Menu principal

Ajuda para acertar ponteiro dos dias da semana (Orient)

Iniciado por CarlosFontana, 02 Abril 2015 às 14:48:14

tópico anterior - próximo tópico

CarlosFontana

Boa tarde! Comprei um relógio Orient (MBSSM044 P1SX) e o manual que veio na caixa não é correspondente ao modelo (Sacanagem). Encontrei alguns manuais de relógios que possuem e mesma função disponíveis em PDF mas não consegui configurar o ponteiro que marca os dias da semana (Segunda, Terça...). Alguém sabe me dizer como configurar? Desde já agradeço.

JotaA

Em alguns modelos é feito o ajuste usando se o ponteiro de horas. Ao passar pelas 00:00 a data muda.

Não sei se é o caso desse modelo. Mas dá forma que falei é possível ajustar.

Abraços
Citação de: CarlosFontana online 02 Abril 2015 às 14:48:14
Boa tarde! Comprei um relógio Orient (MBSSM044 P1SX) e o manual que veio na caixa não é correspondente ao modelo (Sacanagem). Encontrei alguns manuais de relógios que possuem e mesma função disponíveis em PDF mas não consegui configurar o ponteiro que marca os dias da semana (Segunda, Terça...). Alguém sabe me dizer como configurar? Desde já agradeço.

zugo

Primeiro de tudo, seja bem vindo CarlosFontana.

O tópico de apresentação se encontra aqui: http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,8337.0.html
É sempre interessante dar uma passadinha por lá e se apresentar ;)

Segundo, seria interessante você nos relatar o que já tentou. Não conheço o modelo específico, mas o ajuste provavelmente deve realizado puxando a coroa 1 nivel e girando para os lados. Ao girar em um sentido provavelmente você vai ajustar o calendário de dias do mês, e girando no sentido contrário ajustará os dias da semana. Se puxar mais um nível então você chega no ajuste de hora e minutos.

Caso não seja dessa maneira, então creio que o ajuste se dará como o companheiro JotaA falou. Girando as horas até chegar no dia da semana desejado. Mas duvido muito que seja dessa maneira.

Lupferreira

Acho que o Zugo está no caminho certo, como ele não tem botões deve ser alguma posição na coroa. Se não for, um caminho é enviar email para a Orient através do contato deles que consta no site. Abraços e curta o relojão.

zugo

Citação de: Lupferreira online 02 Abril 2015 às 17:33:33
Acho que o Zugo está no caminho certo, como ele não tem botões deve ser alguma posição na coroa. Se não for, um caminho é enviar email para a Orient através do contato deles que consta no site. Abraços e curta o relojão.

Pesquisei no site da Orient Brasil e eles tem um manual genérico para todos os modelos desse tipo (http://www.orientnet.com.br/picts/uploads/manpdf_An%C3%A1logos%20e%20Multifun%C3%A7%C3%B5es.pdf). As instruções são obscuras e o manual consta de exatas 2 páginas que cabem em 1. Nos modelos com data eles falam para puxar a coroa para a posição um e girar no sentido horario OU anti-horário e ajustar a data. Logo,  creio que seja assim!

CarlosFontana

Citação de: JotaA online 02 Abril 2015 às 15:27:28
Em alguns modelos é feito o ajuste usando se o ponteiro de horas. Ao passar pelas 00:00 a data muda.

Não sei se é o caso desse modelo. Mas dá forma que falei é possível ajustar.

Abraços

Obrigado pela ajuda JotaA! Realizei esse procedimento anteriormente, quando passa de 24 horas apenas o ponteiro do dia do mês que muda (1,2...) o dia da semana (Segunda, Terça...) permanece imóvel. Vou continuar pesquisando, muito obrigado!

Abraços

CarlosFontana

Citação de: zugo online 02 Abril 2015 às 16:45:56
Primeiro de tudo, seja bem vindo CarlosFontana.

