Menu principal

Longines Lindbergh no Hodinkee

Iniciado por admin, 02 Setembro 2015 às 17:51:07

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Olha, essa é melhor review que já li sobre esse relógio, muito embora tenha "boiado" na explicação do uso do relógio, que parece ter pulado alguma coisa. Lembro-me que já divulgaram aqui o manual do troço, peço que postem de novo.

Mas enfim, o processo de navegação é o mesmo desde que Harrison inventou o cronômetro. Se você carrega no navio (ou no avião) um relógio precisamente ajustado para o horário de Greenwich, que por convenção é a longitude 0, ao observar o horário do local no qual você encontra, a diferença, em horas e minutos, entre o horário local e o de Greenwich será sua longitude. Isso porque cada hora de diferença corresponde a 15 graus, pois a Terra gira 360 graus em 24 horas.

O problema de descobrir a hora LOCAL já havia sido superado na época de Harrison, através do sextante e determinação do ponto mais alto do sol no céu (meio dia). O problema, então, era saber no navio a hora de Greenwich.

Como é sabido, os astrônomos da época criaram Greenwich para determinar não apenas a hora LOCAL, mas, com um telescópico de trânsito, conseguir PREVER, para todos os dias do ano e todos os horários seguintes, a hora PREVISTA dada pelas estrelas não lá, mas em qualquer lugar do mundo. Tudo baseado numa matemática desgraçada que, na época, consumia, por parte dos marinheiros, uma quatro horas de cálculos para cada posição do barco. Sim, o tal Almanaque Náutico, inicialmente publicado por Maskelyne e usado pelas marinhas do planeta até início do século XX, continha, para aquele ano (o almanaque era anual), A POSIÇÃO DE ALGUNS ASTROS, EM REGRA A LUA, para todos os horários do ano! Ou seja, o navegador olhava para a Lua e, a partir de uma posição PREVISTA em Greenwich, podia não só determinar o seu horário embarcado com o de Greenwich.

O que Lindbergh precisava fazer, como faziam os marinheiros da época de Harrison, era saber o horário de Greewich (isso ele tinha, ajustado no seu relógio Longines), e o horário no qual estava naquele momento em seu avião (horário celeste). Isso ele tinha que determinar observando uma estrela, que te desse o horário naquele momento do voo. Certamente, como dá para perceber pelo texto, cuja tradução recomendo com algum programa aos não fluentes na língua, ele teria que utilizar um sextante para fazer isso. O texto diz que ele não usava, mas consultava um almanaque, sinceramente não sei como.... Está meio obscuro no texto.

Mas enfim, o que precisamos ter em mente é que esse relógio é uma verdadeira máquina do tempo que foi útil no passado a um cara bem conhecido, para facilitar toda essa complicação que era a navegação, sobretudo porque ele estava pilotando sozinho.

Eu acho esse modelo, por isso, basante legal e com um conteúdo que... Gera conversa de bar! hahahahahaha

Vejam só


https://www.hodinkee.com/blog/the-history-and-science-behind-the-lindbergh-longines-hour-angle-watch


Flávio

mmmcosta

"Where are we? Directly above the center of the Earth." —Old Joke"

hehehe... Boa demais!
Marcelo