Menu principal

Informações sobre MIDO 8429

Iniciado por Rafael19ad, 30 Dezembro 2020 às 18:41:56

tópico anterior - próximo tópico

Rafael19ad

Olá pessoal, tenho esse relógio Mido 8429 e estou pensando em mandar restaurar, em pesquisa via internet, percebi que a maioria dos OCIAN STAR DATODAY possui a escrita COMMANDER, mas o meu não tem. quem tiver mais informações sobre ele, vai ajudar muito. Obrigado. Sou do litoral de SP e indicação de profissionais é muito bem vinda.

flávio

Visualmente parece-me correto. O problema aí, infelizmente, será o custo benefício de uma revisão, porque o folheado do relógio está muito ruim e terá que ser refeito (e nunca fica bom...). Aliás, eu provavelmente restauraria caixa e movimento e colocasse couro, fica mais bonito do que o bracelete original, mesmo novo. Mas aí vem a questão do tal custo benefício: uma revisão de um relógio, sem grandes intervenções, custa em independentes por volta de 1000 reais. E isso deve ser ponderado na conta do "quanto pagou" pelo produto...

Rafael19ad

Obrigado Flávio, esse relógio estava com as coisas do meu pai e não faço ideia de quanto ele pagou, mas ele faleceu a mais de 10 anos, então não gastei nada com o relógio.

Rafael19ad

Boa tarde, alguém sabe o modelo completo? Esse Ocean Star Datoday, tem o diferencial de não constar o nome commander.

flávio

Pesquisei os alfarrábios, inclusive catálogos da marca dos anos 90, e o modelo enquadra se na linha Commander. O problema, porém, como pode ser visto numa foto abaixo que tirei, é que as versões eram cronômetro, com a respectiva inscrição no mostrador, ou comuns, apenas escrito Commander. Mas como disse acima, isso não torna seu relógio algo suspeito, pois há fotos na rede de vários modelos semelhantes. O ideal mesmo seria abrir para verificar os números de série e modelo do movimento.



Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Adriano

Esse relógio é um bocado mais antigo que os desse catálogo. O que rola é que compartilhavam a mesma caixa, ref. 8429 e 8419 (basicamente a mesma caixa, mas com alças, para receber pulseira de couro ou bracelete de metal comum, ao invés do integrado). Por que usavam outro nome não sei, pode ser um posicionamento de mercado, alguma questão de repensarem o uso da marca "Commander", mas enfim, o fato é que modelos da década de 1970 e 1980 já usavam essa caixa mas nem sempre vinham chamados de Commander. Sei dizer porque esse tipo de cifra e tipologia do calendário é típica dessa época, o que inclusive indica que o mecanismo deve ser um ETA um pouco mais antigos que os 2836, ou um 2836 antes da versão "-2".

Daí na década de 1990 que a Mido aparentemente "readotou" o nome Commander para essas referência e assim o fez até ela sair de linha, há pouco tempo até.

A tempo: nada disso que falei é história oficial, é apensa baseado nas minhas observações do dia-a-dia com esses relógios, de diferentes idades, ao longo desses anos. Foram algumas centenas, certamente.

Aliás, diga-se, acho o Commander um puta clássico. O Chronometes com pulseira milanesa, é uma beleza.

Abs.,

Adriano

Rafael19ad

Então, falha minha não mencionar...tenho uma cópia de uma manutenção feita em dezembro de 1985, sendo assim, estou pensando em mandar um e-mail para a fabricante e tentar alguma informação, tenho o código 91010207 que aparenta ser da caixa com a referencia 8429-2, e outro código que pode ser o número de série.
Muito obrigado pelos comentários.