Menu principal

IWC Tribute to Pallweber e uma lição de mecânica no SJX

Iniciado por admin, 24 Abril 2018 às 15:29:26

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Essas lições de engenhosidade mecânica são o que ainda me fascinam na relojoaria. Quando este relógio foi lançado, gostei, muito embora provavelmente não sirva em mim, graças ao seu tamanho enorme: 45 mm. Ressaltei, na época, a qualidade do laqueado do mostrador, que até mesmo nas janelas tem um acabamento semelhante a esmaltado (ou porcelana) e engenhosidade global do mecanismo, assim como visual mesmo do relógio. Mas... Como funciona?

O troço funciona assim. Há dois trens de engrenagens, cada um com seu tambor de corda, muito embora sejam carregados de uma vez ao se dar corda. Aliás, reserva de marcha impressionante de 60 horas, considerando o gasto de "combustível" do troço.

No esquema mostrado no texto, o trem de rodagem AZUL é tradicional, como existente em TODO relógio, e "marca" as horas. Ao centro, porém, existe um pinhão e roda que conectam esse sistema ao VERMELHO, que é responsável por fazer os pulos do marcador digital de horas e minutos.

Na animação abaixo do esquema no texto, é mostrado como é feito isso.

Existe um came conectado a um par de alavancas (ligados por uma mola), que também estão conectados a outro came, ligado ao marcador DIGITAL DE MINUTOS, que pula de sessenta em sessenta segundos. O troço é projetado de tal modo, como podem ver na animação, de maneira que, mesmo o pinhão e roda do centro girando continuamente, ocorra um gatilho de disparo do sistema de pulo dos minutos a cada 60 segundos.

Conectado ao disco de minutos, há um outro came, em formato de cruz de malta, que impulsiona o outro disco a cada dez minutos, marcando a parte decimal. E ligado a esse decimal, há a conexão por outra cruz de malta, projetada a impulsionar o "discão" de horas a cada 60 minutos.

As animações são explicativas por si só e demonstram a engenhosidade contida num pequenino relógio. Vejam

http://watchesbysjx.com/2018/04/how-it-works-the-iwc-tribute-to-pallweber-150-years.html

igorschutz

Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES