Menu principal

Grey market

Iniciado por tstorquato, 29 Janeiro 2010 às 17:44:18

tópico anterior - próximo tópico

tstorquato

Boa tarde gente...
Tenho uma grande duvida sobre essa historia de Grey market...AD etc...
Ja comprei varios relogios de Grey market, a grande maioria no Jomashop, sempre relogios na faixa de U$ 2.500 ...Breitlings , Tag Heuer.
Eu, assim como a maioria aqui nao tenho duvidas quanto a originalidade dos produtos... Eis que surgem as duvidas:
Porque estes relogios custam, muitas vezes 50% de um identico em um AD ???
Se e original, porque o fabricnate nao garante o produto?
Voces nao acham, isso no minimo uma sacanagem com os AD nao?

Adriano

Não vou entrar especificamente nos méritos mais "polêmicos" desse assunto, nem responder diretamente às perguntas, mas vou colocar alguns pontos:

- O vendedor autorizado de uma marca cara possui uma estrutura cara. Ele precisa ter um ponto em um lugar bom da cidade, comumente um shopping, têm que pagar o aluguel ou seja lá qual o valor a ser pago por esse ponto, têm que pagar funcionários, têm que pagar comissões, possui uma estrutura complexa, com um escritório central, uma cadeia de funções administrativas, tem investimento em marketing da própria loja, e, presumidamente, compra e vende os produtos com nota fiscal, além de todos os outros encargos, administrativos e trabalhistas, tributações, taxas...

- Enquanto o vendedor de grey market adquire seus relógios sei lá por que meio, sob sei lá qual forma de pagamento, compra sem nota, vende sem nota, não tem cadeia de lojas, não tem estrutura nenhuma, normalmente não passa de um par de pessoas "trabalhando" como autônomas, de suas próprias casas, ou no máximo um escritorinho de 4x4m que nem precisa ter telefone, e o máximo que precisam gastar é com alguns reais ou dólares por mês para manter o site funcionando.

- Isso, por si só, explica de maneira praticamente indiscutível o motivo da diferença de preço entre um revendedor autorizado e um vendedor de grey market.

- Há um problema também com o grey market: uma vez que a origem do produto é desconhecida, pode-se tratar até de produtos de roubo.

- Um dos problemas com a qualidade dos relógios de grey market está relacionado principalmente com relógios quartz. É comum esses caras levarem o relógio em um relojoeiro boca-de-porco ou tentarem trocar as baterias por si mesmos, e danificarem a caixa, danificarem a junta de vedação, colocarem baterias erradas, meterem o dedão todo enssebado na máquina e deixar aquela bela digital, montar a tampa de fundo em posição errada, meterem silicone em juntas de fundo de pressão, e etc., etc. Cansei de ver casos assim, justamente com relógios de eBay, Jomashop, Amazon e etc., cujo dono ainda ficou indignado em o fabricante não aceitar na garantia após apresentar defeito...

- Salvas as proporções, o relógio é como uma carne ou outro produto perecível vendido em um supermercado: para que ele chegue perfeito em suas mãos, ele precisa ter sido bem cuidado desde o processamento, passando pelo transporte, o armazenamento em condições corretas, e outras variáveis para que você tenha garantia de que está comprando um produto de qualidade.

- Não adianta, portanto, colocar a culpa no fabricante do leite se você não o guardou na geladeira.

- Me impressiona ainda, como a maioria dos apreciadores de relógios são tão preocupados com pequenos risquinhos, pelinhos, manchinhas, e qualquer outra bobagem no relógio, mas não se importam em comprar relógios de grey market que não sabem se ele já foi mexido, aberto, fuçado, e em que condições foi guardado, manipulado, transportado, e etc.

- O que os olhos não vêem, o coração não sente?

- Não sei até que ponto os revendedores autorizados podem se fazer de vítimas do grey market, pois há quem diga que esse mercado é justamente alimentado por eles. Não sei, apenas ouvi falar, e não posso julgar nem provar nada.

- Por fim, não sou necessariamente contra o grey market nem vejo grandes problemas com ele. O maior dos problemas que vejo (talvez por ser para mim uma realidade mais clara) é o fato do comprador não assumir os riscos de se comprar relógios assim, não assumir os riscos de estar comprando um produto defeituoso ou mal cuidado, apesar de ter pago bem mais barato do que por meios oficiais, e ainda querer colocar a culpa em Deus e o mundo pelo seu problema.

