Menu principal

Calibres automáticos japonses

Iniciado por mpbum, 03 Julho 2009 às 01:31:02

tópico anterior - próximo tópico

mpbum

Bom dia a todos,
Esse post não tem a finalidade de causar polêmica, apenas de ver a opinião dos colegas.
Vcs não acham que os japoneses são muito repetitivos em seus calibres mecânicos? Por exemplo: na Suíça existem calibres com 28800 oscilações, 36000 oscilações, 21600 oscilações e até 18000 oscilações(mais raramente). Máquinas com 23, 25, 38 rubis sem complicações(apenas movimentos com cronos). Na Suíça há os automáticos e os cronos automáticos(pelo que sei apenas a Seiko tem dois calibres de cronos auto no Japão). Os suíços estão sempre tentando modificar partes dos movimentos(Rolex e sua mola azul Parachrom, Omega e seu co-axial. só para citar alguns) e a Orient por exemplo tem um monte de modelos com calibre 469, 46H e derivações(muda em relação ao 469 só 2 rubis a mais). A Citizen produz pouquíssimos,  para si  mesma, calibres automáticos. A Myota tem alguns mas sem nenhuma novidade. Todos eles com tolerância entre -20 e +40 segundos dia, 21600 oscilações e 21 rubis e reserva de marcha de 40 horas. A Seiko tem os Sprig Drive mas esses são híbridos.
Pergunto: nao faltam aos japoneses inovar mais? Não questiono a qualidade dos movimentos, que dá para constatar pelos posts, pelos meus próprios modelos e pelos modelos que vemos todos os dias nos pulsos das pessoas. A pergunta é sobre inovação, variação e sobre detalhes dos movimentos.
Abraços.

LUW

Acho que os nipônicos tem uma visão mais prática do mercado que os suiços. Se o calibre está desempenhando bem, para que inventar moda? Lembre-se que a Seiko tentou acertar justamente quando muitas marcas suiças estavam fechando as portas, e acredito que isso obrigou-os a manter os pés no chão, uma vz que na época ainda não tinham muito prestígio fora de seu mercado doméstico.
[ ]s
Luciano