Menu principal

Observatório Nacional no Rio de Janeiro

Iniciado por admin, 11 Dezembro 2012 às 17:53:28

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Há alguns anos critiquei o Observatório Nacional porque, em e mail enviado para os caras, eles simplesmente não sabiam onde estavam os reguladores astronômicos responsáveis pela divulgação da hora certa no Brasil. No site, havia foto de cilindros a vácuo, mas nada dos relógios...

Estou assistindo agora a um documentário sobre o Museu de Ciências Afins no Observatório. Pelo menos pelas imagens, todos os telescópios de trânsito para aferição dos relógios estão lá, assim como uns 3 reguladores da Riefler.

Fica a dica: viajamos até o fim do mundo para ver esses troços, mas acredito que pelo menos um pedaço da história pode ser vista pelos colegas do Rio. Os telescópios, instrumentos, relógios, etc, estão todos lá! ;)


http://www.on.br/

Vídeo:

http://www.on.br/conteudo/multimidia/institucional/historia_on/video_port/Portugues.html

Flávio

heracles

Eu também estou assistido ....sim o telescópio esta lá  8)
também mostrou um modelo "portátil" e outras peças que ajudaram
na contrução de ferrovias etc....com certeza um excelente passeio.

Abraço
Heracles

jungman

Bem nosso país simplesmente não é sério, não preserva sua história, ainda mais com este tipo de político que temos. O Observatório foi criado por D. Pedro, a Radio Relogio,integrante do todo, que por muitos anos dava a hora de minuto em minuto,(quando eu era criança, me lembro de meu pai sintonizá-la em ondas curtas para acertar relogios em casa), foi comprada por um bispo (RR Soares), que simplesmente passou a divulgar programas religiosos, com musicas gospel, misturadas com ainda com o tique taque do observatório, por vezes, e por outras nem o sinal ainda funciona.
Não conheço nenhum outro lugar no mundo onde há uma rádio, que forneça a hora exata de minuto em minuto. Suponho que isto seria uma exclusividade somente nossa, e por tanto tempo deverá constar até no Livrvo dos Recordes.
Sei que hoje temos ajuste de relogios, celulares, computadores e outros até automaticamente via internet, bluetooth, ou satélite. Mas era uma rádio de suma importancia em tempos idos, uma tradição genuinamente Nacional.
Deveriamos reverenciá-la, e com certeza preservá-la, pois ela é uma tradição, pode-se dizer educativa, do nosso Brasil.
É com grande sentimento que hoje fico sabendo, que suas ondas foram suprimidas, e que está à serviço que visa outros interesses.
Um abraço
Flavio

Daniel

Salve!

Tempos atrás eu escrevi ao ON perguntando a respeito de informações sobre os Relógios reguladores, na época não obtive nenhuma resposta, voltei a enviar um e-mail, porém, desta vez me responderam.

Veja: "O acervo de nossos relógios reguladores, estão sob a responsabilidade do Museu de Astronômia e Ciências Afins (MAST), que fica localizado no campus do Observatório.
Sugiro que entre no site e faça sua pesquisa."

Pesquisei e encontrei :

http://site.mast.br/hotsite_museologia/inventario_colecao_objetos2011.pdf

Ver capítulo: medição do Tempo.

Não traz muitas informações, mas já é alguma coisa!

Daniel




flávio

Passei o olho rapidamente no inventário e, como se vê, o Observatório daqui usava os instrumentos mais avançados para sua época. Vi vários cronômetros de bolso Ulysse Nardin, Paul Ditisheim e LeRoy, vários cronógrafos de fita de marcas diversas e, sobretudo, mas infelizmente, pois totalmente incompletos, pelo menos dois "master clock" da Riefler. Master o quê?

O pêndulo a vácuo da esquerda na primeira foto desse artigo do Igor

http://igorschutz.blogspot.com.br/2009/02/qual-o-relogio-mecanico-mais-preciso-ja.html

Wadley

No documento oficial tem muitos instrumentos designados como PÊNDULA, dos fabricantes L. Leroy & Cie , Mouilleron, Auguste
Fenon, Electrique Brillie, M. Hipp , 

PÊNDULA....??????????
Wadley

flávio

Citação de: Wadley online 23 Novembro 2017 às 22:15:39
No documento oficial tem muitos instrumentos designados como PÊNDULA, dos fabricantes L. Leroy & Cie , Mouilleron, Auguste
Fenon, Electrique Brillie, M. Hipp , 

PÊNDULA....??????????


Um pêndulo é composto por sua haste e pelo prumo (o peso). Acredito que eles devam estar se referindo aí ao pêndulo completo, haste e prumo. Muito tutano se gastou para projetar pêndulos (completos) que fossem invariáveis às variações de temperatura, sendo que por um bom tempo o padrão de precisão se tornou os pênulos monometálicos com prumos em mercúrio (Graham), em detrimento dos Gridiron Bimetálicos (haste), como prumos monometálicos (Harrison). Nos finalmentes, estavam fazendo tudo em Invar.


Flávio