Menu principal

Orientação sobre ETA-Tailândia-Peças Suiças

Iniciado por MAGB-ILHA, 07 Janeiro 2016 às 11:43:36

tópico anterior - próximo tópico

Dicbetts

Citação de: Adriano online 07 Janeiro 2016 às 23:15:46
Está enganado nessa, Dic. A ETA Thailand Co. existe, eu calculo, há uns 30 anos (pois já vi relógios de meados da década de 1980 com ETA tailandesa). Toda ou quase toda família de mecanismos Fashionline (calibres 80x e G1x) são produzidos na tailândia há anos. São idênticos aos produzidos na Suíça e na verdade contém peças suíças. Não me arrisco a dizer quais com certeza, mas acredito que a parte mecânica, que mesmo de polímero em sua maior parte, ainda requer muita precisão.

Não me lembro agora se a linha Trendline (calibre F0x) são ou foram também feitas lá. E no passado produziram equivalentes da linha Normflatline (calibres 95x) mas com numeração de calibre diferentes e menos rubis. O 955 por exemplo era um 555. Deixaram de fazer pois devem ter perdido competitividade (o próprio 955, infelizmente, perdeu competitividade para mecanismos mais modernos, e bem inferiores, eu diria, mas isso é outro assunto). O 955 é como o 2824 é para os automáticos, um verdadeiro workhorse de altíssima qualidade e preço imbatível.

Fizeram muito mais no passado. Competiam com aqueles responsáveis pela crise do quartzo, os Seiko e Citizen de baixo custo. Em algum ponto, acho que começaram a perder competitividade, talvez até em comparação com seus próprios equivalentes suíços. Os movimentos tailandeses são algo como 40% mais baratos que os Suíços e em um passado já valeram mais a pena para muitos fabricantes. Technos usou de monte.

Não que vá duvidar do que eu disse, mas jogue "Bang Sao Thong District, Samut Prakan, Tailândia" no Google Maps, botr no Street View e vai ver o emblema da ETA em um edifício.

A ETA é só um dos braços do Swatch Group na Ásia. Eu me arriscaria a dizer que o Swatch Group, pelo menos fisicamente, é maior Ásia do que na Suíça.

O mecanismo da foto, repito, é um ETA 805.111 tailandes legítimo.

Abraços!

Adriano

KKKKKKKKKKKKKKKK, sensacional.

Quem diria que os pernósticos suíços tinham recorrido à turma de olhinhos puxados e cara faminta.

Valeu, Adriano. Aprendi mais uma.

Dic