Menu principal

Relógio com rádio controle e calendário perpétuo

Iniciado por RelógioMarciano, 10 Março 2023 às 13:13:50

tópico anterior - próximo tópico

RelógioMarciano

Olá! Tenho uma dúvida em relação aos relógios com rádio controle e não encontrei a resposta. Como esses sinais não chegam aqui no BR e nunca tive um relógio assim não tenho experiência de uso. Se um relógio tem rádio controle e complicação de dia e data ele necessariamente é calendário perpétuo ou depende do receptor desse sinal? O que faria um relógio com rádio controle ser calendário perpétuo? Não tenho ideia de como essas máquinas funcionam e fiquei curioso

Adriano

#1
São dois sistemas diferentes e independentes.

O relógio radiocontrolado é um relógio como qualquer outro e todas as funções ou complicações são internas e autônomas.

O controle via rádio apenas faz uma sincronização da hora certa - de tempos em tempos - recebida via rádio e atualiza (se necessário) a hora do relógio. Desse modo a hora dele estará "sempre" correta.

Entre uma atualização e outra, a hora (e todas as outras funções) funcionam como qualquer outro relógio, sendo mantidas pela energia da bateria, o circuito eletrônico e regulados pelo cristal de quartzo. Na ausência do sinal de rádio, o relógio vai funcionar como qualquer outro. O máximo que vai acontecer é você precisar corrigir - manualmente - a hora certa depois de algum tempo caso ele apresente um desvio. Ou seja, tal como é feito desde a invenção do relógio mecânico.

Abs.,

Adriano

RelógioMarciano

Entendi, então o sinal desses relógios atômicos atualiza apenas o horário? Pensei que ajustaria também dia e data. Mas legal saber que tudo funciona independentemente de receber o sinal. Obrigado pela resposta!

flávio

Eu também não sei exatamente a fundo as especificações técnicas destes relógios, mas normalmente o "radio controled" aí é só para sincronização do horário, já que isso já ocorre mesmo através das ondas de rádio, se o receptor estiver preparado para isso. Trocando em miúdos: o relógio recebe um pulso diário ou a cada hora (não sei como são essas sincronizações) e ajusta seu relógio ao padrão UTC. Ou seja, o relógio é mantido numa precisão "atômica" sempre. Se não há a sincronização, ele funciona como um quartzo comum e aí sua precisão depende da qualidade do mecanismo. O calendário perpétuo dos relógios quartzo não é algo ligado à sincronização, mas também algo de circuito interno. Ou seja, haja ou não sincronização, o calendário estará ajustado (bem... Até a bateria acabar hahahah).

Adriano

Citação de: RelógioMarciano online 10 Março 2023 às 14:50:55
Entendi, então o sinal desses relógios atômicos atualiza apenas o horário? Pensei que ajustaria também dia e data. Mas legal saber que tudo funciona independentemente de receber o sinal. Obrigado pela resposta!

Eu estou muuuito longe de ser especialista no assunto, mas salvo engano o sinal de rádio é apenas da hora certa. Já os que recebem sinal de GPS, esses sim recebem a informação completa de hora e data, e já corrigida para o fuso em que está localizado o receptor.

O princípio de funcionamento, atualização e autonomia continua o mesmo.

Abs.,

Adriano