Menu principal

BULOVA Accutron GEMINI cronógrafo automático MODELO 63C106

Iniciado por Lobão, 22 Janeiro 2016 às 02:45:31

tópico anterior - próximo tópico

Rafael_DF

JotaA

Citação de: Carbonieri online 24 Janeiro 2016 às 18:05:59
Adriano, dei uma olhada no site da bulova e tem um acutron ll,   onde ha um video q "diz" q usa o diapasão com 3 astes. Seria acutron mesmo, seria quartz, ou ambos?
Tb mostram no vídeo q o deslocamento do ponteiro dos segundos é continuo como nos auto.

O Adriano poderá explicar melhor, mas na verdade o cristal de quartzo possui o formato de diapasão. Com isso ele vibra numa frequência mais alta.

Tive um Snorkel II mas acabei vendendo por achar ele grande.

Abraços

Alberto Ferreira

Citação de: JotaA online 24 Janeiro 2016 às 20:38:04
...
... mas na verdade o cristal de quartzo possui o formato de diapasão. Com isso ele vibra numa frequência mais alta.
...

Abraços

Boa noite!
Putz! Eu nunca tinha ouvido falar nisso...  ::)  :-[

Seria mesmo interessante, do ponto de vista do conhecimento geral, nós termos uma explicação técnica dada por quem tenha acesso a ela, para esclarecimento e desmistificação daquilo que está sendo mencionado aqui.

Abraços!
Alberto

JotaA

Adriano

Vamos por partes: praticamente todo cristal de quartzo de 32 KHz (ou 32.768 Hz, como queiram), ou seja, a frequência padrão hoje, possui formato de diapasão.

E isso é apenas uma relativa coincidência com o fato de que o original Accutron era um diapasão, de metal. Digo relativa pois afinal o formato de diapasão é uma geometria conhecida justamente por oferecer uma vibração controlada, de frequência conhecida.

O tal Accutron II é um mecanismo a quartzo, mas de frequência bem superior, cujo cristal, de formato de diapasão, vibra a 262 KHz. Isso, naturalmente, promove maior precisão. Não é novidade alguma, também.

O cristal de quartzo pode ter vários formatos diferentes. O de diapasão é o mais comum, mas pode ser uma barra, um cilindro, ou uma lente, que é um formato comum em quartzos de altíssima frequência como o do Omega Marine Chronometer de pulso, de 2,4 MHz ou o de mesa, de 4,2 MHz.

Meu Marine Chronometer de pulso e meu Wempe de bordo (de 4,2 MHz) usam cristais assim. É o formato mais estável para osciladores dessa frequência.

Logo, não é o formato de diapasão que confere ao Accutron II sua frequência superior.

E complementando: o fato do ponteiro de segundos rodas continuamente, também nada tem a ver com o fato do oscilador de quartzo ser de alta frequência. São duas coisas completamente diferentes. A questão do ponteiro depende mera e unicamente do motor de passo, mais especificamente, de quantos pulsos por segundo o circuito envia a ele. Simples assim.

A questão dos cortes de cristais de quartzo para uso como osciladores é bem mais complexa, eu nem conseguiria explicar aqui (falo também sobre o assunto na matéria sobre o Marine Chronometer que escrevi para a pulso há alguns anos). Mas depende, por exemplo, do ângulo no qual você corta e lapida esse diapasão ou lente, em relação à estrutura cristalográfica do cristal bruto.

Cristais de melhor qualidade possuem um corte mais preciso, o que garante que eles vibrem o mais próximo possível da frequência teórica de 32.769 Hz. É por essa razão que mecanismos de mesma frequência possuem precisões melhores ou piores, por conta da qualidade dos osciladores. É o motivo do porque um ETA 255.xxx tem precisão muito superior a um ETA 805.xxx, mesmo que ambos trabalhem na mesma frequência, de 32 KHz.

Abraços!

Adriano

JotaA

Que sabe, sabe...

Achei que o formato mais comum de cristal seria o bastão.

E que o cristal do Accutron em formato de garfo que oferecia a alta frequência.

A Citizen usa um cristal diferente também no "The Citizen" que na verdade não é termocompensado. Procede?

Adriano

Exato, não é termocompensado. Mas eu não sei que tecnologia eles usam para tal. E até a última vez que pesquisei o assunto, ninguém sabia também.

Abraços!

Adriano

marcosjuniorjr

Que aula Adriano!
Muito obrigado por compartilhar seu vasto conhecimento com meros apreciadores de relógios como nós.
Agrega ao meu pequenino acervo da horologia.

Grande abraço!

marcosjuniorjr

Lobão

Marcus Junior bom dia!
Realmente é este o modelo que comprei, desculpe mas eu não consigo postar fotos.
Att,
Lobão.

helio

Bom relógios, boa maquina e preço espetacular. Diferente daqui modelos antigos são liquidados no mercado norte americano, só passam a ter valor depois de Vintages; não são apenas relógios, liquidações nos EUA são serias, existem até mesmo cadeias especializadas em desovar produtos de linhas antigas. Lembro que apesar da Bulova ser uma marca da citizen a mais de uma década, a linha accutron continuava a ser suissa.
Parabéns pela compra e seja muito feliz com ele.
[]s

melao

Eu sou doido pra ter um destes nesta exata configuraçao :D.Uma hora ele vem.