Menu principal

Modelo Voutilainen "in house" para a baseworld 2016

Iniciado por LucasLima, 16 Março 2016 às 13:56:13

tópico anterior - próximo tópico

LucasLima

http://www.watchtimebrasil.com.br/noticias/novo-modelo-voutilainen-traz-mostrador-em-prata-com-esmaltacao-41463/

Interessante a esmaltação no Dial. Essa ilusão de ótica que fizeram no Dial ficou sensansional, teria muito fácil uma peça dessas.

Alguém poderia da um help ai nessa questão "O escapamento 'natural' consiste em um escapamento com uma mola espiral de Breguet com uma curvatura interna chamada "Grossman"". O que seria essa curvatura "grossman" e o que ela agrega na máquina?

Abraços!
"Mesmo um relógio parado, acerta o tempo 2 vezes no dia"

Adriano

#1
A curva de Grossman tem a mesma função da curva de Breguet, ou seja, reduzir ao máximo a movimentação do centro de gravidade da espiral em relação ao seu centro geométrico nas posições verticais, que causa um desvio de precisão (causado pela própria presença da virola) chamado de efeito de Grossman também, aprimorando assim o desempenho posicional do escapamento. A diferença é que enquanto a curva de Breguet é feita na volta mais externa da espiral, em direção ao pitão, a curva de Grossman é feita na curva mais interna, junto da virola.

É semelhante à curva interna de Lossier.

Abraços!

Adriano

LucasLima

Perfeito! Muito obrigado pela explicação. Então, pelo que entendi a curva de Grossman é mais eficiente que a curva de Breguet?!

Abraços!
"Mesmo um relógio parado, acerta o tempo 2 vezes no dia"

Adriano

Não exatamente. Não conheço nenhuma informação que possa embasar essa afirmação. Note também que a curva de Breguet é usada com muito mais frequência, o que pode me levar a crer que ela seja mais eficiente. E não sei se a curva de Grossman é tão efetiva se usada sozinha. Eu entendo ela como complementar às curvas externas, como a de Breguet.

Abraços!

Adriano

LucasLima

Compreendi.

Então um relógio pode ter a curva de Breguet, sendo complementada pela curva de Grossman? No caso, ele teria os 2. Que pode ser o caso do relógio em questão?!

Abraço.
"Mesmo um relógio parado, acerta o tempo 2 vezes no dia"

Adriano


flávio

Lucas, teclo de celular, então tentarei ser breve. A curva de breguet foi criada por ele mas determinada de modo pragmático. E para dizer a verdade, seus escritos não dizem como ele chegou no formato, mas apenas que funcionava. Provavelmente já havia se tocado que isso melhoraria a precisão, pois Arnold usou nos seus cronômetros e, pior, omitiu da comissão de longitude como fazer a mola. Matemáticos tentaram depois explicar o porquê de funcionar, mas só em 1861, quase um século depois, o mistério foi solucionado. Philips, um matemático francês, determinou que para uma mola ser isócrona, o centro de gravidade desta tem que coincidir com o eixo do balanço. Partindo daí, não importa o formato que se dê, e ele criou vários, veja na foto que tirei agora da clássica obra the marine chronometer. Grossman na verdade não criou muita coisa, mas aplicou de forma prática o que Philips havia determinado. Concluindo, não há vantagem nos formatos de curvas, desde que se adequem à norma estabelecida por Philips.


LucasLima

Flávio e Adriano, obrigado pela aula. Gostei mais ainda do relógio.

Abraços!
"Mesmo um relógio parado, acerta o tempo 2 vezes no dia"