O tópico de apresentação se encontra aqui: http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,8337.0.html
É sempre interessante dar uma passadinha por lá e se apresentar ;)

Segundo, seria interessante você nos relatar o que já tentou. Não conheço o modelo específico, mas o ajuste provavelmente deve realizado puxando a coroa 1 nivel e girando para os lados. Ao girar em um sentido provavelmente você vai ajustar o calendário de dias do mês, e girando no sentido contrário ajustará os dias da semana. Se puxar mais um nível então você chega no ajuste de hora e minutos.

Caso não seja dessa maneira, então creio que o ajuste se dará como o companheiro JotaA falou. Girando as horas até chegar no dia da semana desejado. Mas duvido muito que seja dessa maneira.

Obrigado Zugo, desculpa por não ter realizado a apresentação.
Ao puxar para o nível um, apenas os dias do mês são alterados (apenas no sentido anti-horário), no sentido horário nada faz.
Ao puxar para o nível dois é possível ajustar as horas como você descreveu.
Tentei realizar o avanço das horas mas muda apenas os dias do mês (1,2...) os dias da semana não mudam. Acredito que esteja com defeito :/

Obrigado pela ajuda Zugo!

CarlosFontana

Citação de: Lupferreira online 02 Abril 2015 às 17:33:33

Como vai Lupferreira? Tudo certo!?
Encaminhei um e-mail para a orient e para a loja onde comprei, ambas não me responderam.

Obrigado pela ajuda!
Abraços

CarlosFontana

Citação de: zugo online 02 Abril 2015 às 17:49:05
Pesquisei no site da Orient Brasil e eles tem um manual genérico para todos os modelos desse tipo (http://www.orientnet.com.br/picts/uploads/manpdf_An%C3%A1logos%20e%20Multifun%C3%A7%C3%B5es.pdf). As instruções são obscuras e o manual consta de exatas 2 páginas que cabem em 1. Nos modelos com data eles falam para puxar a coroa para a posição um e girar no sentido horario OU anti-horário e ajustar a data. Logo,  creio que seja assim!

Obrigado pela pesquisa Zugo!
Havia encontrado esse manual também, mas não consegui, ao puxar para o nível 1 anti-horário apenas os dias do mês (1, 2...) são ajustados, no sentido horário nada faz.
Entrei em contato com a Orient na segunda-feira mas até o momento não me responderam.

Obrigado pela ajuda!

Jim

Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o Senhor é que dá a vitória. (‭Provérbios‬ ‭21‬:‭31‬ NVI)

CarlosFontana

Citação de: Jim online 02 Abril 2015 às 20:21:50
Ele não tem um botão do lado esquerdo não?

Como vai Jim? Tudo certo!?

Não é um botão, aparenta ser um parafuso, com esse formato (sexavado). Deve girar apenas com chave (sextavada).

Jim

Ele se moveu no passar dos dias? Pelo que foi dito, pelo menos, desde segunda você está com ele. Se não se moveu naturalmente, está quebrado mesmo.

Infelizmente não sei ajudar...
Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o Senhor é que dá a vitória. (‭Provérbios‬ ‭21‬:‭31‬ NVI)

CarlosFontana

Citação de: Jim online 02 Abril 2015 às 20:34:11
Ele se moveu no passar dos dias? Pelo que foi dito, pelo menos, desde segunda você está com ele. Se não se moveu naturalmente, está quebrado mesmo.

Infelizmente não sei ajudar...

Não mudou, recebi ele apontando para sexta-feira e assim permaneceu. Acredito que esteja com defeito também.

Mesmo assim obrigado!

vizel

Citação de: CarlosFontana online 02 Abril 2015 às 20:27:25
Como vai Jim? Tudo certo!?

Não é um botão, aparenta ser um parafuso, com esse formato (sexavado). Deve girar apenas com chave (sextavada).

Olá Carlos

Apenas para esclarecer

Esse formato é chamado de Allen .. A chave usada nele também é chamada de Allen  ;)
vizel

CarlosFontana

Citação de: vizel online 03 Abril 2015 às 12:56:25
Olá Carlos

Apenas para esclarecer

Esse formato é chamado de Allen .. A chave usada nele também é chamada de Allen  ;)

Como vai Vizel? Tudo certo!?
Obrigado pela esclarecimento!

Abraço