- Existe uma boa parcela de consumidores de grey market que compram totalmente conscientes do que estão fazendo e assumem todos os riscos envolvidos. Mas infelizmente, para uma outra grande parcela, apenas estão dando uma de "Gerson", ao se acharem malandros em pagar bem mais barato por um produto que os outros "trouxas" pagam bem mais caro nas lojas. O termo é esse: o cara que compra no revendedor autorizado é um trouxa, e ele é malandro. Esse infelizmente é o pensamento de muitos consumidores de grey market... até estarem com um problema nas mãos. E aí, a culpa é de todo mundo, do fabricante, da assistência técnica e todo mundo mais... Menos dele.

Meus dois centavos...

Abraços!

Adriano

tstorquato

Adriano, na questao do preco, eu entendo perfeitamente os custos de uma loja fisica...
Voce ja pensou que se a loja fisica tem uma puta estrutura, um nome a zelar etc... Seria MUITO facil pra ela, montar um site, aproveitar da sua estrutura e nome e vender relogios pela net...aumentando MUITO sua venda?!!!
Eu vejo isso, muitas vezes como carro zero km... Que em alguns casos sao mais barato em lojas, e mais caros em concessionarias, mas nesse casp, os carros tem garantia da fabrica... Mais sacanagem ainda...
No Jomashop, por exemplo, nao acredito que sejam relogios furto de roubo nao, nem reformados... Principalmente por eles terem um certo estoque e continuidade dos produtos...

Adriano

É a marca que não permite essa venda pela internet, basicamente porque isso vai totalmente contra o espírito de um produto de luxo. Produtos de luxo não devem ser comprados nem vendidos como geladeiras pela internet ou como carnes penduradas em um açougue.

O contato com o cliente, o luxo da própria loja, a cadeira bonita e conforatável, a explicação do vendedor, a orientação do vendedor sobre a marca, sobre os modelos, e etc., são importantíssimos para a imagem da marca quando falamos em relógios de luxo, e produtos de luxo num geral. Pode não fazer diferença para nós, que já sabemos o que queremos e já temos nossas opiniões razoavelmente formadas. Mas somos 1% dos consumidores. Os outros 99% precisam desse contato que ocorre sentado na mesa da boutique de um revendedor autorizado. Isso é fato e não dá para mudar isso.

Um adendo: se o revendedor autorizado atende ou não essa expectativa do cliente e do fabricante de conhecer o produto, e orientar e atender bem o cliente, aí são outros quinhentos e com certeza isso não é problema meu!  ;D ;D

Sobre o Jomashop ou qualquer outro grande vendedor de grey market, também não creio (ou prefiro não crer) que venda produtos de origem criminosa, nem reformados, mas a pergunta é: quem garante? Alguém aqui conhece o escritório da Jomashop? Alguém aqui conhece o "Sr. Joma", ou já apertou a mão do "Sr. Joma", ou pelo menos falou por telefone com o "Sr. Joma"? E por mais que possa ter lá um telefone de contato, alguém já ligou para ver se é atendido, e bem atendido, para esclarecer, por exemplo, uma dúvida sobre um produto?

Abraços!

Adriano

Chris Galbraith

Adriano, como sempre vc dá um banho ao declinar com perfeição os seus pontos de vista. É um prazer imenso ler os seus posts, brother!  8)

Bem, deixa eu falar um pouquinho aqui da minha experiência em comprar relogios de grey market, já desde 2007... a minha experiência é de consumidor.
De 100% dos relogios que tenho, uns bons 85% são provenientes de grey market.
Até hj, a ÚNICA experiência negativa que tive com um relogio grey market foi por coincidencia com um Seiko SKX007 (o primeiro que comprei, por sinal) adquirido há 2 semanas do ebay, de um vendedor super renomado e de reputação ilibada dentre os apreciadores de Seiko que compram via ebay (por sinal este vendedor é um powerseller). O relogio chegou IMPECÁVEL cosmeticamente falando. Chegou com etiqueta, blue sticker na tampa traseira, pulseira sem marcas de uso, 100% novo, sem um risquinho sequer, muito bem embalado, etc, etc....só tinha um 'pequeno' porém: NÃO HAVIA MEIO DE FUNCIONAR!

Qdo digo não funcionar, quero dizer que os ponteiros não mexiam nem fodendo - perdoem o meu frances! Desrosqueava-se a coroa e puxava-a pra fora de modo a acertar o relogio, acertava, empurrava de volta e rosqueava novamente mas nada!

Não tive duvidas....email pro vendedor relatando o problema. O cara-de-pau me 'ensinou' que relogios mecanicos devem ser usados por um tempo minimo de 8 horas´pra que se mantivesse em funcionamento. Ou seja, quis dizer pra mim que o relogio tava sem corda. Me mandou um manual em PDF do 7S26B como anexo pra me ensinar a mexer.
Rebati o email falando: "amigo, cê num tá entendendo.....o relogio sequer move os ponteiros. Parece que aplicaram os bichinhos sobre o mostrador usando super bonder!"....

O vendedor rebateu novamente, me oferecendo pra mandar um  certificado de garantia de modo que eu pudesse encaminhar o relogio pra assistencia da SEIKO aqui em SP pra que o relogio que ele me mandou com defeito fosse arrumado sem custos.

Rebati novamente dizendo apenas o seguinte:" ou vc aceita a devolução do produto e me manda um relogio decente, ou te denuncio pro ebay e pro paypal como 171!"

O cara aceitou no ato e neste exato momento o relogio esta em pleno vôo, rumo a Singapura.
Ele se comprometeu a me reembolsar as despesas de envio e me mandar um relogio novo e funcionando, assim que receber o defeituoso em mãos.

Este foi até hj o unico problema que tive com os grey market.
Todos os meus relogios adquiridos no JOMASHOP vieram impecaveis, sem qualquer sombra de uso, marca, defeito, ou vestigio de já terem sido abertos por 3ºs. A propósito, todos os relogios comprados lá são CITIZEN  e SEIKO - basicamente metade dos meus aqualand e ecozilla são provided by jomashop.

Mas se me perguntarem se eu tenho coragem de comprar um SD ou PO no Joma, direi que tenho bastante receio, e não pelo site em si - o qual sou fã de carteirinha.....mas pela natureza destes relogios aos quais me referi. Tratam-se de 2 dos relogios mais falsificados que existem no mundo. Esta minha duvida/receio já foi objeto de um thread que montei aqui inclusive (um dos meus primeiros) justamente pra ver as opiniões dos demais participantes do forum sobre comprar ou não comprar estes relogios especificos em ADs ou greys.

Então, resumindo, eu pessoalmente encaro a questão grey market da seguinte maneira: relogios "não-jóia" - compro sem problemas até que inumeras e repetidas más experiencias me demonstrem já não valer mais a pena a economia feita até então; relogios "jóia", como o Rolex e o Omega em referencia, ainda não tenho coragem de adquiri-los dos grey market, então por enquanto a minha opção é tão somente os ADs, para estes tipos de relogio. Razão: probabilidade de falsificação, falta de procedencia comprovada (pra ESTES tipos de relogio isso faz diferença, inclusive caso vc queira revende-los futuramente) viadagem de assistencias tecnicas (algumas) em não aceitar os relogios para revisão ou conserto - e NÃO me refiro aqui a invocar a garantia pra arruma-los "na faixa" , mas sim me propondo inclusive a pagar pelos serviços (estou ciente que não há garantia pra esses produtos comprados no grey market).

Então, há circunstancias em que "custa caro" adquirir relogios via grey market. Do contrario, compraria através deles sem problemas.
Sou do grupo que o Adriano se referiu o qual assume os riscos de se adquirir em grey market. Nunca reclamaria pela garantia do produto numa assistencia tecnica se eu não disponho da nota de compra emitida por uma loja autorizada da marca. Não faço isso nem com relogios que adquiri no Brasil, em lojas autorizadas, mas que porém eu não dispunha da nota fiscal ou garantia comigo pq foram jogadas fora numa daquelas famosas "limpezas de armario" que todos fazemos em casa, uma hora ou outra. O cara tem que ser xarope, louco ou cara-de-pau master pra querer invocar seu pretenso direito de garantia, sabedor de que não o dispõe pois comprou o relogio através de revenda não - autorizada.

