Menu principal

A vida EXTREMAMENTE curta dos smartwatches

Iniciado por helio, 04 Junho 2024 às 16:11:56

tópico anterior - próximo tópico

helio

Outro dia (no tópico relógios chineses) eu comentei que a vida útil dos smartwatches dificilmente supera meia década, tai apenas mais uma prova que o suporte é abandonado e que mesmo que vc não tenha destruído o seu "relógio" os fabricantes irão providenciar uma aposentadoria forçada. Algo que ocorre independentemente da marca ou da plataforma (OS).

Alias eu acho a Samsung extremamente FDP, ela vende novidades e só te avisa que todas são bloqueadas se vc não possuir um celular da marca (alias ela esconde ao máximo isto em sua publicidade) tornando qualquer smartwatch pareado em celular compatível com as mesmas funcionalidades e características de um Gear ou S3 de 6 a 7 anos atrás.

https://www.oficinadanet.com.br/smartwatches/55089-samsung-encerrar-suporte-relogios-tizen

Hoje não vejo mais smartwatches como gagets, mas como serviço que tem vida útil, muitas vezes menores do que o desejado.

[]s


igorschutz

Eu comprei um Apple Watch 5 no segundo semestre de 2019. Hoje, a bateria dele tem pouco mais de 70% da carga original.

Com esta carga de bateria, o relógio não aguenta que eu saia com ele de manhã e volte após o trabalho sem entrar no modo de economia de energia (detalhe: praticamente sem usar o relógio, apenas mantendo-o no braço e olhando as horas), portanto, para meu uso, hoje é um smartwatch inútil. Só o utilizo para monitoramento de sono. No dia a dia, não dá mais...

Para trocar por uma bateria nova, no serviço autorizado, custa R$ 949, preço extremamente salgado (você compra um Series 9 por USD 310 no PY).

Por conta disso, prometi para mim mesmo que jamais comprarei outro Apple Watch novamente, a não ser que revolucionem as baterias e elas deixem de ser inúteis em 4 anos de vida do aparelho.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

CSM

em contra partida eu tenho um garmin fenix 5 há 6 anos, usei para caraleo para correr, pedalar etc e a bateria segue firme e forte, preciso carregar a bateria entre 5 e 7 dias dependendo da quantidade de exercicios que eu tenha feito na semana.

abraços
Membro do RedBarBrazil

helio

Citação de: CSM online 05 Junho 2024 às 13:01:50
em contra partida eu tenho um garmin fenix 5 há 6 anos, usei para caraleo para correr, pedalar etc e a bateria segue firme e forte, preciso carregar a bateria entre 5 e 7 dias dependendo da quantidade de exercicios que eu tenha feito na semana.

abraços

Conforme eu havia falado a bateria é inverssamente proporcional aos facilities agregados. Relógios e smartbands que não possuem AOD, NFC, GPS (o seu tem), funcões de telefonia (microfone/autofalante) ou uma infinidade de senssores costumam ter vida de bateria maior (salvo engano a decadencia ocorre de maneira mais acentuada após 5 ou 6 anos). Quanto mais senssores possuir e quanto maior for a frequencia de uso destes senssores menor a durabilidade, geralmente no mundo real a carga dura em torno de 50% do que é anunciado nos folders do produto. De todos os gagets da Samsung que tive o que tinha a maior duração de bateria era um Gear Frontier S3 que mal conseguia ler a pulsação (mas pelo menos já dispenssava o uso de cinta peitoral para isso), mas já tinha GPS, NFC....; passava de um dia com folga (tecnicamente deveria durar 2 dias e meio).

[]s

P.S>- Eu não contesto a utilidade dos gagets, só critico a obsolecencia forçada, a falta de comprometimento de algumas empresas com seus produtos (a Samsung é expert em negar MANUTENÇÃO, mesmo que paga, pelas mais diverssas razões, de geograficas a ser comprado fora da rede oficial mesmo com NF, alias acho que foi por causa dela que perdi o T neles). E sim mesmo quando existe manutenção nem sempre ela é viavel ou retorna um produto cm as mesmas caracteristicas que saiu de fabrica.

ejr888

Eu tenho um smartwatch Galaxy 5.

Eu uso ele só una vez por semana para não desatualizar o software. 

Pois bem acho o útil. Mas continuo gostando de um relógio mecânico e nada mais.

Obscuro

Smartwatch assim como os smartphones são dispositivos egoístas pois exigem a atenção apenas para si.
Um smartwatch possui diversas funções interessantes monitoramento da saúde, sono, distância te dá a possibilidade de ver mensagens sem ter de tirar o telefone do bolso oque pode ser útil em locais perigosos.
O ruim é que para se ter todos esses benefícios e imprescindível não tirá-lo do braço nem para dormir.
Enquanto o relógio mecânico se torna parte do dono funcionando a corda manual ou com o movimento do braço o smartwatch quer ser o mestre do seu dono, ditando tudo oque ele deve fazer durante seu dia.
viva a vida