Menu principal

Campos eletromagnéticos e relógios mecânicos

Iniciado por GuilhermeAzeredo, 19 Janeiro 2018 às 11:13:41

tópico anterior - próximo tópico

GuilhermeAzeredo

Bom dia, pessoal! Então... Aparentemente relógios mecânicos com maior resistência a campos eletromagnéticos aos poucos está se tornando a tônica da relojoaria.

A Omega foi muito perspicaz ao desenvolver seus calibres com resistência aos 15k gaus. Agora até a Cartier tem preparado seus calibres para ter mais resistência a este elemento.

A utilização cada vez maior de silício nos balanços e outros componentes do relógio mecânico também tem, indiretamente, creio eu, colaborado neste sentido, certo?

Utilizei uma bússola para verificar a existência de campos eletromagnéticos nos aparelhos eletrônicos que costumo usar com frequência e verifiquei que meu notebook, camera digital e até mesmo o celular influenciam a agulha da bussola!

A pergunta que me surgiu é: até que ponto estes campos mais comuns (de pequena intensidade) podem prejudicar o relógio mecânico que não possui qualquer resistência a eles?

Obrigado desde já aos que ajudarem e abraços!



eflach10

Boa pergunta... e mais: 15.000 gauss parece exagero... da pra fazer uma ressonância magnética.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

flávio

Pois é... Outro dia lembro de ter visto uma tabela com os campos magnéticos de eletrodomésticos, procurei agora, não encontrei. Fato é que mesmo o mais simples relógio mecânico tem alguma resistência a magnetismo e não é afetado por coisas "comuns" do dia a dia. Mas há coisas que notoriamente devem ser evitadas, como fogões por indução, alto falantes, etc. Espero que mais alguém complete o tópico, também tenho curiosidade nisso.

Se o Adriano o ler, vai outra pergunta: é grande a porcentagem de relógios que chegam a uma autorizada magnetizados?


Flávio

GuilhermeAzeredo

Pois é Flávio.. agora que percebi que meu notebook, o qual passo um bom tempo com as mãos sobre, possui os auto falantes bem na extremidade abaixo do teclado! Mas acredito que não causem mal, do contrário meus relógios já estariam magnetizados! Mas agora que sei do risco fico com a pulga atrás da orelha! Kkkk

Abraços!


pedrobsb

Pesquisei aqui no google e parece que um MRI (aquele scaner corporal) seria 15000 gauss, mas uma geladeira nao chega nem perto de 10.000 gauss. Todavia, 15.000 nao e a media dos relogios, pelo contrario, muitos antimagneticos sao 1.000gauss (sinn, antigo milgauss), 7.000 (ingenieur IWC).
materia no hadukem: https://www.hodinkee.com/articles/a-rolex-milgauss-an-omega-greater15000-gauss-and-a-4000-gauss-neodymium-magnet
Abraço

Pedro

Leontap

Citação de: flavio online 19 Janeiro 2018 às 16:12:20
(...) Outro dia lembro de ter visto uma tabela com os campos magnéticos de eletrodomésticos, procurei agora, não encontrei. (...)

Seria esta?



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

GuilhermeAzeredo


aminger

Não tinha uns antigos technos que eram antimagnetismo?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Adriano

O problema do magnetismo piorou nos anos recentes. O problema é que imãs potentes, como neodímio, que eram reservados a aplicações "hi-tech", hoje são encontrados em qualquer lugar, até em capinha de celular, fecho de bolsa, etc. Eles são pequenos, com campo de alcance muito pequeno, mas muito potentes quando bem próximos.

Embora eu não tenha tido problemas com os meus relógios, minhas ferramentas (pinças e chaves de fenda) que ficam sobre minha mesa e acabo usando muito perto do computador, toda hora tenho que desmagnetizar.

Estamos cada vez mais muito rodeados de imãs permanentes potentes e de campos magnéticos temporários, gerados por equipamentos, carregadores, etc.

Obs: fiz um exame de ressonância magnética pela primeira vez na vida esta semana (minha lombar está fuzilada, ciático fodido, etc.) e fiquei impresisonado com o equipamento. A parada vibra a sala toda quando está gerando o campo.

Abraços!

Adriano

flávio

Bem vindo ao mundo da hérnia de disco.

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk