Menu principal

Sereno, minha mais recente criação

Iniciado por Flavio_Machado, 22 Dezembro 2009 às 13:06:16

tópico anterior - próximo tópico

Flavio_Machado

Olá amigos,

Tenho o prazer de mostrar minha mais recente criação, Sereno. Trata-se de um relogio movido a bolinhas de aço.

Espero que gostem e comentem a vontade.

Estou fazendo outro, só que em aluminio, depois vou mandar anodizar. As peças fixas em laranja(talvez) as móveis em verde(talvez) e os ponteiros e mostrador em azul escuro. Quando estiver pronto, mostro aqui.

Se quiserem vê-lo funcionando pode ser aqui: http://www.youtube.com/watch?v=CnMq59DFMxY
ou aqui: www.relogiosdiferentes.com.br

abraços.

flávio

viver é a coisa mais rara do mundo. a maioria das pessoas apenas existe.
oscar wilde

mestreaudi

Mais uma vez Flávio, parabéns!!!!!!!  :D :D :D
Rafael.

Marcelo Costa

Que maravilha!!  :o

Uma obra de arte!!  :o

Adorei o seu trabalho!!!

Grande abraço!!

Marcelo

HumbertoReis

Engenhoso, hein?

Parabéns pelo talento!

igorschutz

Muito legal, Flávio! São como que escultura cinéticas, né? Maravilhoso.

Você podia nos dar mais detalhes dos seus relógios, métodos de construção, inspirações...

O projeto dos relógios é seu também ou você apenas os constrói?
Quanto tempo leva para fazer um desses?
Geralmente você acerta de primeira, ou tem que ficar lixando as arestas, fazendo mil e um ajustes para eles efetivamente funcionarem?
Você já disse que a precisão não é lá essas coisas, que o importante é o relógio funcionar, mas você já fez alguma medição para determinar a "precisão" desses relógios?
Por exemplo, num dia seco, à 24°C, o relógio adianta/atrasa quanto? Um minuto ao dia? Dez minutos ao dia? Dá pra ter uma média, assim, bem por cima?

Um abraço e parabéns por mais esta novidade,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

fabs77

Flávio,

sem querer "cair no lugar-comum".... PARABÉNS! 
Muito legal! Também fiquei curioso sobre as questões levantadas pelo Igor.
Obrigado por compartilhar.

Abraços!

Fab´s
"Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time."
Jim Rohn

Bruno

Espetacular !!! De babar mesmo !!!

Meus sinceros Parabéns !!!!

Vc é um artista nato.

Abs.

Alberto Ferreira

Salve!

Putz! Muito legal.
Parabéns pela criação, Flávio!

E grato por compartilhá-la conosco.  8)

Abraços!
Alberto

marck

professor flávio;

certamente se na idade média vivesse, seu nome na história teria escrito....

há alguns anos fui numa exposição das  criações de leonardo davinci....  o que vc. desenvolveu agora esta no mesmo nível ......

PARABÉNS,  :D :D :D :D :D :D

sds,

marck

klaus

Flavio_Machado

Igor,

Esse relógio venho pensando nele já tem bastante tempo, como sempre imaginei sendo de mesa, busquei primeiro um escapamento convencional, mas o pêndulo me matava, pois ficava sempre abaixo da base do relógio, mesmo colocando bastante peso, não conseguia achar a altura correta sem ter o pendulo fora da mesa.
Comecei a fuçar nos arquivos antigos e descobri um projetinho que havia comprado de um italiano, como o projetinho era ruim demais tinha deixado de lado, mas a idéia do escapamento salvou minha pátria, tive de fazer algumas alterações e consegui, e também o efeito cinético que você mencionou. Acho que foi uma boa solução.
O método de construção é todo artesanal, tanto as engrenagens quanto painéis e corto num Tico-tico de bancada.
Raramente acerto de primeira, esse por exemplo deu um baile em mim, tive de fazer um monte de ajustes. Até a roda das bolinhas acabei refazendo, essa que está na foto não está mais. Fiz outra para rodar com 9 bolinhas menores.
O tenho de construção é bem relativo, tem relógios que sai rapidinho, mas tem outros que abusam da paciência.
Precisão é uma coisa que você não pode esperar desses tipos de relógios.
Como está fazendo calor, todos eles estão rodando direto. Desde que você acertou a altura do pendulo. Nunca fiz uma estimativa de atraso ou de adiantamento.
Em minha cabeça já tem vários outros relógios que quero fazer, é assim, to fazendo um, minha cabeça já ta pensando em outro.
Espero ter respondido todas suas perguntas.

Abração

flávio

oscar wilde

Flavio:

Se eu já havia ficado impressionado com o relógio de metal, agora o queixo caiu no chão!

E, aquela história de eu te encontrar na 2ª quinzena de janeiro para ver teus relógios, agora TEM que acontecer.

Vc se importaria se eu combinasse um encontro, com outros companheiros aqui do fórum, para juntos apreciarmos suas obras?

Grande abraço e, um merecidíssimo parabéns!
Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel

Miguel

Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"

Cigano

Great!! Great!! Great!!  :o ::) ;D

Amigo você é fisíco ??  ??? ???
Abraços,
Cigano!

Flavio_Machado

Olá Sá,

Será um prazer receber os amigos.

abração

flávio
oscar wilde

Citação de: Flavio_Machado online 23 Dezembro 2009 às 11:39:21
Olá Sá,

Será um prazer receber os amigos.

abração

flávio

Oi Flávio!

Obrigado pelo retorno! Entro em contato com vc a partir de 18 de janeiro para combinarmos tudo.

Feliz natal e um super 2010 para você e toda a sua família!

Forte abraço!
Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel

paulorocha

Flávio, mais uma prova do teu grande talento! Parabéns!
Um grande abraço

Paulo Rocha

Wilson

Maravilha !

Gostei muito !

muito interessante também !

eu sempre quiz fazer algo assim,
vou entrar em contacto contigo,

abraços,

wilson