No mais, relogios "mass produced" de boas marcas, mas que não considerados "jóia" por conta de seu valor podem ser adquiridos em grey market sem problemas. Porém, há que se assumir o risco de ser o "sorteado" em receber 1 maçã podre advinda de um cesto com 1 milhão de maçãs fresquinhas e perfeitas pra consumo, isto é óbvio. É aí que entra a diferença entre escolher um grey market decente. Sim, porque até nisso há grey markets e grey markets. Há picaretas neste mercado como em todos os outros. O cara que fica instalado numa boqueta qualquer e recebe os pedidos pela internet, pedidos estes que 50% o cara não dispõe no warehouse (e sabe disso) mas mesmo assim aceita  a ordem de pagamento do comprador, pra enviar um email depois de 1 semana dizendo que infelizmente aquele produto esgotou e oferece pra mandar um "similar". Este tipo geralmente é aquele que não aceita 'refunds' e se recusa a devolver o dinheiro, e no máximo topa enviar outra mercadoria de valor semelhante.

E tem tb o grey market "idoneo", digamos assim. Aquele que zela pela exatidão da disponibilidade de estoque daquilo que é efetivamente anunciado no site, que trabalha com 'refunds', que se esmera em atender com qualidade, oferecendo preços convidativos e baixo custo no envio, de forma rápida, limpa e eficiente. E que, finalmente, entrega exatamente o produto como fora anunciado em seu site, ou seja, BRAND NEW IN BOX, sem qualquer tipo de marca, risco, sinal de uso, etc....coloco o jomashop nesta segunda categoria de grey market que expliquei, pois ela detém todos estes predicados que falei, a julgar pelas experiencias PESSOAIS que tive com eles até hj. Talvez, no dia em que fizer a primeira compra-abacaxi com eles eu mude de ideia. Mas até lá, pra mim o jomashop é um A-OK site e bastante idoneo.

Finalmente, o grey market é suprido por revendas autorizadas que têm seu estoque empacado em certos meses e, sendo assim, não podem receber novos pedidos do fabricante enquanto o ultimo estoque adquirido tiver sido esgotado. Tomei conhecimento disso depois de inumeras trocas de emails com um dos vendedores do jomashop responsaveis pela area internacional, um cara chamado Joe.  

Um adendo depois que li o ultimo post do Adriano: o jomashop "existe" sim, além do espaço virtual. Ele fica localizado em Manhattan (N.Y. city), e eu pessoalmente já liguei pra lá 2 vezes pra saber a respeito de uns cronos da CITIZEN que eu estava a fim de comprar ( E210, e eu os comprei após o contato telefonico, by the way - o pedido foi via telefone, naquela hora, mesmo). Falei com 3 vendedoras diferentes. O serviço é profissional e classe A, pois assim que chamou, atendeu um menu de telemarketing tipico, daqueles que vc deve selecionar a opção desejada até falar com um dos atendentes.
A operação deles deve ser grande, pois havia muitas áreas diferentes, cada uma delas com um atendente especifico. Só no meu caso, que pretendia comprar 2 relogios, falei com 3 pessoas diferentes: uma especializada em atender duvidas sobre produtos, uma para pagamento, e outra pra cuidar da remessa internacional. Se tudo o que eles dispõem em termos de estrututra é um escritorio e um warehouse (galpão) pra estocar os produtos, então deve ser tudo muito bem organizado, muito melhor que muita loja fisica aqui do Brasil.
No need of swiss 2 B a WIS!

Fabricioab

Pessoal, só pra relatar a satisfaçao que é participar realmente desse forum.

Adriano, Chris, Sá, Marcelo Costa, Desotti, Alberto, Flavio, Bruno, Zé, Pavanato, Miguel (dentre varios outros), são dignos realmente de reverencias.

Ler o que esse pessoal escreve é extremamente empolgante e prazeroso, pq por mais incrivel que pareca, toda vez que eu leio um post de alguns dos amigos citados e de mtos outros eu aprendo cada vez um pouquinho mais, e é sempre um prazer ver e aprender a experiência que vcs tem, realmente, é de total satisfaçao.

Hm voltando pro assunto, concordo com o Adriano e muito com o Chris, eu por ser novo nesse planeta, até a presente data, todos meus automáticos foram adquiridos de Grey Market, apenas o RM2 que não obviamente. O ponto que mais me encaixo no post do nosso amigo Galbraith é o seguinte, concordo sim em realizar compras em grey markets idoneos, porem compras essas de relogios "não-joias", eu sinceramente sonho com mtos modelos que vcs dispoe, speedmaster, seamaster, planetocean, navitimers, moons dentre outros modelos e outras marcas ( não apenas breitlings ou omegas), porém eu não tenho a mínima CORAGEM de comprar um relogio desse porte num lugar que nem como o nosso amigo Adriano disse, eu não sente numa poltrona confortavel, com um cafezinho de primeira e um biscoitinho ou chocolate kopenhagen.

Sinceramente não me sinto seguro de forma alguma em "lucrar" U$3200 por exemplo na compra de um speedmaster, se nem ver na minha mão eu vou poder, n dá, pra mim é simplesmente inviavel isso, e sinceramente, vou ter os sonhos que eu disse? Com toda certeza, luto todos os dias por isso, mas vou ter com conforto e total certeza que até que eu morra, eu tenha uma autorizada pra me atender e me auxiliar em qualquer problema ou dúvida.

Abraços.
What the next step ?

Chris Galbraith

Fabricio, primeiramente fico lisonjeado pelos seus comentarios, camarada! Valeu mesmo! Mas ainda me considero engatinhando nessa área, tanto qto o amigo.

Citação de: Fabricioab online 29 Janeiro 2010 às 19:39:28
Pessoal, só pra relatar a satisfaçao que é participar realmente desse forum.

Adriano, Chris, Sá, Marcelo Costa, Desotti, Alberto, Flavio, Bruno, Zé, Pavanato, Miguel (dentre varios outros), são dignos realmente de reverencias.

Ler o que esse pessoal escreve é extremamente empolgante e prazeroso, pq por mais incrivel que pareca, toda vez que eu leio um post de alguns dos amigos citados e de mtos outros eu aprendo cada vez um pouquinho mais, e é sempre um prazer ver e aprender a experiência que vcs tem, realmente, é de total satisfaçao.

Hm voltando pro assunto, concordo com o Adriano e muito com o Chris, eu por ser novo nesse planeta, até a presente data, todos meus automáticos foram adquiridos de Grey Market, apenas o RM2 que não obviamente. O ponto que mais me encaixo no post do nosso amigo Galbraith é o seguinte, concordo sim em realizar compras em grey markets idoneos, porem compras essas de relogios "não-joias", eu sinceramente sonho com mtos modelos que vcs dispoe, speedmaster, seamaster, planetocean, navitimers, moons dentre outros modelos e outras marcas ( não apenas breitlings ou omegas), porém eu não tenho a mínima CORAGEM de comprar um relogio desse porte num lugar que nem como o nosso amigo Adriano disse, eu não sente numa poltrona confortavel, com um cafezinho de primeira e um biscoitinho ou chocolate kopenhagen.

Sinceramente não me sinto seguro de forma alguma em "lucrar" U$3200 por exemplo na compra de um speedmaster, se nem ver na minha mão eu vou poder, n dá, pra mim é simplesmente inviavel isso, e sinceramente, vou ter os sonhos que eu disse? Com toda certeza, luto todos os dias por isso, mas vou ter com conforto e total certeza que até que eu morra, eu tenha uma autorizada pra me atender e me auxiliar em qualquer problema ou dúvida.

Abraços.

Se vc leu com atenção perceberá que o espirito do que eu disse é exatamente este, porém dito com outras palavras e algumas considerções extras que pesaram no meu juizo de valor. Poderia até mesmo trocar sem um pingo de dó o chocolatinho, cafezinho, vendedora bonita e gostosa disposta a sentar no colo inclusive (o que não se faz por uma venda nesse país!  ::) ) por um lugar em que o preço fosse muito mais convidativo, às expensas de toda essa pompa e circunstancia. Mas sei que grande parte da culpa dos preços praticados por ADs no Brasil devem-se ao fato da carga tributaria imposta, então devemos ser justos enão descer a lenha solamente en los ADs.

E finalmente, o termo 'relogios não-jóias' utilizado por mim aplica-se a Seiko, Citizen, etc.....são os relogios que não se consideram jóias valiosas por que não são de altissimo valor, como os relogios de luxo - Rolex, Omega, Breitling, B&M, Bell & Ross, Audemars Piguet, JLC, etc.

FALCO

Existe valor em ser sucinto....

Gostei muito desta analogia:

Citação de: Adriano online 29 Janeiro 2010 às 18:27:51...
- Salvas as proporções, o relógio é como uma carne ou outro produto perecível vendido em um supermercado: para que ele chegue perfeito em suas mãos, ele precisa ter sido bem cuidado desde o processamento, passando pelo transporte, o armazenamento em condições corretas, e outras variáveis para que você tenha garantia de que está comprando um produto de qualidade.
...

Se eu compro relógio no masp ou em uma praça, grey-market é luxo.

Jomashop é bom até o dia que você tem um problema, o google é seu amigo.

Sobre AD's, o meu de estimação tem uns 3 meses me convidou para um jantar com um diretor e um relojoeiro da fábrica para me mostrar o 5040 que estava disponível e ele sabe que eu gosto. Nem só de cafezinho vive AD, aprecio ser bem tratado.

Grey local, conhecido de muita gente daqui, já vi (vi com os zóio, não com os zouvido) sair algemado pelas ruas do Itaim por receptação de mercadoria roubada.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

O Cara

Fantásticas as explicações.

Eu tenho poucos exemplares e pouco tempo de ajuntamento também, Até hoje somente 3 relógios meus vieram de AD (o que significa essa sigla?), o RM2, um Timex Ironman (esse nem tem cabimento comprar fora de tão baratinho) e um que ganhei de aniversário há uns anos atras (relógio baratinho com máquina Miyota Quartz, esses de R$20,00), todos os demais ou foram comprados usados ou foram comprados por grey market.

Eu já falei antes e volto a repetir, não faço isso porque goste, mas sim porque infelizmente os preços praticados são muito altos para o meu patamar atual (e acredito que a maioria pense assim).
Meu sonho é poder entrar numa loja, sentar, tomar um cafezinho e já sair com o relógio no pulso (ou pelo menos com a pulseira ajustada), só não o faço por causa dos preços praticados. Não que eu seja contra eles (na verdade até sou), mas sim porque minha condição financeira não permite mesmo.
Tive minha 1a. oportunidade de fazer isso com o RM2, mas moro longe da G5 então vai ficar p/ próxima.
Um abraço
Fábio

Chris Galbraith

Realmente, quem não gosta de ser bem tratado? Só um insensivel de grosso calibre não daria a minima pra isso...

Porém, nem todos têm a oportunidade de acesso que vc tem, Broker.

Se eu puder optar por preços mais razoáveis, de lugares que tenho boas experiências de compra - até o presente momento -me satisfaço com isto, então.
Vale lembrar que do cafezinho, chocolatinho, ao jantar envolve um certo cabedal de compras realizadas de forma fiel junto a uma mesma loja/empresa. Felizes aqueles que têm esta chance.

Mas para a maioria dos mortais, comprar no Brasil é impraticável, e ainda nem cheguei no ponto dos relogios de luxo. Não estamos falando da economia de 200 contos. Estamos falando da opção de se aduquirir relogios por 1/3 do preço praticado no Brasil.

Como eu disse, ainda sem chegar nos relogios de luxo, pegue-se por exemplo um aqualand relançamento 1985. Compra-se um destes por U$ 245 no ebay. No Brasil, nas lojas de shopping vc vê o mesmo modelo alcançando "míseros" R$2.500,00 (já vi este relogio por R$ 2.700,00 no Morumbi Shopping, aqui em SP).  :o  A diferença é brutal.

Aí, supunhetemos que o individuo compre seu aqualand no ebay - ilha da fantasia de todo bom grey market - e numa remota hipotese o relogio venha com problemas. Neste caso, por ter sido comprado num site que oferece certas proteções, o maximo que o comprador terá de dores de cabeça é a devolução do produto e a espera pela troca.

Agora, chegando-se finalmente no caso de um relogio de luxo, a estoria é outra com certeza. Tanto é que até hj não criei coragem pra comprar um PO XL no jomashop, por questão de garantia de procedencia, nota fiscal, garantia de fabrica, etc. Na remota hipotese de eu me ferrar com o relogio, certamente o preju seria bem maior do que um simples aqualand.

