Menu principal

USO DE RADIUM NA PINTURA DE MOSTRADORES. O LADO OBSCURO

Iniciado por amadeu, 16 Outubro 2013 às 20:00:39

tópico anterior - próximo tópico

amadeu

PESSOAL DESCULPEM-ME SE TAL MATERIA JAH FOI ALGUMA VEZ POSTADA.
ONTEM ESTAVA ASSISTINDO O DISCOVERY OU NATIONAL CHANNEL (NAO ME RECORDO AGORA) E PASSOU UMA RECONSTITUIÇAO DE UM FATO MUITO INTERESSANTE QUE ALTEROU ALGUMAS REGRAS DE SEGURANÇA NO TRABALHO.
ERA SOBRE A PINTURA DE MOSTRADORES DE RELOGIO COM RADIUM.
NA MATERIA ELES DIZIAM QUE, PARA MELHORAR OS DETALHES DAS PINTURAS, AS MOÇAS AFINAVAM A PONTA DO PINCEL NOS LABIOS, O QUE LEVOU A GRANDE INGESTAO DA SUBSTANCIA.
NAO ENCONTREI EXATAMENTE ESTA RECONSTITUIÇAO, MAS ACHEI ESTA MATERIA QUE EH SOBRE O ASSUNTO.
PS. SE JAH FOI POSTADA, DESCULPEM-ME

http://cora.blogspot.com.br/2008/01/as-garotas-do-rdio-uma-histria-hedionda.html

flávio

Eu sabia que nos primórdios da indústria tanto o rádio quanto o trítio haviam sido usados de forma indiscriminada na indústria. Não sabia, porém, que os empregadores sabiam do risco que corriam suas empregadas. Fui pesquisar...

http://en.wikipedia.org/wiki/Radium_Girls

O caso gerou um processo e no final do artigo da wiki há diversas referências a este na mídia. Confesso que fiquei interessado. Quero ler mais sobre isso.

Flávio

Alberto Ferreira

Sim.
Há que ler. E há o que ler...

Sendo curto e grosso...
O problema é muito mais embaixo.

Se sabiam?
Provavelmente, quase certamente, sim, como a indústria do tabaco também sempre soube. Oras!

A única saída é a informação, mas a correta, aquela pesquisada e nunca aquela "vendida" pelas "mídias" e pelas "propagandas".
E é assim...   ...desde aquela época...

Infelizmente pouco mudou neste último aspecto.

Então...
Que a Santa Informação interceda por nós!
Mesmo, e principalmente, que seja através do olhar para os erros, e as ocultações, da História.

Alberto
Que, antes que alguém confunda a barafunda, deixa claro não "participa" de nenhum FRMleaks...  ::)
8)

AlexandreMed

O livro homônimo que inspirou o filme eh de 2017 Flavio, autora Kate Moore

Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Jefferson

Muito bom saber que vai ter também um filme sobre este assunto, que pode levar o conhecimento deste tema para muito mais pessoas.

Uma outra questão que fico me perguntando e na duvida não arrisco, é se existe algum dano a saúde das pessoas que utilizam estes relógios com os mostradores pintados com material radioativo. Gosto muito de ler sobre as grandes guerras e algumas vezes tive a vontade de adquirir um relógio militar da segunda guerra, mas tem uns que até simbolo de radioativo e orientação para descarte tem na tampa do fundo. Achei muito sinistro e desisti da aquisição. Se não me engano, um colega aqui do fórum já mencionou que tem um relógio militar desta época e o danado ainda hoje acusou radiação quando foi colocado próximo de um contador Geiger. Bizarro...

Saudações,

Jefferson.