Menu principal

[aviação] Segurança

Iniciado por FPiccinin, 28 Dezembro 2014 às 15:40:20

tópico anterior - próximo tópico

FPiccinin

Boa tarde,

Um colega hoje fez um questionamento que fiquei em dúvida.
Dos incidentes e acidentes aereos, ha proporcionalmente mais ocorrencas com aparelhos particulares ou de empresas de taxi aereo ? Alguem sabe se ha algum dado sobre isso? Eu pessoalmente fiquei impressinado quando li que o o Esquilo acidentados ontem era de 1989, conheço as rotinas de revisao, porem, é um aparelho com 25 anos, teoricamente voando todos os dias. Uma aeronave particular normalmente possui uma demanda menor de voos. É muita ignorancia minha?

Abraços

EduBr

FPiccinin, se você comparar com a aviação comercial sim. A maior parte dos acidentes ocorrem na aviação geral, na executiva e no táxi aéreo. As empresas aéreas possuem níveis de segurança superiores devido à elevada fiscalização a que são submetidas. Uma empresa brasileira que faça vôos internacionais além de ser fiscalizada pela ANAC também presta contas à FAA americana ao JAA europeu e a organismos como a IATA. A segurança de vôo em uma empresa aérea fica a cargo de uma diretoria que se reporta diretamente à presidência da mesma, não se subordinando à vice-presidência de operações, que é a responsável por toda a parte relacionada ao vôo. Isso tudo leva as empresas a investirem pesadamente em treinamento, principalmente das tripulações, o que ajuda a minimizar ao máximo o fator humano o maior responsável por acidentes aéreos. Mesmo com uma manutenção impecável uma empresa de táxi aéreo ou um operador particular (aviação executiva) não consegue prover o mesmo nível de treinamento que a aviação comercial, devido ao custo e à estrutura necessária.

Abs,

Edu.

FPiccinin

Edubr, legal, mas você sabe se ha indices de incidentes e acidentes na aviação executiva separando os aparelhos particulates e os de taxi aereo? O questionamento do meu colega é; Se você tem a necessidade da aviação executiva, o que é mais seguro, teoricamente, ter o seu aparelho, piloto, controlar as manutenções.....OU, utilizar um Taxi Aereo. Ficou claro na sua citação que entre executiva e comercial, a comercial é mais segura (tb pelo porte das aeronaves)...kkkk
Eu tenho um colega em SC que conprou uma aeronave, pois segundo ele, passou muito "perrengue" com táxi aéreo.

Abraço

EduBr

Neste link existe um documento com todas as estatísticas referentes a acidentes e incidentes na aviação brasileira, é o documento oficial mais atualizado disponível:

http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/Anexos/article/19/FCA%2058-1%20Estat%C3%ADsticas%20da%20Avia%C3%A7%C3%A3o%20Civil%202013.pdf

Abs,

Edu.

FPiccinin

Edubr, muito interessante! Sério, por experiencia aeromodelística...kkkk, eu poderia jurar que a maioria dos acidentes ocorriam no pouso e os índices não indicam isso.

Obrigado.