Prolixidades à parte - haja vista ser pouco valorizada aqui, como se nota - a moral da estoria é a seguinte: bom senso. Existe uma zona cinzenta qdo o assunto é grey market (perdoem-me o trocadilho), e eu creio que há sim, espaço para os greys e para os ADs. Há simbiose entre ambos. Para nós, apreciadores e consumidores de relogios, podemos lançar mão de ambos para as nossas aquisições. Basta saber como e em que casos usar um ou outro. Um SKX pode ser adquirirdo num grey market com baixissima chance de problemas; já para um SD, há vantagens em adquiri-lo de um AD, pelas razões aqui já expostas ad nauseum. Fica a critério do consumidor administrar os riscos da compra que deseja fazer, como sempre.

zE_

E o que podemos dizer sobre os AD que tem que cumprir meta de venda, para continuar credenciado como AD ?

Alguns utilizam o serviço de pessoas "por fora" para vender seus relógios, por preços menores que nas suas própras lojas.....estou me referindo a relógios de luxo.

Lógico que não se econtra isso em feirinhas nas ruas, mas basta voce ser um bom comprador que eles aparecem pra voce  ;)

tstorquato

Citação de: Adriano online 29 Janeiro 2010 às 18:55:12
É a marca que não permite essa venda pela internet, basicamente porque isso vai totalmente contra o espírito de um produto de luxo. Produtos de luxo não devem ser comprados nem vendidos como geladeiras pela internet ou como carnes penduradas em um açougue.

Chegamos ao ponto maximo da minha duvida... Se as marcas nao permitem essa venda, quem fornece esses relogios para os Grey???????????????

Eu sou comprador assumido de Grey, a grande maioria dos meus poucos relogios sao Grey. Mas como O CARA, eu preferia entrar na loja, ter um atendimento VIP e sair com relogio no pulso, mas minha condicao financeira atual nao permite!!!!!!!!!!!!!!! Quem sabe um dia!! rs
Abracos

Miguel

A questão de item roubado deve ser levada a sério.

O Brasil é o país número 1 em roubo de cargas.
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"

Desotti

Mais um tópico de alto nível e considerações impecáveis, especialmente por parte do Adriano, cujos comentários tem minha integral concordância.

Falando sobre minha relação com o Grey Market, pessoalmente só me utilizei dele uma vez quando ainda nem fazia idéia do significado desse termo, que foi quando adquiri meu Speedmaster Moon através da Amazon pois o preço estava excepcional, enviei-o para a casa de uma cunhada que residia nos EUA e ela me trouxe o relógio em mãos alguns meses depois.

Não foi através de uma revenda que anuncia no Amazon Marketplace mas sim através da própria Amazon, o que me deixou mais confiante pois compro da empresa há muitos anos e o serviço sempre foi impecável, o que também se confirmou desta vez pois o relógio que recebi era absolutamente novo e a Amazon enviou um certificado próprio declarando garantir a peça por dois anos.

Meu primeiro Omega, que foi o Speedmastyer Schummy 2001, eu adquiri em revenda oficial aqui no Brasil, sendo que a maioria dos demais relógios "de luxo" que possuo eu trouxe pessoalmente por ocasião de viagens ao exterior.

As outras compras que realizei via web foram de relógios Seiko, cuja garantia permanece válida, e de peças descontinuadas no eBay.

Citação de: Fabricioab online 29 Janeiro 2010 às 19:39:28... Adriano, Chris, Sá, Marcelo Costa, Desotti, Alberto, Flavio, Bruno, Zé, Pavanato, Miguel (dentre varios outros), são dignos realmente de reverencias...

Obrigado meu amigo, mas sou mais um que tem muito mais a aprender do que a acrescentar a este espaço. :)

Abraços!

Marcelo.

Daniel Eira

Chris,

Concordo com você na questão da compra de relógios considerados luxo apenas em ADs e outros em grey market. Todos os relógios de luxo que eu adquiri, foram comprados usados porém todos com certificados das ADs e antes da compra levado em autorizadas para garantir a autenticidade tanto do relógio quanto do certiificado. Pois como sabem existem vários sites que vendem certificados e caixas falsificadas. Está cada vez mais difícil aqui no Brasil comprar um relógio de luxo usado e não ser uma falsificação.

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy