Menu principal

Lange 1 1994 vs 2015

Iniciado por admin, 02 Julho 2015 às 14:47:46

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Olhem que coincidência... Foi o colega colocar sua nova aquisição aqui, um Lange, que o troço acabou sendo analisado no Hodinkee hoje!

Interessante artigo para aqueles que gostam de técnica e estética. O Lange 1, como é notório, inaugurou a nova manufatura, trazendo elementos de relojoaria tradicional alemã, como os chatons, ponte do balanço decorada a mão e platina 3/4 (eu sinceramente teria preferido algo sem as "geneva" - ou "glasshutte bars - ,  e dourado, mas isso é questão de gosto), mas com um ar de novidade. Afinal, o mostrador era completamente diferente de tudo que havia sido mostrado até então no mercado. Como sabem, a quarta roda de um trem de rodagem carrega em sua extensão de pivô o ponteiro de SEGUNDOS, porque esta gira a uma revolução por minuto. Nos relógios de bolso antigo, aliás, era por isso que sempre encontrávamos um sub mostrador de segundos às seis horas, porque ali estava a roda de segundos. Com o passar do tempo e gostos, tornou-se "cool" colocar o ponteiro ao centro, mas para isso, foi necessário colocar um trem de engrenagens intermediário entre a quarta roda e o centro, para transmitir esse giro de um minuto para o ponteiro que agora estava colocado no centro.

No Lange 1 isso nem seria necessário, uma vez que o relógio possui mostrador independente para segundos. Mas... Numa posição completamente não usual. Assim, a Lange teve que utilizar, no modelo feito até o ano passado, um conjunto intermediário de engrenagens para "jogar" o giro do ponteiro de segundos da quarta roda para onde queriam colocar no mostrador. Por isso havia aquele corte em forma de meia lua na platina, para abrigar esse conjunto de engrenagens.

Para 2015, a Lange quis se ver livre do conjunto de engrenagens a mais que, não precisa ser engenheiro para imaginar, rouba energia do sistema e coloca uma complicação desnecessária no conjunto de engrenagens. Agora, para 2015, portanto, apesar de os movimentos parecerem semelhantes, são completamente diferentes. O movimento foi invertido de lado e, portanto, o balanço, que antes ficava no lado oposto da coroa, fica ao lado. Assim, o pivô da quarta roda cai exatamente onde está o mostrador de segundos, sem precisar de um conjunto de engrenagens intermediário para "levar" até onde ele estaria originalmente.

A minuteria, o conjunto de alavancas que controlam a mudança de tudo e corda, continua ao centro. Então, a tige (enorme, diga-se), passa debaixo do balanço.

O balanço, por sua vez, é free sprung.

O relógio não mudou suas dimensões, apenas o bezel se tornou um pouco mais fino. O movimento, portanto, mudou, e muito, é completamente diferente. Eu sinceramente acho os dois bonitos, mas o simples fato de a platina ser mais "limpa" no novo agradou-me mais esteticamente.

Vejam:

http://www.hodinkee.com/blog/compariring-the-original-lange-1-with-the-2015-new-model

Flávio