Menu principal

Envelhecimento do mostrador - Dúvida

Iniciado por rlessa, 02 Julho 2009 às 19:52:09

tópico anterior - próximo tópico

rlessa

Caros,

Estou pensando em redirecionar meu ajuntamento, ultimamente tenho me inclinado mais pelos vintages e também me sinto melhor com relógios de 34 a 39mm de diâmetro. Porém tenho uma dúvida em relação as pátinas nos mostradores dos velhinhos:
é pura oxidação metálica causada pelo tempo com aceleração ou não pelo mau acondicionamento e/ou tem também algum fator de exposição, ou não, a luz?

Grato

FALCO

Rogério, eu pouco sei sobre o assunto, outros poderão te responder melhor, mas, até onde sei, os 6 principais inimigos dos mostradores antigos são:
Humidade, Humidade, Humidade, Humidade, Humidade e luz...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Adriano

Verdade! Umidade é veneno puro. Normalmente quem se deteriora é o verniz e não a tinta. Por isso mostradores sem verniz, como os pretos foscos, tendem a ser os mais "duráveis". Mas a cor também influencia: vermelhos e azuis são os que mais sofrem desbotamento pela exposição à luz.

E além disso, claro, a qualidade dos materiais usados também tem influência na durabilidade.

Abraços!

Adriano

LUW

Se foi usado tinta, vai haver alteração da tonalidade com o passar dos anos, pois a radiação UV degrada as moléculas de pigmento. Se foi usado verniz, quem "fica velho" antes é o verniz, porém protege um pouco a tinta embaixo. Mas como não é possível remover o verniz sem remover a tinta, essa proteção não adianta muito.
[ ]s
Luciano

Gravina

Citação de: LUW online 02 Julho 2009 às 22:59:53
Se foi usado tinta, vai haver alteração da tonalidade com o passar dos anos, pois a radiação UV degrada as moléculas de pigmento...................

Aqui um exemplo:

Speedmaster ST 145.022-69 (Tropical Dial or Chocolate Dial)

Abs

Gravina

Alberto Ferreira

Citação de: LUW online 02 Julho 2009 às 22:59:53
...
...Mas como não é possível remover o verniz sem remover a tinta, essa proteção não adianta muito.

Salve!

A depender do caso (da técnica originalmente usada na impressão, pelo fabricante), pode até ser possível sim.

Mas, em geral, ao ser removido, o verniz leva junto as "gravações", o que estava escrito (é que no processo, a gravação foi fruto de uma etapa posterior - em geral é assim que é feito).

E, aproveitando o "gancho"...

Eu já fiz isso, com uma segunda intenção,...
...processo que ainda está em curso, diga-se.  ;)  :D
E que eu não sei quando será concluído.

Eu pretendo "criar" um relógio, digamos, personalizado, por ser "despersonalizado".
Um "NO-LOGO", sem qualquer marca de identificação externa, seja na caixa, seja no mostrador,...
;)

Eu já tenho um relógio e já comecei o processo (o mostrador já está completamente preto - com a pintura original), falta remover as gravações do fundo (eu consegui um alternativo - idêntico).

Se a coisa "funcionar",...  ::)

Um dia eu posto aqui, o "making of".
;)

Abraços!
Alberto
8)