.

Mas como cada peça de um relógio pode ter necessidades diversas em suas características físicas, por assim dizer, então o termo cerâmica voltaria ao seu aspecto mais amplo.
E quais cerâmicas, digamos que esta seria a questão.

Possível, certamente seria, o custo, se seria justificável, aí a pergunta já é bem outra.

Alberto

Adriano

Citação de: Alberto Ferreira online 28 Novembro 2014 às 17:22:54
Rafael,
Eu vou chutar, ok?

Bem, eu não acredito que seja para redução de peso.
Então,...
Uma hipótese (ou chute...  ;)) que eu levantaria seria para permifir o acesso de alguma ferramenta (chave), para regulagem ou mesmo desmontagem de outra peça, quando a alavanca estiver em uma posição específica.

Alberto

Exato. Furos assim podem ser por motivos mais simples do que se pode imaginar. Na maioria das vezes, furos "misteriosos" servem apenas para que se possa ver através deles, para poder ver a montagem ou engajamento entre algumas partes.

Outra vezes podem ser para permitir a manipulação por pinças sem tocar em parte vitais da peça...

E outra razão bastante comum: para identificar versões diferentes de uma mesma peça. As vezes uma peça tem seu material alterado, ou sua geometria, e a diferença não fica evidente visualmente, e aí fazem uma marcação, como um furo, para identificação.

Abraços!

Adriano

Rodrigoqui

Citação de: Alberto Ferreira online 28 Novembro 2014 às 19:49:13
Citação de: Mais Um online 28 Novembro 2014 às 16:09:40
...
...

Conceituando...
O termo "cerâmica" tem hoje um sentido bastante amplo.
Grosseiramente falando, algo sintético, que não é uma liga de metal, não é vidro, etc, tende a ser chamado assim.

Entendamos que há as especificações técnicas, a chamada engenharia de materiais, mas há também o marketing.

Isto posto e olhando a coisa pelo ponto de vista mais técnico, eu diria que a resposta à pergunta é sim.

Mas como cada peça de um relógio pode ter necessidades diversas em suas características físicas, por assim dizer, então o termo cerâmica voltaria ao seu aspecto mais amplo.
E quais cerâmicas, digamos que esta seria a questão.

Possível, certamente seria, o custo, se seria justificável, aí a pergunta já é bem outra.

Alberto

Apenas tentando complementar ou abrir mais a discussão vou dar minha modesta opinião.

Um movimento todo em cerâmica (pensando em uma cerâmica com características das mais proveitosas possíveis pois existem várias) seria extremamente resistente ao desgaste com o tempo e a corrosão, mas teria um problema que é endêmico da estrutura de compostos cerâmicos e mesmo do diamante que é o fato de serem "quebradiços". É estranho inicialmente pensar nisso, mas o elevadíssimo índice de dureza desses materiais é relativo a riscos e não a impactos.
Um movimento cerâmico seria uma belezura tanto em aparência quanto em função. Precisaria de pouca lubrificação, desgaste baixíssimo e resistência a corrosão e ao tempo enormes, mas com uma queda forte de mal jeito ou mesmo um impacto mais incisivo diversas peças do movimento viriam a se fragmentar a aí o problema seria bem mais grave do que, por exemplo, uma peça de metal que pode simplesmente se entortar e ser substituída por outra sem trazer grandes danos ao movimento e tendo um reparo menos custoso.

Entendam que o "quebradiço" não é algo extremamente fácil de fazer como um giz por exemplo. Mas uma perturbação (que precisa de ser BEM grande) em redes tão rígidas como as citadas leva a fraturas graves. Claro que uma simples queda provavelmente não traria danos normalmente, mas caso hajam esses seriam bem maiores que em um movimento metálico que hoje já está mais do que bem preparado para uso e abuso de modo geral.

Agora peças chaves, por exemplo com alto índice de desgaste se muito bem dimensionas e estudadas, devem ser muito provavelmente o próximo avanço na relojoaria, onde o marketing pode fazer festa com novos materiais.
Acho estranho no entanto nunca ter visto nada sobre a utilização de carbeto de tungstênio em peças no movimento, que apresenta basicamente as vantagens (e desvantagens) das cerâmicas de modo geral é relativamente barato e "simples" de se trabalhar...

Bem, meus dois centavos.

Alberto Ferreira

Citação de: Rodrigoqui online 29 Novembro 2014 às 00:27:04
...
Acho estranho no entanto nunca ter visto nada sobre a utilização de carbeto de tungstênio em peças no movimento, que apresenta basicamente as vantagens (e desvantagens) das cerâmicas de modo geral é relativamente barato e "simples" de se trabalhar...
...

Nem tão fácil, Rodrigo.
Eu trabalhei muito tempo com o carbeto (ou carboneto) de tungstênio, nas pastilhas e botões das ferramentas para perfuração de rochas.

O material em si é sinterizado, é basicamente formado por partículas (ou pó) de tungstênio em uma matriz (em geral) de cobalto.
Muito duro e resistente ao desgaste, daí o nome comercial de Widia (wie diamant - em alemão - como diamante) ou no "popular", metal duro.

Mas é bastante difícil de trabalhar, em especial em peças pequenas e/ou esbeltas, pois é extremamente, em linguagem mais leiga, quebradiço.
O material poderia, sim, ser usado em algumas peças, em outras, simplesmente não. Nem mesmo seria possível fabricá-las.

Alberto

mestreaudi

Rafael.