Menu principal

Tabela atualizada com todos os lift angles (ângulo de trabalho ou levantamento)

Iniciado por flávio, 17 Outubro 2023 às 11:07:59

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Para quem é da prática, essencial esta tabela, sob pena de os resultados de leitura de amplitude nos timers serem errados

https://watchguy.co.uk/cgi-bin/lift_angles

Adriano

Na "verdade verdadeira", a tabela é uma praticidade, para poupar tempo. Mas é perfeitamente possível sobreviver sem ela, bastando descobrir qual o ângulo do relógio que está testando (caso não encontre em tabela alguma).

Abs.,

Adriano

flávio

Como assim descobrir o ângulo do relógio que está testando, não entendi... Afinal, os ângulos de trabalho são questão de projeto. Como saber o ângulo sem ter a informação técnica do fabricante? Como se dá isso na prática?

Adriano

Citação de: flávio online 18 Outubro 2023 às 10:55:13
Como assim descobrir o ângulo do relógio que está testando, não entendi... Afinal, os ângulos de trabalho são questão de projeto. Como saber o ângulo sem ter a informação técnica do fabricante? Como se dá isso na prática?

Vamos por partes. Questão de projeto sim, mas ele continua sendo teórico. Qualquer alteração que você fizer em penetração, batentes e etc., você estará alterando um dos ângulos fundamentais do escapamento, e fatalmente alterará o ângulo de levantamento, que nada mais é que a somatória de vários deles. Claro, alterará um caralhésimo de fração de ângulo, mas alterará. Bem menos que um grau, e que certamente não fará diferença nenhuma na leitura do aparelho. Então ele é questão de projeto, mas é teórico.

Agora, se você vai revisar um relógio de bolso de 1912. Onde você vai encontrar o ângulo dele? Em lugar nenhum. Chutar um ângulo não é inteligente. Ignorar a leitura de amplitude não é profissional. Então você descobre ele.

Não sei se vou conseguir explicar em palavras, pois é muito visual. Mas vou tentar. Com o relógio parado, você faz uma marcação no balanço (ou duas, em posições exatamente opostas, ou seja 180 graus entre elas), como um risquinho, com caneta daquelas de marcar CD, em um lugar conveniente (que depois você remove com um pincel fino e álcool). Começa a dar corda lentamente, e com uma lupa observe até os risquinhos, com o movimento de vai e vem, começarem a parar sempre no mesmo lugar. Você vai ter essa impressão quando o risquinho parecer "piscar" sempre na mesma posição nos dois sentidos de giro. Isso significa que ele está girando exatamente 180 graus para cada lado. Se a amplitude for maior ou menor que exatamente isso, o risquinho não coincidirá. Feito isso, você coloca no cronocomparador e começa a buscar os ângulos de levantamento até que ele mostre 180 graus. Pronto, você descobriu o ângulo de levantamento de QUALQUER calibre na face da Terra.

Por isso essa tabela, para ser sincero, ajuda, pois poupa tempo. Mas não é tããão essencial assim.


Abs.,

Adriano